Scroll Top

Doenças e Tratamentos

23 Formas de Trata Mãos Ressecadas

Mãos ásperas, ressecadas e rachadas, são um incômodo tão grande e ás vezes tão doloroso que você não desejaria para o pior inimigo. Vários são os fatores que causam o problema, o primeiro deles a baixa umidade do ar que resseca e irrita a pele. O segundo, a sua idade, pois com o passar dos anos o corpo deixa de produzir tanta oleosidade para manter a pele lisa e macia. E, enfim, os maus hábitos, a simples negligência no cuidado das mãos, e certa falta de bom senso são elementos que conspiram para tornar as mãos ásperas e rachadas. Siga o conselho de nossos consultores para tornar o problema.

Afaste-se da água. “Em primeiro lugar, evitar a água a qualquer custo”. ” A água seria como ácido nas suas mãos, por ter a pior influência possível em mãos ásperas e rachadas. A lavagem repetida remove a oleosidade natural da pele, que permite que a sua unidade evapore. É um efeito ressecante. Portanto, pense duas vezes antes de lavar as mãos.

Lavar só a palma das mãos. Quando tiver de lavar as mãos com frequência, procure lavar só a palma.” Você pode lavar a palma bem mais do que o dorso das mãos, que tem pele mais fina e resseca facilmente”.

Evitar o sabonete. “Em vez de usar sabonete, limpe as mãos com algum produto de limpeza sem oleosidade, como os importados Cetaphil ou SFC Lotin”.”Esfregue-o na pele, deixe fazer espuma, e remova-o com toalha de papel. Excelente forma de limpar sem causar irritação”.resse

Outras opções. Vá mais adiante com a idéia de não usar sabonetes. Lave as mãos com óleo de banho. “Talvez não pareçam limpas como se tivessem sido lavadas com sabonetes, mas não ficarão ressecadas”.

Uso de emolientes. Use algum tipo de emoliente tópico sempre que lavar as mãos e ao deitar. ” A força emoliente vai depender da intensidade da aspereza e das rachaduras”. ” As loções são menos umidificantes, seguidas pelos cremes, e, depois, as pomadas. Experimente primeiro uma loção. Se não for suficiente, passe para algum creme ou pomada”.

Toalha para secar as mãos. Se no banheiro de seu trabalho tem secador a vapor para as mãos, traga toalha de casa. ” Esses secadores têm se vinculado a ressecamento e rachaduras das mãos”. “Se tiver de usá-lo, mantenha bem afastadas as mãos do secador e seque-as completamente”.

Uso de água morna. Embora se deva evitar a água, ás vezes a imersão em água morna é indicada. “Para produzir a baixo custo o mesmo efeito dos cremes umidificantes, simplesmente mergulhe as mãos em água morna durante alguns minutos. Apenas remova o excesso de unidade sem esfregar e aplique óleo vegetal ou mineral á superfície úmida. Recomenda-se também mergulhar as mãos em solução de óleo e água. ” Use quatro tampinhas de óleo de banho em 1 litro de água. No fim do dia, mergulhe as mãos para repor a oleosidade ( durante 20 minutos). Basta para tratar as mãos ásperas e rachadas”.

Técnica de dupla camada. Ao aplicar qualquer loção ou creme. Chama técnica da dupla camada. “Aplique uma camada bem fina e deixe-a descansar por alguns minutos. Em seguida aplique outra camada fina. Duas finas funcionam muito melhor do que uma grossa”, assegura ele.

Óleo de limão. “Para suavizar mãos irritadas, misture gotas de glicerina com algumas de óleo de limão. Massageie as mãos antes de deitar, recomenda a especialista em pele.

Irritantes. Em casa, muito são os agentes potencialmente irritantes. “usar luvas brancas comuns para qualquer atividade doméstica”. “Isso inclui a leitura do jornal e inclusive a manipulação de compras. Toda vez que tiver o atrito da pele em mãos que já se encontram ásperas, irritadas e avermelhadas, o problema se agrava. A vantagem das luvas de algodão é que permitem que a pele respire e ao mesmo tempo absorvem qualquer unidade que ali se acumule”. ” Além disso”. “as luvas de algodão manterão a pele limpa e você não terá de lavar as mãos com frequência, com risco de perpetuar o problema”. “Se precisar de maior força de pressão para segurar alguma coisa, use luvas de como”.

Borracha e algodão. “Para trabalhar com as mãos na água, é extremamente importante usar luvas de algodão ficarem molhadas, troque imediatamente. Ou substitua por um par novo a intervalos de 20 minutos. A transpiração, as loções, e os medicamentos nas mãos se acumulam dentro das luvas e podem rapidamente tornar-se irritantes. Não recomendo luvas de borracha com revestimento de algodão porque é difícil de lavar. No entanto, as luvas só de algodão, separadas, podem ser lavadas com algum detergente suave”. ” O maior erro que as mulheres cometem quando têm problemas nas mãos é só usar luvas de borracha. Pioram o problema. A luva retém a unidade, impede a respiração da pele e causa atrito.” “Ás vezes você pode até evitar as luvas”. “Ao lavar pratos, uma escova de cabo longo evita que se mantenha as mãos em contato com a água”.

Meias de algodão. Recomenda que ocasionalmente se use luvas de algodão também ao dormir, para um melhor tratamento amaciante. “Umedeça o tecido com uma colher ( de chá) de vaselina,para que as luvas não absorvam o cremes das mãos. Em seguida, aplique o creme antes de deitar e calce as luvas. Use-as durante toda noite. As mãos ficam protegidas e podem melhorar muito”. ” O maior importantes”. “é não ir correndo á pia de manhã, para remover o creme. Também não recomendo dormir com luvas de plástico. Fazem as mãos transpirarem muito durante a noite, e agravam o problema”.

Hidrocortisona. Os cremes e as pomadas de hidrocortisona são boas no tratamento das mãos ásperas. Convém usar os cremes a 0,5%, várias vezes ao dia. Em seguida, coloque um produto mais pesado e oleoso sobre ele. Os cremes de hidrocortisona não substituem o bom cuidado com as mãos, torne a aplicá-los.

Xampu. Até o xampu pode prejudicar as mãos. Não use diretamente: peça a alguém para aplicá-lo ou use luvas de plástico.

Aveia. Para remover a camada superficial de célula mortas das mãos ásperas. ” Triture num liquidificador 1 xícara de flocos de aveia crua(não da instantânea) até obter um pó fino. Coloque-o numa tigela grande e esfregue as mãos no pó, removendo delicadamente a pele seca. Exangue com água fria, seque sem esfregar e aplique um creme de mão. Aguarde 2 minutos e aplique um pouco mais de creme”.

Contratar cozinheira.” O suco de creme crua, legumes, batata, cebola, tomante e até de cenoura, são ás vezes tóxicos para a pele, sobretudo quando já estiver irritada. Portanto, contrate uma cozinheira para o serviço de cozinha. Ou use luvas finas de plástico ao manipular alimentos”. “Evite sobretudo as frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, com as mãos expostas”. ” São terrivelmente irritantes e ressecam ainda mais as mãos”.

Mãos que precisam de cuidados médicos.

” Se você tiver fissuras e rachaduras nas mãos está com eczema e deve procurar um dermatologista”. ” Além disso, se aparecem bolhas ou vesículas ao lado dos dedos, provavelmente se trata de eczema e você vai precisar de medicamentos mais potentes”.

Há outros sinais que podem indicar atendimento médico. Se depois de duas semanas de tratamento não melhora e, convém procurar um dermatologista. Talvez você esteja com alguma micose ou psoríase das mãos.

Os médicos adverte que as pessoas ( como médicos, enfermeiras, cozinheiras, donas-de-casa) cuja ocupação requer muito contato das mãos com águas, durante período prolongados, podem facilmente desenvolver paroníquia por monília, micose que atinge a pele em torno das unhas.

“Particularmente suscetíveis são os garçons e bar-nem que lidam com cerveja, pois contém levedura. Quando a infecção atinge a prega ungueal protetora, torna-se avermelhada, inchada e dolorosa”.

Evitar os problemas antes de começarem. “Mantenham as mãos longe da água a qualquer preço. “Por isso sempre deixo que outra pessoa lave os pratos (pelo menos é uma das razões). Quando não pode evitar, durante o banho por exemplo, torno-as úmidos imediatamente depois. leva apenas alguns minutos para a umidade que se acumulou na pele evaporar. Quando acontece, as mãos ficam mais secas do que antes”

Proteção. “Nunca sair no inverno sem proteger as mãos. Isso significa usar boa camada de umidificante e luvas”.

Evitar o sol “Há muito deixe de sair ao sol porque resseca e envelhece as mãos da mesma forma que resseca e envelhece o rosto”. Se não quiser renunciar ao sol, use um creme protetor (solar) para as mãos.

Prevenção é a melhor solução

É sempre mais fácil prevenir a aspereza e as rachaduras do que tratá-la. Veja como prevenir:

Evitar água quente. “Uma boa norma a seguir: evitar a água quente, os detergentes e solventes fortes de limpeza doméstica”.

Evitar os sabões. “Como o problema surge por causa da remoção do óleo da pele, convém não usar sabões muito fortes, ásperos ou alcalinos. O melhor é sabão suave. Procure o mais suave, como do Dove norte-americano

Umidificar o ar. “A pele se umedece a parti do meio interno”. Se a umidade estiver no ar, pouco será removida pela pele. Portanto, boa idéia é um umidificador de ar em casa”. mao

Cremes umectantes. “Ao aplicar ao rosto algum creme umidificante pela manhã aplique um pouco nas mãos. Faça o mesmo á noite. Torna a pele mais resistente ás rachaduras. Basta duas vezes ao dia. E também depois de lavar as mãos.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: