Scroll Top

Doenças e Tratamentos

14 Formas de Combater as Fissuras

As semelhanças entre as fissuras anais e as hemorroidas são bastante superficiais. As hemorroidas costumam ser veias inchadas ou edemaciadas. As fissuras são úlceras, ou soluções de continuidade da pele, que por acaso ocorrem na mesma região. As fissuras se parecem mais com aquelas rachaduras dolorosas que ás vezes se desenvolve nos cantos da boca. Tanto a variedade oral, quanto a anal, surge nos pontos de transição entre a pele e a delicada membrana mucosa. No ânus, uma causa comum desse problema é a eliminação de matéria fecal dura e volumosa diz o médico. Se você tiver alguma fissura, saiba que essas pequenas feridas podem tornar sua vida um inferno, pelo menos enquanto estiver sentado. Doem, ardem, e muitas vezes sangram. Abaixo, os especialistas lhe dizem como chegar ao fundo do problema o mais depressa possível.

Fibras e líquidos para combater as fezes duras. O orifício anal não foi criado para acomodar fezes duras e volumosas. Em geral um subproduto da dieta ocidental pobre em fibras, as fezes pétreas lesão o ânus causando não só fissuras mas também hemorroidas. A solução é adaptar-se a uma dieta rica em fibras e com líquidos em abundância, para gerar matéria fecal mais mole. Comendo mais frutas, legumes e cereais, bebendo de seis a oito copos de água por dia, você estará no melhor caminho da cura e da prevenção do problema. Depois das fezes se tornarem mais moles, as fissuras anais devem começar a cicatrizar por conta própria.fissura

Vaselina. Ao comer mais fibras você estará amolecendo a matéria fecal, mas poderá também proteger o canal lubrificando-o antes das evacuações. Um pouco de vaselina inserida no reto, pouco mais de um centímetro, é uma medida que ajuda na eliminação das fezes sem que agravem qualquer lesão existente.

Talco. Depois de cada banho ou evacuação, polvilhe talco de bebê no local. Ajuda a manter a área seca, o que poderá reduzir o atrito durante o dia.

Diarreia. É curioso, mais nem só as fezes duras podem causar as fissuras anais, a diarreia também. As fezes aquosas podem amolecer os tecidos ao redor. Podem ainda, por conter ácido, queimar a região anal e causar uma espécie de “dermatite de fraldas”, piorando a sua condição já tão desagradável.

Evitar a coçadura. As fissuras anais podem coçar. Combata essa vontade. Ao coçar a região anal com as unhas pontuadas poderá agravar o problema.

Perder peso. Quanto mais peso você carrega, mais você transpira. A transpiração junto a região anal lentifica a cicatrização das fissuras.

Cremes e pomadas. As pomadas com hidrocortisona  podem ajudar, ao reduzirem a inflamação que muitas vezes acompanha as fissuras anais.

Creme de vitaminas. Entre as pomadas que ajudam na cicatrização estão as que contém vitaminas A e D.

Banho de imersão. Encha a banheira de água morna. Mergulhe nela. A água morna ajuda a relaxar a musculatura do esfíncter anal e assim reduz o desconforto causado pela fissura.

Evitar certos alimentos. Embora nenhum alimento em particular cause fissura, alguns favorecem a irritação e o desconforto do canal ao passarem por ali. Cuidado com os alimentos muito picantes ou condimentados.

Um travesseiro especial. Sentar sobre as fissuras anais podem ser causa de muito desconforto. Você pode ajudar a aliviar a dor utilizando algum travesseiro especial(de água, por exemplo) vendido em loja de artigos médicos.

Higiene íntima. O papel higiênico áspero e o esfregador muito vigoroso prejudicam a cicatrização da ferida. Portanto, limpe-se com delicadeza e não seja econômico ao pegar uma tira de papel. Seja exigente quanto a cor( tem de ser branco) e quanto ao aroma(não pode ser perfumado). Os corantes e os perfumes podem piorar uma região já irritada. Umedeça o papel antes de usa-lo para remover a aspereza, recomenda o médico.

Lenços de papel. Os lenços de papel, para o rosto, recobertos de loção umidificante, oferecem menor atrito a região anal comprometida.

Uso de bidê chuveirinho. Se você tiver chuveirinho junto ao vaso sanitário, use-o antes de limpar-se com papel. Use o papel sem esfregar, só para secar-se.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: