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Dicas de Saúde

12 Hábitos para um Coração saudável

1- Comece alimentação

Procure realizar entre 5 e 6 refeições ao dia, dependendo da sua rotina, evite “belisca” entre elas.

Mastigue bem os alimentos

Tenha uma alimentação equilibrada e busque as opções mais saudáveis.

Aprenda a ler os rótulo dos alimentos.

2-Movimento-se

Inclua atividade física em rotina. Vá ao trabalho de bicicleta e prefira as escadas ao invés do elevador. Com 30 minuto de atividade física todos dias você diminui os riscos de ataques cardíacos e derrames

Faça atividades que distraiam e que exijam movimentação como passeio a um parque, passeios de bicicleta, visitas a um museu ou futebol com os amigos.habitos saudaves

3-Livre-se do cigarro!

Se você fuma, abandone o vício. Procure seu médico e adote medidas para auxiliá-lo

Se você não fume, evite que fumem em sua casa ou no seu ambiente de trabalho. Insista em um ambiente saudável do tabaco.

4-Mantenha um peso adequado!

A manutenção do peso ideal diminui o risco de doença cardiovascular, pois ajuda a manter a pressão arterial, colesterol e glicose em níveis normais.

A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos ajudam no controle do peso.

5-Conhece seus números

Consulte um profissional da saúde que verifique sua pressão arterial, seus níveis de colesterol e glicose que cheque o valor da sua circunferência abdominal e seu índice de massa corpórea (IMC).

Conhecendo seu risco geral você pode desenvolver um plano específico para melhorar a saúde do seu coração.

6-Limite a ingestão de álcool

Restrinja a quantidade diária de bebida alcoólica que você consome: para homens deverá ser de no máximo 2 latas (350 ml) de cerveja, 2 taças de vinho (150 ml) ou 3 dose de destilados (30 ml); para as mulheres deverá ser a metade desses valores.

O excesso de álcool pode fazer sua pressão, seu peso colesterol e triglicérides aumentaram

PRATIQUE

 

7-De olho no ronco!

Ele pode ser muito mais que um incômodo aos ouvidos alheios, como um sinal de apneia obstrutiva do sono, ou seja quando a respiração é interrompida durante o sono, podendo aumentar rapidamente a pressão arterial.

Embora as pessoas com sobrepeso ou obesas tenham maior risco de desenvolver o problema, os magros também devem ficar atentos. Então, preste atenção: se você ronca e acorda se sentindo cansado converse com seu médico.

8- Remédios para emagrece sem prescrição médica

As fórmulas que prometem que aumentar a saciedade e diminui a circunferência abdominal podem ser perigosa, principalmente para o coração. Muitas delas tem componentes psico e termo ativos que talvez provoquem taquicardia e hipertensão.

9- Não use fio dental 

O fio dental alcança espaços pequenos e consegue retira restos de alimentos que são impossíveis de sair com a escova. E há uma forte ligação entre doença gengival e cardíaca.

Quando há acumulo de alimento, existe o risco de proliferação de bactérias que, ao longo do tempo, pode progredir para placa e levar á gengivite. A inflamação pode provocar até mesmo aterosclerose.

10-Beber refrigerante light

Estudo americano apresentou uma pesquisa demostrando que o consumo regular de refrigerantes light resultou em um aumento de 70% na circunferência da cintura se comparado este tipo de bebida.saudaves habitos

11-Ficar na frente da TV por horas 

Ficar sentando na frente da TV por muito tempo aumentar o risco de ataque e AVC, mesmo se você se exercita regulamente.

A falta de movimento pode afetar a circulação sanguínea e, consequentemente, aumentar os níveis de gorduras e açucares no sangue.

12-Abuse de descongestionantes nasais

Os descongestionantes são substâncias responsáveis por contrair os vasos sanguíneos, fazendo com que área do nariz desinche e a respiração fique mais fácil. O problema é que o remédios acaba contraindo outros vasos também, inclusive artérias do coração.

A opção dos descongestionantes com corticoides é melhor, pois eles não tem ação vasoconstritora. E mesmo quem não tem problemas cardíacos deve evitar uso contínuo, para não desenvolvê-lo.

 

EVITE

 

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