Scroll Top

Doenças e Tratamentos

12 Formas de Evitar Entupimento Nasal

Esse líquido nasal que tanto o incomoda de vez em quando tem a sua explicação racional. Vamos pelo começo. Durante um único dia 11. 250 litros de ar passam pelo nariz de um adulto. Por mais frio ou seco que seja, durante a passagem tal volume de ar é aquecido a 37ºC e é complemento umidificado (100%) ao fim do trajeto de 20 cm até os pulmões. Se o ar não fosse devidamente aquecido umidificado, lesaria o tecido pulmonar.

A devido umidificação depende sobretudo de glândulas do revestimento das cavidade nasais e dos seios paranasais. Diariamente, essas glândulas secretam cerca de 2 ou mais litros de líquido para lubrificar a membrana muscosa da região e ainda da boca e da garganta.

“Normalmente essas secreções fluem pela região posterior do nariz e da garganta, movidas por cílios”. Os cílios são células filiformes que oscilam em vaivém parte do tecido superficial. Ajudam a limpar de partículas sólidas as vias aéreas.

De tempo em tempos, sobretudo no inverno, o muco resseca: passa a agir como uma espécie de cola. Diminui o movimento ciliar. Um vírus pode interromper por completo esse movimento. Quando os cílios não se movimentam as secreções se acumulam na região posterior do nariz. Sua consistência aumentar e de repente se percebe alguma coisa escorrendo e incomodando.entupimento

Explicamos a seguir o modo de se fazer o muco readquirir a sua consistência aquosa natural, sem ressecar e obstruir as vias respiratórias superiores.

Assoar o nariz com frequência. Isso é tão óbvio que pode passar despercebidos, diz os médicos. Os simples ato de assoá-lo elimina o excesso da drenagem pós-nasal da região anterior do nariz. Não exagere cotonetes e até mesmo lenços não devem ser introduzidos no nariz.

Higiene nasal. Água, sal e um aspirado para bebê é tudo o que você precisa para eliminar aquela sensação de obstrução e a dificuldade respiratória que a acompanha. Eis a receita. Dissolver 1/2 colher (de chá) de sal em 250 ml de água morna. (Reduzir a quantidade de sal para 1/3 se você for hipertenso.) Coloque a água no aspirador e a ponta deste num dos orifícios narinários. Incline a cabeça apara trás e segure o aspirado em ângulo reto com o rosto, paralelo ao  céu da boca. Em seguida inspire, para “aspirar” a água para dentro do nariz.

Pode ser incômodo a princípio, mas se torna fácil com prática. Faça o mesmo na outra abertura nasal e cuspe a água. Pode ser necessário algumas vezes para se obter alívio. Ao terminar, assoe o nariz para remover a secreções aquosa.

Gargarejo com água e sal. Usar a mesma solução 1/2 colher (de chá) de sal (ou 1/3 de colher de chá para hipertensos) em 250 ml de água. Segundo o médico consegue-se melhorar os problemas de garganta e da caixa vocálico criados pela excessiva secreção nasal posterior.

Restringir alimentos condimentados. Por mais que goste, se tiver problema de entupimento no nariz ou de corrimento nasal, convém esquecê-los. Substância irritantes, como a pimenta e certos temperos fortes (molho curry, por exemplo) podem causar problema nasais crônicos.

Desistir do leite. Talvez queria experimentar para ver se ajuda. Alguns especialista acreditam que o leite e outro laticínios estimulem a excessiva produção de mucosidades. Outros não tem certeza. O leite de vaca é substância totalmente diferente do leite humano. “Contém muita açúcar, chamando lactose, que estimule o crescimento de bactérias e fungos na garganta e no tubo digestivo”. O crescimento excessivo desses organismo pode interferir de modo adverso no sistema imunológico.

Relaxamento. O estresse é causa de problema nasais crônica. Isso porque a função de aquecer e manter um revestimento adequado para nariz cabe ao sistema nervoso parassimpático, “que é fortemente influenciado pelo estresse. O estresse pode conduzir processo de forma muito dura, fazendo com que p revestimento nasal produza mais muco do que necessário. Se perceber piora quando estressado, certas técnicas de relaxamento, como o muscular progressivo ou a meditação, poderão ajudá-lo a sentir-se melhor.

Líquidos em abundância. Manter a umidade do revestimento mucoso é essencial para que os cílios façam seu trabalho. Ao beber líquidos em abundância estará ajudando a remover o muco aderido á região superior da faringe.

“Chá com mel e limão ou apenas água morna com limão são excelentes”. Em vez de combatê-la, a ajuda a descer a secreção nasal posterior, limpando a garganta. Tudo o que estiver na secreção será destruir no estômago pelo ácido clorídrico, não há com que se preocupe.

Vaporizador. O uso de um bom umidificador que utilize vários litros de água, pode ajudar a manter a umidade das vias aéreas superiores em climas secos. A medida impede o ressecamento do muco e a sua percepção. “Use água destilada para o umidificador e não terá impurezas. Não deixe de limpá-lo uma vez por semana com uma mistura de água e um pouquinho de vinagre branco, recomenda os médicos afasta fungos e bolores.

Não abusar dos descongestionantes. “Se você estiver usando algum descongestionantes nasal para trata do entupimento posterior, está agindo errado”.confirmando de sinusite. E repete outros especialistas quando adverte que não se use descongestionantes para além de poucos dias seguidos.

Teor de estrogênio. O estrogênio interfere no revestimento mucoso da cavidade nasal. Alguns anticoncepcionais de uso oral contêm elevado teor de estrogênio. Ao se aumentar a quantidade de estrogênio no organismo, pode-se causar o edema do revestimento nasal, com excessiva produção de muco. Em caso de congestão nasal e uso de pílulas discuta o problema com o ginecologista. Ele poderá modificar a prescrição.nasal

Não esquecer do estômago. As vezes, o que pensamos ser uma excessiva secreção nasal posterior pode ser na realidade um refluxo esofagiano conhecido com azia ou pirose. “causas os sintomas de congestionando nasal posterior. Alguns novos medicamentos anti-hipertensivo podem causar sintomas de congestionamento nasal posterior quando o caso é azia.

Não aos anti-histamínicos. Em geral não tem utilidade. “Não funcionam bem e deixam a pessoa sonolenta. Melhor um simples descongestionante”.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: