Scroll Top

Doenças e Tratamentos

22 Remédios para Alivia a Dor da Atrite

A artrite talvez seja a mais antiga das infecções conhecidas. Múmias descobertas no Egito apresentavam-na, como também os homens pré-históricos e os dinossauros. Perto de 40 milhões de norte-americano sofrem do mal e no próximo ano teremos um milhão de novos casos. Você, talvez a tenha, alguém. Embora periodicamente surjam novos livros apontando novas modalidades de tratamento clínico e cirúrgico não vamos aqui falar de nenhuma “cura milagrosa”. Vamos apenas explicar como aliviar as dores sem necessitar de prescrição ou sem ter de recorrer ao médico. Muito se pode fazer em casa, sem a necessidade de equipamento dispendiosos, dolorosos e arriscado. Vamos ás condutas. (Salvo indicação, as dicas a seguir são para todos os tipos de artrite)

Emagrecer é sinal de alívio. Não há alimento ou dieta mágicos que afastem as dores artríticas. Mas se a pessoa tiver excesso de peso e perder alguns quilos, conseguirá uma redução significativa do estresse e da dor na coluna vertebral, nos joelhos, nos quadris, nos tornozelos e nos pés.

Motivo: Quanto maior o peso do corpo, tanto maior a pressão e o estresse sobre as articulações. Aumenta assim o estresse sobre a cartilagem que interfere no tecido ósseo, favorecendo a incidência de inflamação, edema(inchação)e dor.

Solução: Encontrar com médico ou nutricionista uma dieta conveniente e segui-la a risca.atreu

Em busca da força e da mobilidade. Mover dói, mas não mover destrói. O movimento incorreto prejudica, mas o movimento inteligente cura. A ioga ensina movimentos com o devido alinhamento articular o que ajuda a trazer as articulações deformadas de volta á posição normal conforme os músculos apropriados se alonguem e se fortaleçam.

Considere a possibilidade de uma sessão particular, seja com professor experiente, seja adquirindo um livro para aprender posturas correta. Mas lembre-se da advertência  da médica: A ioga bem-feita é o segredo para restaurar a higidez de articulações artríticas. Trabalhe dentro dos limites impostos pela doença mas não se deixe imobilizar por ela.

Alívio através da redução do estresse. As pessoas que mantém a vida sob controle, administram melhor a dor.

Vejamos algumas dicas específicas:

Não ter pressa. As pessoas com artrite precisam aprender a controlar o próprio ritmo e a não tentar fazer tudo nos dias em que se sentirem melhor. Essa atitude só as torna cansadas e doloridas no dia seguinte. É preciso fazer um pouquinho a cada dia, sinta-se dor ou não.

Aprender a relaxar: Há livros e fitas de vídeos que ensinam muitas dessas técnicas também ressalta que as articulações emperradas podem se tornar dolorosas: Se você se concentrar na dor, doerá mais, mas se você se ocupar com outras coisas que lhe sejam importantes não vai senti-la.

À noite, prevenir a rigidez matinal. Recomenda que se use alguma pomada antiespasmódica, a noite, antes de deitar. A pomada relaxa e dá uma espécie de conforto psicológico também. O motivo: “As pessoas com artrite sentem-se melhores durante o dia quando não apresentam rigidez pela manhã”.

Tanques de flutuação. As pesquisas demonstram que flutuar em tanques, conhecidos como tanques de isolamento ou de privação sensorial, pode proporcionar da dor artrítica. Os pacientes costumam passar uma hora no tanque. O alívio da dor vem pela redução do estresse. Corpo e musculatura relaxam, o que parece estimular a liberação de endorfinas, os analgésicos naturais do organismo.

Mistura de óleo e água: Artrite reumatoide nas mãos os tratamentos caseiros da artrite reumatoide dão certo e funcionam. A recomendação: Calor local e pomada de eucalipto, serve tanto para a artrite reumatoide quanto para o artrose. Esfregue-o sobre a articulação e cubra com um envoltório  de plástico. O calor úmido pode ser aplicado com toalhas úmidas ou mergulhando-se as mãos ou os pés em água morna.

Exercícios dentro d’água. “Os exercícios aquáticos são excelentes. Na água, a dor tem uma redução significativa, tornando a pessoa mais flexível  do que no plano atmosférico. Não há como não elogiar o efeito desses exercícios.

Gelo contra a dor. Recomenda-se essa modalidade de tratamento para as ocasiões em que uma articulação foi sobrecarregada por atividade ou uso excessivos. O gelo em saco plástico ou em bolsa de água funciona da mesma maneira. Aplicar durante 15 a 20 minutos e remover por outros 15 a 20 minutos. Essa sequencia pode ser repetida durante horas em cada ocasião, quando necessário.

Calor para diminuir a dor. Quando as articulações se mostrarem quentes, inchadas e dolorosas, o calor é a melhor solução, o frio as tornaria mais dolorosas.

Exercícios articular vigoroso. Recomenda-se a marcha, o ciclismo e a natação por não traumatizarem as articulações. Mas as pessoas pode praticar qualquer exercícios tolerado que eleve a frequência cardíaca a pelo menos 120 batimentos por minutos, que propicie efeito benéfico sobre o coração e os pulmões. O exercício vigoroso não piora a inflamação articular, mas melhora a atividade física e o estado de saúde dos participantes, reduzindo, ao mesmo tempo, a dor e o edema articulares, além de outras dores.

Evitar drogas viciantes. Os soníferos, os tranquilizantes e os narco analgésicos pode se tornar comuns na vida de uma pessoa com artrite. Não que essa droga não funcione, mas as pessoas vão precisando aumentar a dose ao máximo e acabam criando mais problema. Embora possa haver necessidade de auxilio profissional.

Peixe para aliviar a dor. Algumas pessoas de fato respondem a óleo de peixe. Certas pessoas, nem todas. Mostram que os portadores de artrite reumatoide, ao usarem cápsulas de óleo de peixe, melhoram da dor articular e da fadiga. Embora o óleo de peixe tenha sido muito divulgado pela imprensa nos últimos anos, o seu ingrediente ativo ácidos graxos ômega 3 tem sido usado há anos sob a forma de óleo de fígado de bacalhau. As pesquisas demonstram que o uso de 1 colher de chá de óleo de fígado de bacalhau por dia alivia os sintomas da artrite reumatoide, ao proporcionar ao organismo boa quantidade de vitamina A e D. A vitamina D é importante para o crescimento ósseo. A vitamina A talvez tenha efeito anti inflamatórios. Além disso, os óleos de peixe também competem com outros ácidos graxos que parecem desencadear o processo inflamatório da artrite.

Massagem. Em caso de massagem para aliviar a dor da artrite, vejamos. Convém trabalhar os músculos cujos os tendões movimentam a articulação dolorosa. Se a pessoa tiver artrite nas mãos convém exercitar a musculatura do antebraço, que vai do punho ao cotovelo, empregando a técnica de compressão.

Para isso, use a região da palma da mão junto ao punho, o polegar ou o cotovelo para comprimir os músculos e mantê-los assim durante alguns segundos. Solte-o, em seguida, para artrite do tornozelo ou do pé, trabalhe os músculos da panturrilha e da região anterior da perna.

Reforçar a ingestão de vitamina C. As pesquisas revelam deficiência de vitamina C em pessoas com artrite reumatoide. Os modelos clínicos desse médico revelam que a carência de vitamina C pode agravar os sintomas da doença, que quando ministrada em grandes doses pode-se obter a regressão clínica. A vitamina C é sem sombra de dúvida um excelente remédio para quem sofre de artrite reumatoide, a sua toxicidade é praticamente nula e se a pessoa ingerir 500 miligramas no dia, que não é uma  dose excessiva, tem vitamina suficiente para um efeito benéfico.atrie

Eliminar o óleo vegetal: Não há dúvida de que os óleos vegetais costumam ser benéficos para a maioria das pessoas. No entanto, as pesquisas mostram que as pessoas com artrite podem ser casos especiais e talvez necessitem minimizar a ingestão desse tipo de óleo, aumentando o consumo de óleos ricos em ácidos ômega 3. Isso não quer dizer que se deve eliminar os alimentos de natureza vegetal, como legumes e verduras, mas sim eliminar os produtos que contém óleo, como as coberturas de saladas as frituras e as margarinas.

Jejum com suco de cenoura: O jejum com suco de legumes reduz a dor de forma significativa em muitos pacientes com artrite reumatoide . O suco de cenoura, de aipo de couve ou de tomate são alguns que podem ser empregados. É recomendado para começar, o jejum absoluto, exceto o suco durante um dia, na primeira semana. Depois se deve jejuar durante dois dias alternados na semana seguinte (segunda e quarta por exemplo,) e três dias da terceira semana(segunda quarta e sexta). Mas não experimente qualquer espécie de jejum sem a supervisão médica.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: