Scroll Top

Dicas de Saúde tratamento vitamina

12 Sintomas por Falta da Vitamina B12

O que é Anemia por deficiência de vitamina B12?
Anemia é o nome dado à baixa concentração de glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis no sangue, ou seja, que possuam quantidade suficiente de hemoglobina. Por sua vez, a hemoglobina é o elemento do sangue cuja principal função é transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo.

Na anemia por deficiência de vitamina B12 ocorre baixa contagem de hemácias devido a pouca quantidade dessa vitamina no organismo.

Anemias causadas por deficiência de vitaminas, no geral, são chamadas de anemias megaloblásticas. Já alguns tipos de anemias causadas por deficiência de vitamina B12 são chamadas de anemias perniciosas.

Causas
A deficiência de vitamina B12 pode resultar de uma dieta deficiente nessa vitamina, que é encontrada principalmente em carnes, ovos e leites. Esse é um problema muito comum em vegetarianos e veganos. A anemia por deficiência de vitamina B12 também pode ocorrer se o intestino delgado não consegue absorver a vitamina corretamente, o que costuma acontecer devido a uma cirurgia no estômago ou no intestino delgado, ao crescimento anormal de bactérias no intestino delgado ou mesmo por causa de uma doença intestinal, como a doença de Crohn ou a doença celíaca, que interfere diretamente na absorção dessa vitamina. A deficiência de vitamina B12 também pode ser causada por um verme ingerido de peixe contaminado. No entanto, a deficiência de vitamina B-12 ocorre mais frequentemente devido à falta de uma substância chamada de “fator intrínseco”.deficiencia

Fator intrínseco é uma proteína secretada pelo estômago que se junta à vitamina B12 no estômago. As duas substâncias caminham através do intestino delgado para, depois, serem absorvidas pela corrente sanguínea. Sem o fator intrínseco, a vitamina B12 não pode ser absorvida e é excretada pelo corpo. A falta de fator intrínseco pode ser resultado de uma reação autoimune. A anemia por deficiência de vitamina B12 causada pela falta do fator intrínseco é chamada de anemia perniciosa.

Outros problemas podem dificultar a absorção da vitamina B12 pelo organismo, como alcoolismo crônico, cirurgias que removeram partes do estômago ou do intestino delgado (procedimento comum em cirurgias para perda de peso, como a cirurgia bariátrica) e o uso de antiácidos e outros medicamentos para controlar a acidez estomacal por longos períodos.

Fatores de risco
O risco de anemia por deficiência de vitamina B12 pode ser maior nos seguintes casos:

Dieta vegetariana e dieta vegana

Isso acontece porque carnes, ovo e produtos lácteos (que contém leite) são extremamente ricos em vitamina B12. Por isso, pessoas que não incluem esses alimentos na dieta possuem risco mais elevado de desenvolver anemia por deficiência de vitamina B12. Essas pessoas podem precisar tomar suplementos para repor a quantidade dessa vitamina no organismo.

Ausência do fator intrínseco

A maioria das pessoas com anemia por deficiência de vitamina B12 não têm o fator intrínseco, proteína secretada pelo estômago que é necessária para a absorção de vitamina B12. A falta de fator intrínseco pode ser resultado de uma reação autoimune ou pode, ainda, ser herdada.

A maioria das pessoas com anemia por deficiência de vitamina B12 não têm o fator intrínseco, proteína secretada pelo estômago que é necessária para a absorção de vitamina B12. A falta de fator intrínseco pode ser resultado de uma reação autoimune ou pode, ainda, ser herdada.

Doenças autoimunes

Pessoas com doenças autoimunes relacionadas com o sistema endócrino, como algumas doenças da tireoide, podem ter um risco aumentado de desenvolver um tipo específico de anemia por deficiência de vitamina B12, chamado de anemia perniciosa.

Outros fatores

Pessoas portadoras de uma doença intestinal ou de um crescimento bacteriano anormal no estômago, assim como pessoas que já passaram por cirurgia para no intestino ou no estômago, têm mais chances de ter dificuldades para absorver quantidade suficiente de vitamina B12.

Sintomas de Anemia por deficiência de vitamina B12
As pessoas que têm anemia por causa de deficiência de vitamina B12 podem não apresentar sintomas, ou os sintomas podem ser muito brandos. Os sinais mais típicos da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

Diarreia ou constipação
Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar e fazer esforço
Perda de apetite
Pele pálida
Problemas de concentração
Falta de ar, principalmente durante exercícios
Língua inchada e vermelha ou sangramento da gengiva.
Os sintomas de danos nervosos causados pela deficiência de vitamina B12 durante um longo período incluem:

Confusão ou alteração do estado mental (demência) em casos graves
Depressão
Perda de equilíbrio
Formigamento de mãos e pés.

Tratamento de Anemia por deficiência de vitamina B12
Para casos mais leves de deficiência de vitamina B12, o tratamento pode envolver alterações na dieta e inserção de suplementos de vitamina B-12 no dia a dia. O médico poderá sugerir, também, injeções com vitamina B12, especialmente se a deficiência da vitamina for grave.

Muitas pessoas precisam dessas injeções mensais pelo resto da vida. As injeções podem não ser mais necessárias após o tratamento adequado da doença de Crohn, doença celíaca ou do alcoolismo.fonte-da-b12

Prevenção
É possível prevenir a anemia provocada pela falta de vitamina B-12 seguindo uma dieta balanceada. As injeções de vitamina B-12 podem prevenir a anemia depois de cirurgias no estômago e no intestino, que podem provocar deficiência da vitamina. O diagnóstico prematuro e o tratamento imediato podem limitar a gravidade e as complicações desta anemia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: