Scroll Top

dicas Dicas de Saúde dieta exóticas Frutas planta

14 Benefícios das Frutas Exóticas para Dieta

As frutas exóticas são aquelas desconhecidas da maior parte da população. Não são encontradas na maior parte das quitandas, supermercados e sacolões do Brasil. Geralmente, são conhecidas apenas por pessoas que vivem na região de origem ou de produção da fruta. Muitas delas possuem formato, cor, cheiro e sabor diferentes das frutas que conhecemos. Não são produzidas em larga escala e, portanto, quando chegam a algum ponto comercial possuem preço elevado.

Principais frutas exóticas brasileiras e do mundo:

Pitaia – nativa da América do Sul (principalmente da Colômbia), possuí polpa adocicada e saborosa nas cores branca ou vermelha. É rica em vitaminas A e C, fibras e minerais (cálcio, ferro).

Fisalis – fruta pequena de cor amarela. Possui casca bem fina, que envolve a polpa. Possui sabor um pouco ácido e adocicado. É rica em vitaminas C e A. É nativa da América do Sul.

Cherimoia – sua casca é verde com presença de escamas. Sua polpa é doce e cremosa. É típica do território chileno. Possui grande quantidade de vitamina C.

Sapoti – originária da América Central, é uma fruta de formato arredondado e de casca na cor amarela. Possui polpa na cor amarelo claro de sabor adocicado. É rica em minerais e vitaminas C, B e A.exotica

Seriguela – pequena, de formato oval e de casca lisa e alaranjada. Tem origem em regiões de climas áridos da América do Sul e Central. É muito comum na região da caatinga e cerrado do Brasil. Quando madura, possui sabor levemente adocicado. É rica em vitaminas A, B e C, além de minerais (cálcio, fósforo e ferro).

Abiu – nativa da região da floresta amazônica, é uma fruta de casca lisa nas cores amarela ou branca. Carnuda, possui sabor adocicado. Possui de uma a quatro sementes pretas em seu interior. Possui formato e tamanho semelhantes a de um limão.

Granadilho – nativa das regiões da Cordilheira dos Andes, tem aparência parecida com a de um maracujá. Sua polpa, com presença de muitos caroços pequenos, é de sabor suave a adocicado. É rica em vitaminas A, C e K, além de sais minerais (cálcio, fósforo e ferro).

Jenipapo – fruta exótica nativa da Mata Atlântica e Floresta Amazônica. Possui formato arredondado e é do tamanho de um limão. A casca possui cor marrom esverdeado. A polpa é doce e levemente ácida. É rica em vitamina C, vitaminas do Complexo B , ferro e cálcio.

Kino – é uma fruta híbrida (cruzamento do kiwi com pepino). É típica do continente africano. Tem tamanho e formato de um melão, porém com presença de espinhos na casca. É rica em fibras, vitamina C, magnésio e proteínas.

Cupuaçu é fruto de uma árvore originária da Amazônia, parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu.

É uma fruta extremamente saborosa típica da região norte brasileira, muito encontrada no estado do Pará e Amazonas.

Bacuri
O Bacuri é uma das frutas mais populares da região norte e dos estados vizinhos à região Amazônica. É mais encontrado nos estados do Pará, Maranhão e Piauí, onde é um símbolo da cidade de Teresina.

Sua fruta mede cerca de 10 cm e apresenta uma casca dura e resinosa.

Romã
A romãzeira provém da Grécia, Síria e Chipre e também centro do Oriente Próximo, que inclui o interior da Ásia Menor, a Transcaucásia, o Irã e as terras altas do Turcomenistão.

Existem dois tipos de romãs: a vermelha, que possui uma grande quantidade de sementes e uma pequena parte carnosa, e a amarela, com um pequeno número de sementes e uma grossa parte carnosa, tipo mais comum no Brasil.
Carambola (Fruta Estrela)
A Carambola (ou fruta estrela) é o fruto da caramboleira, uma árvore ornamental de pequeno porte originária da Índia, sendo muito conhecida na China.

É considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida essencialmente em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas.

Aqui no Brasil é muito popular na Região Nordeste, mas é plantada em praticamente todo o território nacional.

Lichia
A Lichia é originária do Sul da China, encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e do México.

Os frutos se assemelham à morangos e são ricos em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro. Seu interior lembra outra fruta: o Rambutão.

No Brasil, a produção da fruta concentra-se em São Paulo, seguido de Minas Gerais, Bahia e Paraná.

Rambutão
A Lichia é originária do Sul da China, encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e do México.

Os frutos se assemelham à morangos e são ricos em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro. Seu interior lembra outra fruta: o Rambutão.cupu

 

Outras frutas consideradas exóticas:

Cupuaçu

Fruta-pão

Longan

Tamarillo

Buriti-miriti

Cambuci

Camu-camu

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: