Scroll Top

alimentos saudáveis

11 Alimentos que Atua para Prevenir o Câncer

  • Muitas plantas, ervas e alimentos nos ajudam a prevenir e combater doenças complicadas como o câncer. A boa alimentação é fundamental para manter a saúde do nosso corpo e afastar qualquer tipo de doença grave. De acordo com especialistas, mais da metade dos cânceres pode ser evitada através de uma dieta saudável. Especialistas do Instituto Nacional do Câncer dos EUA dizem que pelos menos um terço dos diferentes tipos de câncer pode ser prevenido com uma boa alimentação, arma mais poderosa para evitar e combater o câncer
  • Praticamente todos os alimentos frescos e não industrializados trazem benefícios à nossa saúde, quando consumidos na quantidade correta. Alguns deste alimentos têm como benefício o combate ao câncer. Uma dieta anti-câncer é uma estratégia importante que você pode usar para reduzir o risco de câncer. A American Cancer Society recomenda, por exemplo, que você tem que comer pelo menos cinco porções de frutas e verduras diariamente e comer a quantidade certa de alimentos para manter um peso saudável.
  • Aproveitamos o ensejo para indicar alguns alimentos que podem nos manter saudáveis e cheios de vitalidade, além de combater vários tipos de cânceres.

O azeite de oliva. A gordura do azeite de oliva ajuda a prevenir os cânceres colorretais, atua sobre os ácidos biliares, melhora a circulação e oxigenação dos tecidos e protege as artérias e as mantém flexíveis. É eficaz na redução do mau colesterol (LDL), controla a pressão arterial e reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue, além de ser um poderoso antioxidante, o que a ajuda a prevenir o câncer.

A água. Mesmo não fornecendo nenhum tipo de nutrientes ou vitaminas, a água é um líquido poderoso e insubstituível em nossas vidas, uma vez que garante a nossa sobrevivência, além de ser um excelente depurador de toxinas do nosso corpo. O consumo inadequado de água enseja riscos de prisão de ventre, o que leva ao acúmulo de toxinas que afetam a saúde em geral, além de desidratação. É imprescindível manter todos os sistemas do nosso corpo adequadamente hidratados para o seu bom funcionamento, ingerindo diariamente pelo menos dois litros de água.

Alho e cebola. Alho e cebola contêm alicina, um composto rico em enxofre e que ajuda o fígado a eliminar as toxinas acumuladas no sangue.

Arroz integral. O arroz integral contém algumas substâncias que protegem contra o câncer de cólon, mama e próstata.preven

Os cítricos. Sabe-se bem que os cítricos são poderosos antioxidantes por conter a vitamina C. Eles contêm também flavonoides, que protegem os vasos capilares sanguíneos que mantêm as membranas permeáveis e oxigenadas.

As couves. As couves, o brócolis, o repolho, a couve-flor, o agrião e o rabanete são alimentos que não podem faltar em sua dieta cotidiana, uma vez que seus compostos ajudam a fortalecer as defesas e eliminar os radicais livres, protegendo as células.

Os morangos. Os morangos são ricos em fibra, vitaminas e minerais. Seus poderosos efeitos depurativos eliminam as toxinas do corpo. Amoras, mirtilos e groselhas são ricos em antocianina, um poderoso pigmento vermelho antioxidante, além de vitaminas A e C, minerais, pectinas e ácidos vegetais. Os possíveis efeitos destas frutas na prevenção da leucemia têm sido estudados.

Os frutos secos. Nozes, avelãs, amêndoas e sementes de girassol são uma grande fonte de vitaminas B e E, além de conterem minerais como magnésio, selênio e zinco e fornecerem uma boa quantidade de antioxidantes.

Linhaça: A Linhaça é uma alternativa de Alimentos que Combatem o Câncer. Pois ele fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de Câncer de mama, colo do útero e próstata
Brócolis: O Brócolis é uma boa opção de Alimentos que Combatem o Câncer. Pois em um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação dos brócolis na prevenção do câncer. Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama,
 Feijão: O Feijão Preto e branco reduz significativamente a incidência de câncer de cólon, pois aumentam os níveis do butirato, que, em altas concentrações, tem efeito protetor contra o surgimento do câncer. Além de ser eficaz contra o câncer de mama.vença
 Cenoura: A Cenoura é um dos principais Alimentos que Combatem o Câncer. Pois ela contém uma substância chamada carotenoide, atuante no combate a radicais livres que, quando em excesso, levam a mutações celulares capazes de originar um câncer. Tal ação se mostra eficaz principalmente na prevenção do câncer de mama, como mostra um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute que acompanhou mais de 6 mil mulheres. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.
Uma das principais causas do câncer está relacionada aos hábitos alimentares. Ter uma alimentação saudável, rica em alimentos naturais como Frutas, Verduras e Legumes é essencial para combater esta doença que está se tornando cada vez mais comum nos tempos de hoje.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: