Scroll Top

alimentos saudáveis cólica do bebê dicas Dicas de Saúde saúde tratamento

11 Dicas de Alivia a Cólicas dos Bebês

As cólicas em bebês são frequentes e quase inevitáveis, mas elas podem ser amenizadas. O problema acontece porque nos três primeiros meses de vida a criança ainda não tem o sistema digestivo completamente formado. Os movimentos que empurram o bolo fecal para baixo são desordenados e dolorosos. Outro fator que costuma causar cólicas em recém-nascidos é a fermentação do leite no estômago ou alimentação inadequada da mãe. Com alguns cuidados, as mamães aumentam o bem estar do bebê. Converse com o pediatra de sua confiança, ele pode ter outras dicas e ainda irá tirar todas as suas dúvidas.

Amamente o bebê no seio: Leite materno é fundamental para o desenvolvimento da criança. Além disso, ajuda a diminuir os gases, já que ele fermenta menos que os leites artificiais ou de vaca. Amamentar no seio também não exige que o bebê tenha que abrir muito a boquinha, como acontece com o bico da mamadeira. Assim ele engole menos ar, diminuindo os gases e as cólicas.colica-do-bebe

Faça o bebê arrotar: Quando o bebê arrota os gases causadores das cólicas são expelidos do estômago pela boquinha. Isso ajuda a diminuir as dores. Segure-o na vertical, com a cabecinha apoiada em seu ombro e dê tapinhas leves nas costas dele.

Mamãe, cuide da sua alimentação: Muitas coisas que as mães comem são transmitidas aos bebês através do leite. Por isso é fundamental que quem está amamentando não descuide da alimentação. Você sabia que há alimentos, que embora sejam nutritivos, podem alterar o sabor do leite ou causar desconforto ao bebê? Couve-flor, cebola, brócolis e repolho são alguns deles. Já leites e seus derivados são possíveis causadores de alergias no bebê. Alimentos com cafeína, como o chocolate, aumentam a produção de serotonina que pode resultar em aumento dos movimentos intestinais do recém-nascido. Leguminosas também não são recomendadas por aumentar a produção de gases. Converse com um especialista para tirar todas as dúvidas sobre alimentação e a influência dela sobre seu bebê.

Deixe que o bebê fique de bruços: Ficar com a barriguinha para baixo ajuda a aquecê-la, isso alivia a dor. Redobre a atenção enquanto o bebê permanecer de bruços, a posição pode dificultar a respiração. Só deixe deitadinho desta forma enquanto um adulto estiver ao lado dele.

Faça o bebê se movimentar: Não é porque eles não andam que não podem se movimentar. Flexione as perninhas dele contra o peito e faça movimentos como se ele estivesse pedalando. A ação irá ajudar a liberar os gases que causam desconforto e dores.

Cuide para que o bebê fique quentinho: O frio aumenta a intensidade das cólicas nos recém-nascidos. Tome cuidado para que o bebê não fique desprotegido. Deixe-o bem enroladinho em cobertores, vale até uma bolsa de água quente por perto. O calor faz o corpo relaxar e alivia a tensão no tubo digestivo.

Faça massagem no abdômen: Para facilitar a movimentação intestinal, faça massagens no abdômen do neném. O ideal é movimentos circulares no sentido horário. Além disso, o calor das mãos da mamãe ajuda a diminuir a dor.

Faça uma compressa: Passe uma fralda a ferro e coloque-a ainda quente sobre a barriga da criança ou use uma bolsa térmica com água morna. O calor favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal. “Tenha o cuidado de testar a temperatura do tecido ou da bolsa para não queimar a pele delicada do bebê”

Relaxe o bebê em banhos mornos: Os banhos são fonte de relaxamento para o bebê. Eles relaxam as contrações do intestino também! O ideal é que o banho seja morno, mas mais pra quente. Os bebês que são muito irritados devem tomar mais de um banho por dia, para dormirem melhor.

EVITE O ALTO CONSUMO DE CAFEÍNA:  pois seu bebê pode ficar agitado (1 a 2 xícaras pequenas/dia de café no máximo).

HIDRATE-SE: pois a amamentação fará com que sinta mais sede e precisará tomar mais líquidos que antes. Ex: sucos de frutas (natural), água e chá de ervas (camomila, erva-doce, entre outros)

Alimentos Que Soltam O Intestino Do Bebê

Os principais alimentos que soltam o intestino são:

Ameixa preta
Laranja com bagaço
Tomate
Aveia
Vagem
Damasco
Mamão
Kiwi
Banana nanica
Iogurte
Abacaxi
Mexerica
Quiabo
Couve
Farelo de Trigo
Farinha de linhaça
Feijões
Suco de laranja lima
Tangerina
Manga
Almeirão

Alimentos Que “Prendem” O Intestino

Batata
Arroz
Pera ou suco de pera
Goiaba
Mandioca
Maçã
Suco coado de goiaba
Suco coado de maçã
Inhame
Banana Prata
Caqui
Biscoito água e sal
Mandioquinha
Banana maçã
Cará
Amido de Milho

Alimentos Que Causam Gases No Bebêmassagem-bebe

Alho
Cebola
Açúcar refinado
Agrião
Ovos
Brócolis
Acelga
Beterraba
Ervilha
Couve
Batata Doce
Lentilha
Grão-de-bico
Repolho
Feijão
Abacate

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: