Scroll Top

alimentos saudáveis aveia dicas Dicas de Saúde dieta farinha farinha de aveia

19 Benefícios da Farinha de Aveia para Intestino

Os Benefícios da farinha de aveia são diversos, pois, ela é essencial em diversas reações no corpo. Além disso, A Farinha de Aveia é preparada a partir de Aveia, que é um tipo de grão de cereal. Seu nome botânico é Avena sativa. A farinha de aveia é preparada por laminagem, esmagamento ou moagem. Pode ser consumido com leite, coalhada ou na forma de bolos de Aveia, biscoitos de Aveia ou pão de aveia no café da manhã ou jantar. A aveia também é utilizada na preparação de bebidas. Ela tem sido conhecida pelo homem desde a Idade do Bronze. A aveia é conhecida por crescer em zonas temperadas. Ela têm uma baixa tolerância à verões quentes, mas têm uma alta tolerância a água e frio. É por isso que elas são amplamente cultivadas na Europa e na América do Norte. A Aveia é particularmente popular na Escócia, onde os historiadores têm registrado muitos casos de aveia sendo uma parte da cultura escocesa. A farinha de aveia cresceu nos séculos 18 e 19. Como a Aveia foi muito barateada, fácil de cultivar, as pessoas começaram a consumi-las como cereais. Aveia é popular hoje por causa de seus inúmeros benefícios à saúde. De acordo com um recente estudo, a farinha de aveia pode ajudá-lo a se sentir mais completo do que cereais de Aveia . Então.aveia-floco

Valor Nutricional da Farinha de Aveia: A Aveia (100 g) contém energia (380 calorias), proteína (13 g), gordura (6,5 g), hidrato de carbono (67 g), na dieta de fibra (10 g) e um baixo teor de açúcar (1 g). Existem muitos minerais e vitaminas encontrados em grãos de Aveia. Algumas delas incluem Cálcio (52 mg), Ferro (4 mg), Magnésio (138 mg), de Fósforo (410 mg), de Potássio(362 mg), de Sódio (6 mg), Zinco (3 mg), Tiamina (0,4 mg), riboflavina (0,1 mg), niacina (1,1 mg), Vitamina B6 (0,1 mg), Ácido Fólico (32 mcg), Vitamina E (0,42 mg) Vitamina K (2 mg). Além disso, a Aveia contém colesterol zero.

Benefícios da Farinha de Aveia Para o Coração: Pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Chicago descobriu que farinha aveia agiu como um grande componente de uma alimentação à base de gordura e ajudou na redução do nível de colesterol sérico no organismo. O consumo de farinha de aveia e produtos à base de Aveia ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. A farinha de aveia também tem sido altamente recomendada pela AHA (Associação Americana de Saúde).

Benéficos da Farinha de Aveia no Controle da Diabetes: Um estudo em pacientes diabéticos na Universidade de Heidelberg, Alemanha, mostrou que o consumo de farinha de aveia diminui significativamente o nível de açúcar no sangue de diabéticos tipo 2. Os níveis de açúcar no sangue diminuíram gradualmente porque uma dieta rica em fibras e carboidratos complexos levou mais tempo para digerir do que os hidratos de carbono simples. Isso ajuda a manter os níveis ideais de açúcar no sangue. No estudo, uma dieta de farinha de aveia foi dada aos pacientes em substituição a outros cereais.

Os benefícios da farinha da aveia

Benefícios da Farinha de Aveia no Controle da Hipertensão: A farinha de aveia sem sal foi prescrito como um dos alimentos a serem utilizados para tratar a hipertensão. Normalmente, a dieta prescrita para a hipertensão é conhecida como Dash. A pesquisa mostrou que o consumo regular de farinha de aveia ajudou a reduzir o risco de pressão arterial elevada.

Farinha de Aveia Contem Propriedades Anticancerígenas: Estudos sugerem que o consumo de fibra em alta quantidade é bom para a prevenção e combate ao câncer colorretal. Este estudo sugere que a inflamação também desempenhou um papel significativo no desenvolvimento do câncer e a farinha de aveia, com o seu elevado teor de fibra dietética, foi verificada ter compostos anti-inflamatórios e também luta contra o cancro, com efeitos colaterais mínimos.

Farinha de Aveia Ajuda a se Sentir Completo: A farinha de aveia é cheia de fibras alimentares e tem uma baixa quantidade de calorias, o que o torna ideal para o consumo regular. A elevada quantidade de fibra juntamente com os hidratos de carbono complexos demora mais tempo a digerir. Em outras palavras, seu estômago fica cheio por um longo tempo e impede que você coma lanches entre as refeições.

Benefícios da Farinha de Aveia Para Constipação: A farinha de aveia é uma boa fonte de fibra dietética. A presença de fibras torna-o ideal para superar a constipação, estimulando o processo digestivo e também o deslocamento de alimentos através dos músculos lisos do trato intestinal. A farinha de aveia é altamente recomendada para pessoas que querem perder peso sem ir em quaisquer dietas radicais. Ela contém grandes quantidades de fibra dietética, nutrientes, baixas calorias e uma pequena quantidade de gordura, o que torna o melhor alimento para a perda de peso.

Farinha de Aveia Contem Atividade Antioxidante: A farinha de aveia pode ser uma boa fonte de antioxidantes. Algumas das vitaminas encontradas na aveia incluem ácido fítico, compostos fenólicos, flavonoides e esteróis. A concentração destes antioxidantes está na camada exterior de aveia.

Benefícios da Farinha de Aveia Para Pele: A farinha de aveia também pode ser utilizada como medicamento para várias doenças da pele. Elas podem ser aplicados sobre a pele para reduzir os sintomas, bem como as doenças reais. Algumas das doenças que podem ser controladas com a aplicação local de aveia incluem a acne, dermatite, pé de galinha e erupções cutâneas.

Benefícios da Farinha de Aveia na Pós-Menopausa: Existem vários riscos para saúde na pós-menopausa que não podem ser ignorados. Como o progresso dos anos, o risco de várias doenças, tais como doença cardíaca e acidente vascular cerebral aumentam. Em uma pesquisa publicada no Jornal Americano da Saúde constatou-se que as mulheres na pós-menopausa com doenças cardíacas que foram dadas farinha de aveia regularmente diminuíram o risco de doença cardíaca e derrame

Benéficos da Farinha de Aveia Para Pacientes Com Doença Celíaca: A doença celíaca é uma condição na qual o forro do intestino delgado está danificado e apenas uma parte do alimento é absorvido. O glúten é um alimento tal que as pessoas que sofrem de doença celíaca não podem comer. Estudos têm demonstrado que a farinha de aveia pode ser consumida apesar de conter glúten, embora pode ser consumida apenas em quantidades moderadas.

Farinha de Aveia Melhora o Sistema Imunitário: As vitaminas encontradas na farinha de aveia incluem a tiamina, riboflavina, niacina, Vitamina B6, Ácido Fólico, Vitamina E e Vitamina K. Estes nutrientes são essenciais na construção da força do sistema imunitário. A vitamina E é útil na quebra de compostos lipídicos complexos em compostos mais simples. A Vitamina K atua como um coagulante do sangue, ajuda na manutenção da saúde do osso e é conhecido por ser eficaz no combate a doenças, tais como a doença de Alzheimer e câncer. A farinha de aveia é uma boa fonte de vitaminas tais como niacina , Ácido Fólico, Tiamina, riboflavina, ácido hopantênico e colina, os quais também melhoram o sistema imunológico. Com esses benefícios, é aconselhável incluir farinha de aveia na sua dieta como uma maneira poderosa para melhorar sua saúde e estilo de vida.

É Boa Para o Intestino: Se você precisa de uma ajudinha para dar aquela regulada no trânsito intestinal, pode contar com a farinha. Depois que começar a usá-la, você vai perceber que seu intestino funcionará bem melhor, não ficando nem preso nem muito solto, mas em perfeito funcionamento.

Diminui a Barriga: Uma vez que está tudo bem com seu intestino, a região abdominal perderá volume e, consequentemente, sua barriga vai diminuir. Assim sendo, provavelmente você conseguirá utilizar roupas com numeração menor e se sentirá bem mais leve. É só experimentar e conferir esse grande benefício da farinha de aveia.

Reduz o Colesterol Ruim: Outra vantagem oferecida pela farinha de aveia é a redução do colesterol. Na verdade, ela auxilia nesse processo desde que em sua dieta você diminua a ingestão de comidas gordurosas. A farinha de aveia é rica em boas gorduras e utilizá-la só te deixará mais saudável com o passar dos dias.

Combate Doenças Cardiovasculares: Pelo fato da farinha de aveia conter boas gorduras, isto é, aquelas que o organismo precisa e utiliza em suas funções, as veias e artérias acabam se mantendo mais limpas. As chances de uma pessoa ter um infarto ou AVC, por exemplo, são bem menores quando se consome farinha de aveia com regularidade.

Aumenta a Imunidade: Fortalecer nosso sistema de defesa (imunitário) é algo que devemos ter sempre em mente, pois, desse modo, evitamos/combatemos o aparecimento de quaisquer doenças, principalmente gripes e resfriados. Utilizar 1 colher de farinha da aveia pela manhã e antes das principais refeições faz seu organismo ficar mais forte e resistente, pois aumenta a nossa imunidade. Nossa, viu só como um alimento tão simples pode ser mais benéfico do que imaginamos à nossa saúde? Eu mesmo fiquei impressionado quando li a respeito e assisti a entrevistas de especialistas recomendando o uso da farinha da aveia. Agora que você está por dentro dos benefícios dessa maravilha, não passe mais um dia sequer sem ela. Vá até o mercado mais próximo ou loja de produtos naturais e compre já a sua farinha de aveia. Tenho certeza de que você vai gostar!

É fonte de gorduras boas: Com somente 8 gramas de gordura por porção de 100 g do alimento, a farinha de aveia é uma excelente fonte de gordura do tipo poli-insaturada e monoinsaturada- aquelas que trazem benefícios à saúde e ajudam a combater as inflamações.

Colabora para a perda de peso: Mais um dos benefícios da farinha de aveia é a ajuda para emagrecer, pois as fibras aumentam a saciedade e melhoram a sinalização do mecanismo da fome no cérebro. Ao entrar em contato com líquido no estômago, a aveia preenche o órgão, que por sua vez avisa ao cérebro que não é necessário o consumo de mais calorias, uma vez que ele já está cheio. O triptofano é outro nutriente presente na aveia que pode auxiliá-lo na luta contra a balança. Precursor da serotonina, o triptofano garante uma melhora no humor e evita aquela vontade de comer doce que costuma aparecer exatamente quando você está tentando perder peso. A baixa quantidade de calorias da farinha de aveia também garante que você se sinta satisfeito sem precisar consumir uma grande refeição calórica. Com 37 calorias por colher (10g), a farinha de aveia garante uma série de nutrientes com pouco valor energético. Acrescente 1 colher da farinha a 1 copo de iogurte desnatado e você terá um saboroso lancinho da tarde com pouco mais de 100 calorias. E por último a aveia, pode auxiliar no emagrecimento através da ação das betaglucanas, as fibras que inibem a absorção de gordura e facilitam a sua excreção pelo intestino.

Diminui a vontade de comer doces: Além do triptofano, que estimula a produção de neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar, a farinha de aveia também contém cromo, um mineral que pode auxiliar a conter a vontade de comer doces. Acredita-se que esse efeito do cromo sobre a vontade de comer doces aconteça pela atuação do mineral sobre o metabolismo de glicose nas células, o que evitaria picos de insulina e ajudaria a manter a saciedade por mais tempo.farinhas-aveia

Combate a depressão: Além do triptofano, a aveia contém magnésio e vitaminas do complexo B, que em conjunto favorecem a produção de neurotransmissores no cérebro. Serotonina, dopamina, noradrenalina são alguns desses mensageiros químicos responsáveis pela sensação de bem estar, e cuja produção pode ser estimulada pelo consumo regular de farinha de aveia.

Tipos de aveia. A aveia em flocos tem os grãos prensados. Dessa maneira, os nutrientes permanecem no grão. Ela combina com frutas cortadinhas e iogurte.

  • O farelo de aveia é preparado a partir da camada externa do grão. Contém maior quantidade de fibras solúveis e pode ser usado no preparo de pães.
  • Já a farinha de aveia é retirada da parte interna do grão. É o tipo de aveia que menos contém quantidade de fibras. Vai bem com bolos e panquecas.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: