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10 Alimentos que Combatem as Varizes

As varizes, chamadas veias doentes, apresentam um fluxo sanguíneo invertido a favor da gravidade quando estamos em pé (refluxo venoso), que se manifestam com acúmulo de sangue no vaso, que dilata. Essas são dilatações e deformações, que ocorrem cinco vezes mais em mulheres do que em homens e geralmente atingem pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição. As varizes costumam se manifestar principalmente em mulheres a partir dos 35 anos e são causadas geralmente por fatores genéticos. Apesar disso, outros fatores também são importantes, como obesidade, gravidez, vida sedentária, uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal, além de cigarros. Para lutar contra essas vilãs que assombram as mulheres, as caminhadas auxiliam no fortalecimento da musculatura, que funciona como uma bomba impulsionando o sangue para o abdômen e evitando o refluxo e possibilitando o retorno venoso adequado. Por isso, os exercícios físicos entram na lista de cuidados como prioridade. Ainda de acordo com o especialista, uma boa dica é manter as pernas esticadas ou para cima nos momentos de repouso. Facilitando o retorno do sangue para a virilha, diminuímos o inchaço das pernas, o chamado edema. A partir de 30 minutos pode se perceber mudanças significativas. E atenção mulheres: um mito muito comum entre os brasileiros refere-se ao cruzar de pernas. Esse gesto só é prejudicial em pessoas com veias muito dilatadas e em áreas de dobra. Procure sempre mudar de posição para que a circulação sanguínea possa trabalhar melhor. Alimentos como peixes, produtos desnatados e integrais ajudam nesse quesito.frutas-varizes

Confira os alimentos que auxiliam no combate às varizes e aqueles que não devem ir à mesa:

Carnes, aves e peixesEscolha: peixes, peito de galinha ou de peru sem pele
Com moderação: carne escura da galinha ou do peru, carne magra do boi, vitela, porco, cordeiro, camarão, siri, mariscos e mexilhões. Evite: carnes gordas de boi, porco, cordeiro e ovelha, além de miúdos – fígado, rim, miolos, pele de galinha, embutidos, lingüiça, presunto gordo e salsicha

Produtos lácteos: Escolha: leite desnatado, iogurte desnatado, queijos magros – tipo minas e ricota
Com moderação: leite semidesnatado. Evite: leite integral, iogurte integral, queijos amarelos e gordos, creme de leite, nata, manteiga, sorvete de nata ou creme, molhos com queijo ou creme de leite

Gorduras e óleos: Escolha: óleos vegetais de milho, arroz, soja, girassol, oliva, margarina cremosa
Com moderação: margarina dura. Evite: banha, bacon, manteiga, frituras em geral

Ovos: Escolha: somente a clara Evite: gema de ovo, omeletes, maionese

Verduras, legumes e cereais: Escolha: verduras e legumes em geral, arroz, feijão, lentilha, massa sem ovo,milho, aipim cozido e todos os tipos de pães. Com moderação: biscoitos, panquecas. Evite: massas com ovos, pizzas, feijoada com carnes gordurosas, alimentos preparados com gordura animal, croissant, waffles, pastéis e sonhos

Frutas: Escolha: qualquer fruta. Evite: abacate e coco

Sobremesas: Escolha: gelatinas, frutas, sorvete de frutas, bolo preparado com clara, farinha e açúcar. Evite: doces, bolos, tortas preparadas com nata, gema ou chocolate, sorvete de creme ou de nata, pudim

Diversos: Escolha: chá, café, mostarda, ketchup, vinagre, temperos. Com moderação: caju, amendoim, nozes, amêndoas. Evite: chocolate

Gengibre: Ainda antes de ser chamado “superalimento”, o gengibre já era desfrutado pelo seu aroma, cheiros pungentes e propriedades promotoras de saúde. Na medicina herbácea, o gengibre é usado para tratar as varizes devido à sua capacidade de dissolver a fibrina presente nos vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea. As pessoas com veias varicosas têm uma dificuldade na destruição da fibrina (fibrina é o que faz com que as veias fiquem duras e granulosas). O gengibre fresco, que é o mais eficaz, encontra-se disponível todo o ano na zona de frescos do supermercadopernas-varizes

Beterraba: A ingestão regular de beterraba na sua dieta pode prevenir as veias varicosas. A betacianina, composto fitoquímico responsável pela cor intensa das beterrabas, é conhecida por reduzir os níveis de homocisteína, um aminoácido natural que pode danificar os vasos sanguíneos. As folhas verdes das beterrabas são comestíveis e muito nutritivas, por isso não as deite fora; podem ser cozinhadas e comidas como espinafres.

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