Scroll Top

Doenças e Tratamentos

10 Formas de Diminuir a Lesão da Cicatriz

Você quer  parecer uma pessoa desordeira e desprezível? vista de preto, saia  fumando um enorme charuto, carregando um estojo de violino. E o mais importante: uma enorme cicatriz descendo – lhe o rosto.

Naturalmente, talvez não seja bem essa a aparência que esteja procurando. Nesse caso o artigo e esse que esta lendo. Ao aprender como trata de um corte estará determinado a especie de cicatriz que vai ficar. Aprenda a trata – la: saberá em que tempo e até que ponto desaparecerá.

Corta-las pela raiz. Se você não quiser pelos no sofá, não tenha cão. Se não quiser caries, não coma açúcar. Se não quiser cicatriz não se corte. É simples. “Toda vez que sofre um corte desenvolve uma cicatriz“. É coisa muito simples pessoal seja qual for a reação de seu corpo, procure proteger -se com luvas calças e mangas compridas sempre que trabalha com objetos espinhosos, pontiagudos bicudos, dentes ou farpas.cicatriz-cicatriz

Pra ajudar a boa cicatrização. A ferida que regride de modo rápido e limpo tem menor probabilidade de deixar marca. Cuide para que todos os seus arranhões e cortes sejam devidamente limpos(boa pedida é usar água oxigenada peróxido de hidrogênio). Além disso, bom manter um pouco úmido a ferida com alguma pomada antibiótica.

Não remover a crosta. A vovó estava certa. Ao removermos a crosta de uma ferida em processo de cicatrização, aumentamos a chance de criarmos uma cicatriz visível.

Usar atadura. Em caso de corte grande, sobretudo no rosto, onde a cicatriz é mais visível, procurar um médico ou um serviço de emergência para dar pontos. Quando o corte é pequeno, convém usar atadura, sobretudo quando se está preocupado com o possível desenvolvimento de cicatriz. Ás vezes encontram-se produtos próprios para esse fim(bandagem em borboleta), mas só devem ser usados depois da limpeza da ferida.

Dieta balanceada. As feridas não cicatrizam direito, a menos que o corpo tenha os elementos necessários para a boa cicatrização. Essenciais são, sobretudo, as proteínas e as vitaminas, obtidas por dieta equilibrada, conveniente. Outro elemento importante: o zinco mineral. Entre as boas fontes de zinco estão as morangas e as sementes de girassol, as castanhas-do-pará, os queijos suíços e cheddar, os amendoins, a carne preta de peru e as carnes magras de vaca.cicatriz

Delicadeza no trato das cicatrizes. As glândulas sudoríparas, sebáceas e pilosas são todas destruídas pelo processos cicatricial. Portanto, a cicatriz fica muito mais á mercê dos elemento do que o resto da pele. Recomendamos que se mantenha as cicatriz maiores _ como as decorrentes de uma queimaduras de terceiro grau _ bem lubrificadas com creme de pele, para protegê – las de abrasões.

Cuidado no banho. Umas das causas comuns de abrasões em cicatrizes recentes está no zelo ao usar um esfregão de banho. É preciso delicadeza ao lavar a cicatriz.

Proteção contra os raios solares. As cicatrizes têm menos pigmento que o resto da pele. Portanto precisam de maior proteção pigmentar e são particularmente suscetíveis á queimaduras pelos raios solares. Convém cobri – las com potente creme protetor sempre que estiver exposta ao sol.

O alarme exagerado. As cicatrizes recentes são muitas vezes bem perceptíveis. Mas você não deve se preocupar. A coloração da cicatriz esmaece com o tempo, lembram os médicos.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: