Scroll Top

Dicas de Saúde

13 Maneiras de Curar Cortes e Escoriações

Você sobe a escada correndo, orgulhoso de fugir do elevador. Seus pés marcam ritmicamente o concreto e o aço. De repente, perdem o ritmo e você começa a cair. Suas mãos tentam impedir a queda, os joelhos se dobram para se firmar. É também de repente, tudo acaba. Você examina o dano. A pele das mãos parece ter sido roída por rato furioso: estão machucadas, dezenas de minúsculos arranhões de onde sai sangue. Os joelhos fizeram um grande trabalho ao interromperem a queda. Mas há um corte num deles, de onde verte um riacho vermelho escuro. E por um segundo, antes da dor invadir a sua consciência, você lembra de seus joelhos esfolados aos 10 anos.

A vida está repleta dessas pequenas surpresas desagradáveis. Você corta o dedo em vez do pepino, ao fazer a salada; seu cão demonstra muito carinho e acidentalmente lhe arranha o braço; sua mão desliza num pequeno conserto em casa, e a chave inglesa, em vez do parafuso, torce você. Desses pequenos cortes e machucados você pode tratar em casa com coisas da cozinha ou do armário do banheiro. Seguem as recomendações.ferida

Deter o sangramento. A maneira mais rápida para deter um sangramento é pela compressão direta. Coloque sobre a ferida um pano limpo, absorvendo, uma atadura ou uma toalha, e comprima com bastante firmeza. Se não tiver pano, use os dedos. O sangramento é estancado em um ou dois minutos. Se o sangramento embeber a primeira atadura, coloque uma segunda e comprima com mais firmeza. Acrescente novas ataduras sobre as primeiras, pois removendo a primeira sairão com ela células da coagulação do sangue.

Se a compressão não interromper o sangramento, eleve o membro acima do nível do coração para reduzir a pressão do sangue no local. E continue a pressioná-lo. O que deverá detê-lo.

Limpar a ferida. Medida importante para prevenir infecções e diminuir o risco de alteração pigmentar permanente(ou formação de tatuagem). Lavar a área com água e sabão, ou apenas com água. O objetivo é diluir as bactérias e remover os resíduos. Além disso, se não remover grãos de pedra ou areia da ferida, você poderá deixar sob a pele um pigmento que parecerá tatuagem. Com delicadeza, limpa a ferida duas vezes ao dia.

Enfaixando o local. Ao diminuir ou parar o sangramento, amarre firmemente a ferida com pano ou atadura elástica para manter a pressão, sem interromper a circulação. Se o corte for no braço ou na perna, verifique a circulação da região comprimindo uma das unhas. A unha fica esbranquiçada, e ao se liberar a pressão, torna a ficar rosada. Se necessário, afrouxe um pouco a atadura.

Maior compressão local. Se o corte continuar a sangrar, é mais sério do que se imaginava e será preciso um médico imediatamente. Até lá, aumente a pressão no local por conta própria. Comprima o ponto mais próximo do corte, entre a ferida e o coração. Os pontos de compressão são aqueles em que se toma o pulso: no punho, na virilha, onde a perna se junta ao tronco. Comprima a artéria de encontro ao osso. Depois de detido o sangramento, pare a compressão por mais ou menos um minuto. Se recomeçar, torne a aplicá-la no ponto certo.

Não usar garrote ou torniquete. Para a maioria dos cortes e escoriações, bastam medidas de primeiros-socorros. O uso de garrotes é extremo e perigoso. Ao aplicar o garrote, pode-se perder o membro por se ter interrompido a circulação.ferida2

Pomada de antibiótico. As pomadas de antibióticos de largo espectro são as melhores, segundo a médico. A pomada de antibiótico tríplice e a atadura bem realizada conseguem uma recuperação mais rápida. Todavia, adverte ela, cuidado com os produtos sem receita médica que contenha muitos preservativos. Podem causar reação alérgica. Se você reagir alguma pomada, a ferida ficará vermelha e pruriginosa( com coceira), podendo até infeccionar. Descobrimos que a pomada Polysporin teve o melhor desempenho e o Mertiolate desencadeou maior irritação.

A importância do curativo. As feridas expostas ao ar formam crosta, que torna lento o novo crescimento celular. e recomendada uma atadura de plastico, semelhante á de embalar alimentos. Todos os tamanhos. Ou então acrescenta ela, ponha gaze impregnada de vaselina. Esse dois tipos de atadura aprisionam na ferida a umidade cicatrizante e só permitem e só permitem a entrada de pouquíssimo ar. Ás células se regeneram mais depressa quando úmidas.

A vacinação antitetânica. Em caso de corte com faca afiada, de ferida com prego enferrujado, não esquecer de atualizar o calendário de vacinação. Se você não foi vacinado contra o tétano nos últimos cinco anos, preciso de um reforço, Pode -se obtê-lo em qualquer posto de saúde ou clinica especializada. Se não lembra de ter tido o reforço o melhor é providencia -lo nas primeiras 24 horas depois do acidente.

Advertência: certifique -se de limpa a ferida e de deter qualquer sagramento antes de aplicar a mistura. O açúcar fará aumentar o sagramento. Não use açúcar refinado nem açúcar mascavo. Darão resultado, mas o amido neutralizado o iodo ferido tratadas com esse açúcar forma crostas.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: