Scroll Top

dicas Dicas de Saúde gergelim óleo de gergelim óleo natural

14 Benefícios do Óleo de Gergelim para Câncer

O gergelim, propriamente dito, é na verdade uma planta. O que costumamos chamar de “gergelim” são suas sementes oleaginosas (pequenas, amarelas, alvas, marrons ou pretas, arredondadas e um pouco comprimidas), frequentemente utilizadas em pães, bolachas, temperos, sucos, molhos e saladas. Mas o óleo de gergelim expande ainda mais o seu uso. Livre-se do pensamento de que o gergelim é apenas o ornamento de alguns pães: o seu óleo pode ajudar quem deseja ter uma barriguinha definida.oleo-de-gergilim

Para que serve o óleo de gergelim? Para entender melhor os benefícios e a nova popularidade do óleo de gergelim, devemos conhecer o próprio gergelim mais a fundo. O gergelim é uma semente cultivada há milhares de anos pelo homem e muito se sabe que essa semente é uma ótima fonte de fibras, proteínas e de gorduras do bem, como o ômega 3, saudáveis ao nosso organismo. O ser humano já vinha utilizando o gergelim para fins medicinais, como no tratamento de doenças e para fins estéticos, utilizando a semente nos cabelos e pele e esse uso já era bastante popular em muitos locais da Ásia, e o óleo de gergelim é extraído a partir dessa rica semente. Com o mundo todo a cada dia mais interessado em produtos naturais e que podem fazer bem ao nosso corpo, seja por motivos estéticos ou medicinais, o óleo de gergelim começou a ficar cada vez mais popular também no Ocidente, principalmente em decorrência de sua boa fama nutricional e do fato de que pode ser um bom aliado na perda de peso. Quanto à perda de peso, o óleo de gergelim pode ajudar, uma vez que quando a semente do gergelim é prensada, ela dá origem a esse óleo cheio de nutrientes, contribuindo assim para um emagrecimento saudável. Rico em proteínas, cálcio, ferro, ômega 3 e vitaminas como a E, B1 e B2,o óleo de gergelim pode ainda trazer diversos benefícios à saúde sendo utilizado como suplemento. O óleo de gergelim, então, serve para diversos fins, sendo muito utilizado na culinária (principalmente asiática) para auxiliar em dietas e manter a boa forma, traz benefícios à saúde através de proteínas e vitaminas  e, ainda, pode servir para manter pele e cabelos hidratados.

Tipos de gergelim

  • Branco
  • Marrom
  • Preto

Entre estes três tipos existentes de sementes de gergelim, o preto é o mais eficiente para quem deseja emagrecer, pois possui mais óleo em sua composição, o que aumenta seu poder antioxidante.

Benefícios do óleo de gergelim: Podendo ser usado para diversos fins, o óleo de gergelim reúne benefícios muito interessantes, são eles:

  • Pode ser uma ótima alternativa ao azeite ou a outros óleos de cozinha por poder ser aquecido sem perder seus nutrientes ou liberar toxinas.
  • Reduz dores na articulação e dores crônicas, como a artrite, podendo ser usado em tratamentos através de
  • massagens feitas com o óleo ou através de sua ingestão.
  • Controla a pressão arterial, ajudando a combater a hipertensão.
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue, ajudando a controlar o diabetes.
  • Possui bom poder anti-inflamatório e anti-bactericida, combatendo infecções.
  • Ajuda na digestão ao facilitar o metabolismo de gorduras.
  • Ajuda no crescimento e fortalecimento dos ossos por conter em sua composição minerais, como cálcio, zinco e cobre.
  • Pode ser usado como enxaguante bucal na prevenção de gengivite e outras infecções.
  • Auxilia no controle da ansiedade e da depressão.
  • Mantém a saúde da pele, ajudando a mantê-la hidratada e combatendo o ressecamento, sendo muito indicado para pessoas que possuem o cólon e os olhos muito ressecados, por exemplo.
  • Mantém a saúde do cabelo: Por possuir efeito antibacteriano também pode ajudar muito no combate a doenças que atacam o couro cabeludo.

Propriedades: Exceto o preto, que se diferencia por ser mais antioxidante, todos os tipos de gergelim possuem as mesmas propriedades e benefícios:

  • Rico em fibras, o que ajuda na digestão.
  • Rico em nutrientes que dão a sensação de saciedade.
  • Possui ação anti-inflamatória e antioxidante.
  • Apresenta ácidos graxos insaturados que regulam os níveis de colesterol.
  • Possui muito cálcio (quatro vezes mais que leites e derivados).
  • Rico em manganês, ferro e cobre.
  • Evita o aparecimento do câncer e de Alzheimer, por conter vitamina E.
  • Previne a anemia.
  • Atrasa o aparecimento de cabelos brancos.
  • Participa do fortalecimento dos ossos.
  • Melhora a imunidade do nosso corpo.
  • Possui vitaminas do complexo B.
  • Mantém a produção do principal hormônio da tireoide adequada.
  • Ajuda na coagulação sanguínea.
  • Ajuda no transporte de oxigênio para todo o nosso corpo.
  • Evita a flacidez.
  • Ajuda no crescimento, reparação e renovação dos tecidos.
  • Emagrecendo com o óleo de gergelim

A combinação de ácidos graxos e ômega 3 presentes no óleo de gergelim atua diminuindo a inflamação e o aumento da circunferência da nossa “indesejada” cintura. Além disso, as fibras também são importantíssimas nesse processo só é preciso ter cuidado para não esquecer de beber bastante água. Contudo, o excesso de consumo deste óleo ou das sementes pode causar o efeito contrário: gordurinhas a mais. Tenha cuidado e consuma, no máximo, uma colher de sobremesa de óleo de gergelim por dia, que é o recomendável. Não esqueça de combinar o uso do gergelim com uma dieta saudável, para resultados mais visíveis na perda de barriga. Ainda não sabe como consumir o óleo de gergelim? Dê preferência na hora de preparar saladas, sopas e molhos, fica simples e delicioso.

Propriedade antibacteriana: O óleo de gergelim elimina bactérias que possuem crescimento anormal em nosso organismo, mantendo apenas as bactérias específicas e que são benéficas ao bom funcionamento do nosso corpo.

Rico em antioxidantes: Por ser rico em antioxidantes, o óleo de gergelim neutraliza os radicais livres que podem, eventualmente, levar a doenças como o câncer.

Ajuda a saúde de pessoas predispostas a hipertensão: A sesamina (composto encontrado no óleo do gergelim) ajuda a reduzir a pressão arterial.

Emagrece: Além de reduzir a pressão arterial, a sesamina melhora a capacidade do corpo de queimar gordura pelo aumento da produção de acetona, produzindo uma quantidade maior de aminoácidos mantidas pelo corpo. Dessa forma, a sesamina ajuda o organismo em poupar a queima muscular como fonte de energia, forçando a queima de gordura corporal. A queima muscular ocorre, geralmente, em pessoas que fazem dieta, o que gera um déficit calórico.

 Rico em ômega 6 e ômega 3: O ômega 6 e ômega 3 encontrados no óleo de gergelim servem como fonte constante de energia para o corpo, além de melhorar a saciedade durante as refeições. Também são responsáveis por aumentar a termogênese, que aumentam a taxa de queima de gordura por acelerar o metabolismo.

Tratamento para cabelos: O óleo de gergelim claro (há também o torrado – mais utilizado na culinária por apresentar um aroma característico) é utilizado em tratamento para crescimento dos cabelos, é altamente nutritivo, curativo e lubrificante, fortalecendo desde a raiz às pontas. Além disso, ajuda a manter o cabelo escuro, retardando o aparecimento de cabelos brancos, e reduz pontas duplas.

 Estende a juventude: Combate o reumatismo, fortalece o sistema nervoso, reduz o colesterol e promove o pensamento e edificante memória na depressão.

Ansiedade e a depressão: Tirosina é um aminoácido que é encontrado em quantidades relativamente elevadas no óleo de gergelim, e é ligada diretamente à atividade de liberação de serotonina no cérebro, o que pode ajudar a melhorar o humor, inundando o corpo com enzimas e hormônios que fazem você se sentir feliz. Ou seja, quando você está sofrendo de ansiedade ou depressão, o óleo de gergelim pode ajudar-lhe com um impulso positivo na direção certa e transformar o humor ao seu redor!

Inflamação: O cobre é uma substância anti-inflamatória natural, e os altos níveis desse mineral encontrados no óleo de gergelim, podem ajudar a reduzir a inflamação e desconforto de várias doenças, como a gota e artrite. Ele reduz o inchaço das articulações, fortalece os ossos e vasos sanguíneos, ajudando a mantê-los fortes e resistentes por muitos anos, sem sinais de dolorosas inflamações.

Crescimento Ósseo: Existem muitos minerais importantes encontrados no óleo de gergelim, em especial cobre, zinco e cálcio, minerais esses, essenciais para o crescimento ósseo. Ao manter uma dieta com um nível adequado de óleo de gergelim, você poderá aumentar a sua taxa de crescimento e desenvolvimento ósseo, assim como acelerar a cura e regeneração dos ossos. Conforme você envelhece, o óleo de gergelim pode ajudar a evitar a osteoporose e várias outras deficiências relacionadas com a idade dos ossos.

Previne o câncer: As sementes de gergelim possuem não somente o fitato (diretamente ligado a redução do câncer) como também altos níveis de magnésio, que é um mineral essencial diretamente ligado as chances de reduzir o câncer colorretal. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o risco de tumores colorretais diminuiu 13% e o risco de câncer colorretal diminuiu 12% para cada 100 mg de magnésio tomadas.

Saúde Bucal: Um dos benefícios mais falados sobre o óleo de gergelim é a remoção de placa bacteriana e a manutenção da saúde oral. Existe uma prática chamada “oil pulling”, que se trata de um bochecho feito com uma colher de óleo de gergelim por 20 minutos, diariamente. Esta prática promete melhorar a saúde oral e até mesmo clarear os dentes. Um estudo apresentou resultados, onde o bochecho com óleo de gergelim reduziu a quantidade de bactérias de estreptococos nos dentes, na saliva e diminuição da placa bacteriana.

Saúde do Coração: O óleo de gergelim, além de delicioso, é considerado super saudável pelo seu teor de ácidos graxos. O óleo de gergelim contém uma grande variedade de ácidos graxos poli-insaturados antioxidantes, incluindo sesamolina, sesamol e sesamina. Eles podem ajudar a manter o sistema cardiovascular equilibrado e os níveis de colesterol baixos. Estes ácidos graxos também podem ajudar a reduzir os níveis colesterol do corpo, reduzindo assim a aterosclerose. Isso significa que você estará bem protegido de ataques cardíacos e derrames se adicionar óleo de gergelim à sua dieta.gergelim-oleo

Vitamina E natural: O óleo de gergelim é uma das maiores fontes naturais de tocoferol, também conhecido como vitamina E. A vitamina E é mundialmente conhecida e consumida graças às suas poderosas propriedades antioxidantes, que possuem um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos oxidativos prejudiciais encontrados no ambiente.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: