Scroll Top

dicas Dicas de Saúde oleo de amendoa óleo natural

17 Benefícios do Óleo de Amêndoa para Caspa

A umectação em uma forma de hidratar os cabelos e pode ser feita com os mais diversos óleos. Entre os mais usados está o óleo de amêndoa que é extraído da amêndoa. Ele é muito utilizado em cosméticos e sempre foi famoso entre as gestantes por ajudar a prevenir as temidas estrias que aparecem durante a gravidez. O óleo de amêndoas é um desses ingredientes que nunca falta nos conselhos de beleza caseiros das nossas avós e a sua versatilidade permite usá-lo para melhorar a nossa pele, cabelo, ambientar a casa ou dar uma boa massagem. Em  mostramos-lhe quais são os benefícios do óleo de amêndoas e algumas formas de o utilizar.  O óleo de amêndoas é um excelente hidratante e ajuda também a reduzir a inflamação da pele, por isso não duvide em colocar algumas gotas no seu creme de uso diário e rapidamente notará como a sua pele fica mais sedosa e em melhor estado. É também um ingrediente essencial nas máscaras para o cabelo, justamente pelas suas propriedades hidratantes, é perfeito para combater os danos causados pelo excesso de sol ou as baixas temperaturas. Descubra como fazer uma máscara para o cabelo caseira com óleo de amêndoas. Quem sofre de problemas de trânsito intestinal pode optar por tomar uma colher de chá de óleo de amêndoas diariamente, porque funciona como um bom laxante, mas certifique-se que o mesmo é comestível porque nem todas as soluções de óleo de amêndoas se podem consumir. Nada mais delicioso que uma massagem caseira bem feita. Mas para isso não precisa de comprar cremes dispendiosos, um pouco de óleo de amêndoas é suficiente, além disso já sabemos que o resultado será uma pele suave e macia. Também o pode aplicar diluído em um pouco de água ou com a pele úmida se estiver grávida, é um excelente remédio caseiro para prevenir as estrias. Se está perdendo ou aumentando de peso pode ser uma grande ajuda para evitar estas marcas na pele. Nunca é demais ter um frasco de óleo de amêndoas em casa, pois os seus benefícios para o nosso corpo são vários. Aproveite o que a natureza nos dá para estar mais saudável a cada dia que passa. Quais são os benefícios do óleo de amêndoas , recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Como usar o óleo de amêndoas doces
O óleo de amêndoas doces pode ser usado na pele, no cabelo e nas unhas. Veja como:

  • Na pele do bebê:
  • O óleo de amêndoas doces pode ser usado no bebê, depois do banho, para hidratar e amaciar a pele, pois ele é um óleo natural, que não tem perfumes e, por isso, não causa alergia na pele do bebê.
  • Para usar o óleo de amêndoas doces no bebê basta diluir um pouco do óleo no creme hidratante do bebê e aplicar um pouco da mistura na pele do bebê após o banho, fazendo uma massagem.
  • Para evitar estrias na gravidez:
  • O óleo de amêndoas doces também pode ser usado para evitar as estrias na gravidez porque é muito hidratante, amolece a pele e melhora a elasticidade da pele, prevenindo o aparecimento de estrias na gestação.
  • A gestante deve passar diluir o óleo de amêndoas doces no creme para estrias e aplicar na pele do corpo após o banho, principalmente nos locais onde é frequente aparecerem estrias. Saiba mais em:
  • Creme caseiro anti-estrias.
  • No cabelo:
  • O óleo de amêndoas doces pode ser usado para hidratar e dar brilho ao cabelo seco e quebradiço. Basta fazer uma máscara com óleo de amêndoas doces, aplicar no cabelo, antes de aplicar o xampu. Veja um exemplo de soluçãoamendo-oleo

caseira para cabelo seco.

Nas unhas: Nas unhas, o óleo de amêndoas doces pode ser usado para suavizar e hidratar as cutículas, basta aquecer um pouco do óleo de amêndoas doces, mergulhar a ponta dos dedos no óleo durante 10 minutos e empurrar as cutículas para trás. O óleo de amêndoas doces também pode ser usado para fortalecer as unhas.

Os benefícios do óleo para os cabelos

Hidratação: Um dos maiores benefícios que o óleo de amêndoas pode oferecer aos fios é a hidratação. Ele evita que a água dos cabelos evapore com facilidade. Isso acontece muito com pessoas que acabaram de passar produtos químicos como, por exemplo, a tintura. Os fios ficam bastante ressecados e é preciso devolver a eles o teor de água necessário.

Presença de vitaminas e outros nutrientes: O óleo de amêndoas é rico nas mais diversas vitaminas como a E (reduz a queda de cabelo), B (melhora a absorção de proteínas) e A (faz o cabelo crescer mais rápido). Também possui ácido fólico (faz o cabelo crescer mais rápido) e arginina (aminoácido que participa da estrutura da queratina, principal proteína do cabelo). É ideal para quem tem cabelos cacheados já que uma de suas funções é reduzir o volume dos cabelos. Para quem tem caspa ou algum outro processo de descamação do couro cabeludo, o óleo é excelente.

Hidratar o couro: Com o passar do tempo, nossas botas de couro ficam todas cagadas. Mas você pode prevenir essas ranhuras e ressecamento em sapatos, bolsas, mochilas, jaquetas… com óleo de amêndoas doce. Basta passar um pouco num pano macio e esfregar contra o couro. Ele vai proteger, lustrar e hidratar a peça, sem mexer na coloração natural. Esse processo também serve para retirar as ranhuras (inferiores a 5 mm), já que esse tipo de óleo pode penetrar entre as fibras com maior facilidade. Quando aplicar o óleo, não se esqueça de retirar o excesso e deixe o couro secar sozinho.

Pra comer: Quando consumido, o óleo de amêndoas doce também tem muitas qualidades para o organismo. Ele é capaz de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Ele contém muitos componentes que protegem o coração, como vitamina E, potássio e magnésio e também funciona como um suave laxante, fazendo bem para o nosso intestino. Coloque em saladas, peixes, e até na batata frita.

 Acalma a pele após a depilação: Por ser um produto natural, o óleo de amêndoas doce é perfeito para a sua pele após a depilação. Com seu forte poder de hidratação, o óleo contem propriedades anti-inflamatórias e alta presença de vitaminas e proteínas, que vão cuidar de sua pele recém depilada.

Alongar os cílios: Dica boa para meninos e meninas! Dê adeus ao seu curvex. Que tal pegar um pincel de rímel para passar o óleo de amêndoas doce nos cílios antes de dormir? Além de hidratar, ele vai ajudar no crescimento saudável dos cílios.

Acaba com a caspa: O óleo de amêndoas doce é uma ótima opção de tratamento natural contra a caspa, pois remove as células mortas do couro cabeludo ao penetrar nos poros. Você pode aplicar o óleo sobre os cabelos antes de dormir e deixar que os efeitos benéficos ocorram durante a noite.

Unhas fortes e brilhantes: Repleto de vitaminas E, B1, B2 B6, o óleo de amêndoas doce vai ajudar no fortalecimento e crescimento de suas unhas. Além disso, ele proporciona vigor, e evita que se quebrem facilmente. De brinde você ganha uma mão mais bonita e macia.

Na barba: O óleo de amêndoas doce pode ser usado para hidratar os fios da barba. Caso você opte por tirar todos os pelos do rosto, não se preocupe. Ele também serve para aliviar a sensação de ardência após o barbear.

Anti-Idade: Essa dica é pra quem tem a pele seca, principalmente com o chegar da idade. Ou seja, se você tem a pele oleosa, com tendência a acne, não faz sentido tacar mais óleo. Agora, o óleo de amêndoas doce combate as marcas de envelhecimento, fecha os poros e desacelera o aparecimento de rugas. Sem contar que é muito mais barato que qualquer outro pote de creme anti-idade no mercado.

Bronzeador: Antes de mais nada, não existe acordo! Você precisa usar protetor solar, em todas as ocasiões, sem choro e nem vela. Ok? Mas saiba que a vitamina E presente no óleo de amêndoas doce também ajuda a te proteger dos raios solares e auxilia no bronzeado. No entanto, seu fator de proteção é bem baixo (cerca de 5fps).

 Pés rachados: Dê adeus aos pés extremamente ressecados! Para melhorar sua saúde e deixá-los hidratados, aplique o óleo de amêndoas doce e permita, após o banho e espere que sele seja totalmente absorvido pela pele. O ideal é passar antes de dormir.Ah! Depois de besuntar o pé, coloque uma meia velha e bons sonhos.

Acaba com irritação de pele: O óleo de amêndoas doce, por conter vários tipos de vitaminas e proteína, se revelou um grande agente auxiliar da nossa saúde e sua aplicação sobre a pele pode reduzir a manifestação, ou até mesmo, a presença de irritações dermáticas, comichão, inchaços, vermelhidão e erupções cutâneas.

É bom para o cabelo: O óleo de amêndoas é excelente para as pessoas que sofrem com a sequidão em seus cabelos, porque proporciona brilho e suavidade instantaneamente. Evita, por sua vez, a calvície, devido a seu alto conteúdo em ácidos oleicos. Por conter uma boa quantidade de vitamina E, ajuda a melhorar a saúde do couro cabeludo, podendo melhorar notavelmente os casos de caspa ou dermatite seborreica. Para aproveitar os benefícios, você pode colocar umas gotas de óleo de amêndoas na palma da mão depois do banho e passar nas pontas do cabelo ou no couro cabeludo. Outra alternativa é usar como substituto do condicionador, deixando atuar alguns minutos e depois enxaguar com água morna.

Elimina as estrias:  Entre os males da pele, as estrias são as que mais importunam as mulheres. Elas aparecem depois do parto, ao emagrecer muito, etc. O óleo de amêndoas é um excelente remédio caseiro para as estrias, já que regenera a pele, a deixa mais hidratada e suave, graças aos ácidos oleicos e a vitamina E. Este óleo também permite reduzir notavelmente as rugas do rosto e do pescoço, se for aplicado assim que se formam as linhas de expressão. Para aumentar a eficiência do óleo, você pode misturar uma colher do produto com uma cápsula de vitamina E (vendida em lojas de produtos naturais) e com a pele limpa e seca, realizar massagens de maneira circular ao menos uma vez por dia. Uma boa opção para as rugas é aplicar uma gota ao redor dos olhos, na testa ou no queixo e massagear suavemente, duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite.

Trata a acne: Para quem tem acne, cravinhos ou pele oleosa, o óleo de amêndoas é um dos poucos que podem ajudar. Se o óleo de amêndoas tem uma boa quantidade de ácidos oleicos, também conta com outros componentes e nutrientes que melhoram a pele do rosto, ombros, costas e peitoral de maneira surpreendente. Você pode fazer uma máscara com 30 ml de óleo de amêndoas, uma gema e uma maçã.

O preparo é muito simples: descasque a maçã, retire a polpa e triture. Adicione a gema do ovo e o óleo de amêndoas. Mexa bem até formar uma pasta consistente. Aplique no rosto ou nos lugares afetados pelas espinhas e deixe atuar durante meia hora. Após esse tempo, enxágue com água morna e depois aplique um creme hidratante não comedogênico (que não aumente a oleosidade).oleo-amendoa

Como aplicar: Ele pode ser misturado com xampus ou condicionadores e também pode ser aplicado puro. Basta separar duas colheres de sopa (a quantidade vai depender do tamanho e volume do cabelo) e ir aplicando por mecha, da raiz até as pontas. Deixe-o agir por, pelo menos, 1 hora (quanto mais tempo melhor) e depois retire todo o produto com o xampu não deixando absolutamente nada do óleo nos cabelos. Você também pode usá-lo como um reparador de pontas já que ele tem um cheiro delicioso e não o cheiro comum de óleo como o azeite. Bastam apenas algumas gotinhas no cabelo seco e pronto. Lembrando que o óleo de amêndoas deve ser completamente natural e você pode encontrá-lo em lojas de produtos especializados. Ele tem um preço bastante acessível e fácil de ser encontrado.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: