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Dicas de Saúde

16 Formas para Recuperar a sua Calma do Dia

São vários os momentos em que nos vemos obrigados a enfrentar situações estressantes e que mexem com nossos sentimentos. Um colega de trabalho mal-humorado, um chefe exigente demais, um filho que insiste na malcriação. De fato, não importa muito o motivo a verdade é que nessas e em outras ocasiões, a vontade é dizer o que pensamento, em alto e bom som. O grande problema é que, ao enfrentar as diversidade dessas forma, não raro acumulamos frustrações. Além de não conseguirmos chegar a um consenso que resolva de vez o impasse, ainda passamos a carregar a culpa pela ofensa praticada do outro. Felizmente, existem outras formas de agir para que o conflito seja resolvido de maneira positivo, de modo a nos proporcionar um crescimento pessoal. Pensando em ajudá-lo a recuperar (e rapidamente!) o equilíbrio perdido. Estamos falando de estratégia que você pode desenvolver em casa depois de um dia intenso de trabalho, e que não exigem prática nem habilidade. Entre os truques, será fácil descobrir qual funcionam melhor- e mais rápido – para você Então respire fundo, desacelere e comece já a aproveitar esses dicas.

Diante de um contratempo, nada melhor do que restaura o equilíbrio, para resolver o problema com serenidade. Se você quer aprender a fazer isso rapidamente leia a o artigo até o final!.ter calma

1- Pinte e borde

“Descobrir uma atividade manual que lhe dê prazer ajuda a desviar a atenção de uma situação que gerou uma raiva, pois reduz o ritmo de refluxo de pensamento, que é a tendência de ficar remoendo detalhes da situação conflitante”, fala os terapeutas.

2- Prepare uma seleção de musicas calmantes

Quem disse que é preciso ouvir sons de passarinhos para desestressar? O som que faz bem é aquele que agrada a quem ouve. “A música atua na bioquímica de nosso organismo tanto positiva quanto negativamente, e muitos pesquisadores falam sobre a influência dos sons no ritmo cardíaco”, só tem um detalhe: as sensações que a mesmo música provoca podem variar muito de uma pessoa para outra, e o segredo é descobrir aquela que funciona melhor para acalmar você.

3- Extravase as emoções

Depois de um dia difícil mão sinta vergonha de chorar como uma criancinha ou gritar feito um maluco. “Chorar e gritar são formas saudáveis de colocar o estresse e a frustração para  fora uma vez contidos, esses sentimentos podem se traduzir em diversos sintomas físicos, como dores musculares, insônia, problemas digestórios, alergias na pele entre outros

4- Lave corpo e alma

Torna um bom banho pode ser uma oportunidade para limpar não as impurezas como também para apaziguar os pensamentos. Basta separar algumas ervas para usar na banheira ou no chuveiro. Se optar pela banheira, ferva um litro de água á parte, desligue o fogo, acrescente as ervas e tampe a panela por pelo 15 minutos. Depois é só coar e despejar na banheira. “Para o chuveiro, coloque as ervas em um saco feito de tule, que possa ser amarrado na base do chuveiro”,

5- Coloque sua agressividade para fora

“Desde os tempos pré-históricos, a cada sinal de perigo o corpo se prepara para fugir ou corre, liberando adrenalina e noradrenalina na corrente sanguínea, o que nos deixe acelerados. No entanto, se seu chefe lhe comunica que você foi despedido, você não vai sair correndo. Daí, toda a carga adrenérgica que foi produzida acabará intoxicando seu corpo se não houver uma válvula de escape”. Uma maneira de se livra dessa tensão é praticar esportes de alta intensidade, como boxe e musculação, com cargas que exijam esforço maior.

6- Coma seu doce preferido sem culpa

Repare como depois de uma situação altamente estressante nos sentimos como se houvéssemos acabado de carregar uma mudança inteira sozinhos. O pique, de repente, vai zero. Pois para repor esse estoque os alimentos doces são um santo remédio. “Eles se transformam em energia muito rapidamente e induzem a um aumentar da serotonina, neurotransmissor que é responsável por nos trazer sensação de relaxamento e bem-estar”

7-  Dance

“Durante a prática liberamos substância químicas como a endorfina que nos traz sensação de prazer. Para se ter uma ideia, a molécula de endorfina é bem parecida com a da morfina, um poderoso analgésico”, mesmo vale para todos os outros tipos de exercícios aeróbicos ou não. O fundamental é escolher um do qual você realmente goste, além de respeita seus limites.

8-Invista na respiração 

É uma forma de equilibra a mente por meio da respiração. “Sente-se com a coluna ereta e os olhos fechados. Então com dedão da mão direita, obstrua a narina direita e inspire pela esquerda. Depois, faça o mesmo movimento ao contrario. Este é um ciclo de respiração que acalma a mente e equilibra os dois hemisférios do cérebro”,

9- Perfume o ambiente 

Os óleo essenciais de lavanda, bergamota, laranja, manjericão e cedro são tiro de queda para desacelerar a mente depois de um dia daqueles! para obter os benefícios da aromaterapia, o melhor é usá-lo num difusor ou aromatizado, em casa ou local de trabalho. “Vale pingar duas gotinhas do óleo num pano e aspirar lentamente o aroma”.

10- Use os florais 

Há gotinhas especialmente desenvolvidas para situação de emergências que ajudam a abaixar a ansiedade e a controla na  hora. “Os florais atuam por padrão  vibratório, isto é, cada um deles tem uma frequência de onda que, por sua vez, interage com nossas ondas cerebrais, trazendo diferentes tipos de benefícios”.

11-Faça uma massagem em si mesmo 

Você não precisa conhece nenhuma técnica para começar a tocar o corpo em buscar do relaxamento. Escolha um lugar silencioso sente-se confortavelmente e, então, tente identificar quais são os pontos que estão sobrecarregados. Dai bastara aperta-lo com as mãos, por segundos, para soltá-los em seguida. “Em geral, ombros, pescoços e costas são regiões que acumulam bastantes tensão”.

12- Use o pensamento a seu favor

Uma  forma eficiente de tira o foco  da tensão é convidar sua mente para passear por um bosque florido e tranquilo, pela praia numa manhã de sol ameno ou por qualquer outro cenário que lhe proporcione sensação de paz. E dá para fazer isso em qualquer canto mais reservado. “O exercício pode acompanhar o ritmo da respiração quando inspira, mentalize algo que lhe transmita calma e, ao expirar, imagine que está liberando todos os sentimentos que estão prejudicando você”.

13- Beba um suco de maracujá turbinado 

A fruta tem um mesmo propriedade que ajudam a combater a ansiedade. Portanto, um suco concentrado provavelmente terá efeito calmante sobre o sistema nervoso. “Para ficar ainda melhor bata a fruta com pouca água e uma folha de couve e doce com mel. É a combinação perfeita para desestressar”.

14- Medite usando uma vela

A pratica prevê o esvaziamento total da mente, a interrupção no fluxo de pensamentos. O que, convenhamos, não é tarefa fácil para quem está acostumado a responder a um sem-número de estímulos regulamente. Por isso, para iniciar na meditação, alguns artifícios podem ser usados, como é o caso da vela. “Basta olhar fixamente para chama e tentar  prestar atenção só nela. Também vale focar numa paisagem ou na respiração mental

15- Mude o foco

É naturalmente que o primeiro contato com um grande desafio nos apavore. Porém, cada contornar a situação com mais facilidade, é essencial olhá-lo de diferente ângulos, relativizando-o. “Pergunte-se qual é gravidade da situação e se ela vai perdura ou se é passageira. Tente imaginar o que esse conflito significará daqui a seis meses ou um ano. Talvez assim você descubra que o problema não é tão ruim como parece”.

16- Mentalize o azul 

Que tal troca a lâmpada convencional de seu abajur por uma colorida? O azul é claro que transmite calma. “Trata-se de uma ciência que utiliza a vibração das cores para restaura o equilíbrio físico-energético. É uma técnica de terapia holística”.  Para isso, basta fechar os olhos e imaginar que o corpo todo está envolta em azul-claro.

 

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