Scroll Top

alimento rico em potassio alimentos saudáveis dicas Dicas de Saúde saúde

26 Alimentos Ricos em Potássio para Memória

Alimentos ricos em potássio são parte essencial de qualquer dieta equilibrada: O mineral ajuda a regular os níveis de fluidos do seu corpo, auxilia na função muscular e remoção de resíduos e ajuda a manter o sistema nervoso funcionando corretamente. O potássio também ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão arterial e diminui o risco de acidente vascular cerebral. A deficiência de potássio pode causar fadiga, insônia, depressão, fraqueza muscular, e muitos problemas cardiovasculares. Embora as pessoas com problemas renais devem evitar comer muitos alimentos ricos em potássio, a maioria dos adultos deve consumir cerca de 4.700 miligramas por dia.

Os extremos do potássio: O excesso e a carência: 

Excesso de potássio: O excesso de potássio não é tão raro quanto a carência, isso porque os alimentos ricos em potássio aparecem com frequência na mesa dos brasileiros. Pessoas que tomam medicamentos para hipertensão precisam ficar mais atentos, pois a combinação pode causar arritmias.

Carência de potássio: A carência de potássio (ou hipocalemia) é rara, uma vez que o nutriente é facilmente adquirido através da alimentação básica das pessoas, porém, pode acontecer uma falta devido ao organismo diferenciado de cada um, ou ao estilo de vida como tem os atletas. Os atletas, por exemplo, suam muito e o potássio é eliminado através desse processo, o que pode acarretar em câimbras, perda de apetite, disfunção muscular (ou paralisia dos músculos), enjoos, e vômitos. Pessoas que ingerem diuréticos ou medicamentos para pressão alta também precisam prestar atenção nos níveis de potássio. O que muita gente não sabe é que grande parte do potássio presente nos alimentos se perde no processo de cocção. Saiba agora como isso acontecepotassio

Perda de potássio nos alimentos

Existem algumas causas para o desperdício de potássio dos alimentos, algumas delas são:

  • Descascar os alimentos, já que na maioria das vezes grande parte do nutriente encontra-se na casca;
  • Cozinhar os alimentos na panela de pressão;
  • Cozinhar os alimentos em muita água;
  • Escorrer a água do cozimento e lavar o alimento novamente;
  • Lavar muitas vezes o alimento;

Por isso o recomendado é consumir os alimentos crus ou cozê-los o mínimo possível. Aproveitei que falei sobre flutuações de peso no post passado e quero trazer 5 alimentos que ajudam a desinchar pois são os top potássio!

Benefícios do potássio

  • Desempenha um papel importante na maioria das funções vitais;
  • Regula o teor de água das células;
  • Controla a quantidade e a distribuição da água no corpo;
  • Regula todas as funções celulares;
  • Previne a ocorrência do acidente vascular cerebral;
  • Melhora a memória;
  • Elimina o stress;
  • Ativa os sistemas enzimáticos.

Alimentos fontes de potássio

BATATAS: Sejam inglesas, roxas, ou doces, a batata pode ser uma grande fonte de potássio; cerca de 900 mg do nutriente pode ser encontrada em apenas uma batata. Essa fonte de carboidratos também é rica em vitamina C, vitamina B6, ferro e fibras (especialmente na casca). Somente evite fritá-las é claro! Uma unidade pequena tem cerca de 60 calorias e a batata doce tem um baixo índice glicêmico, sendo ideal para quem quer emagrecer, a melhor maneira para consumir são cozidas ou assadas. De batata! A batata inglesa vai super rápido no microondas: fatie finamente e coloque no microondas por cerca de 4 minutos ou mais.

FRUTAS SECAS: DAMASCOS, PÊSSEGOS E FIGOS: Se você morre de vontade de comer doce no final do dia, experimente lanchar cerca de 3 a 4 damascos secos. Além de matar a vontade de açúcar, vale muito a pena pois tem o potássio concentrado! O mesmo vale para as outras frutas secas como ameixas, pêssegos, uva passa…

BANANAS: Se você já ouviu falar sobre todos os alimentos ricos em potássio, você provavelmente sabe que bananas são uma boa fonte, que contém mais de 400 mg de potássio cada. Bananas fazem um lanche super saudável e versátil: cozidas, assadas, puras, congeladas e batidas no mixer! Enfim, muitas possibilidades! Além de energia e potássio, a banana também é uma boa fonte de fibras e vitaminas B6 e C. Para outras frutas frescas, rica em potássio, desfrutar de melão, kiwi, laranja e morangos.

ABACATE: Se abacate não é um alimento comum na sua casa, você deve começar a adicioná-lo à sua lista de compras. Este alimento denso em nutrientes é rico em potássio além de vitaminas e gorduras saudáveis para o coração. O abacate pode ser incluído no dia a dia de várias formas: como uma vitamina pela manhã, ou como molho para salada e até mesmo como lanche da tarde. Ótima opção com limão! Quer uma vitamina rápida para o café da manhã? Experimente bater: ½ abacate, ½ banana, ¼ xícara de iogurte light, ¼ xícara de gelo, 1 xícara de água de coco, 1 colher de chá de néctar de agave, e ¼ colher de chá de canela em pó.

Suco de cenoura: Rica em minerais, vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, esta bebida é dotada de boas doses de potássio: de dois a quatro copos de suco de cenoura contêm 500 mg desse nutriente.

Mamão: Fonte de inúmeros nutrientes, o mamão possui consideráveis doses de potássio. Só para se ter uma ideia, em uma porção de 140 mg dessa fruta é possível encontrar 360 mg de potássio.

Abóbora: Além de vitamina A e ômega 3, esta é fonte de potássio: 287 mg desse nutriente, por exemplo, é possível de ser obtido em 130 gramas de abóbora cozida.

Feijão: Rico em ferro, o feijão também é potente como fonte de potássio: 600 mg desse nutriente pode ser obtido em apenas meia xícara de feijão.

Melão cantalupo: Grosso e bastante nutritivo, o melão cantalupo é dotado, por exemplo, de 358 mg de potássio a cada 134 gramas.

Leite: Alimentos lácteos também são dotados de bons níveis desse mineral. Um copo de leite integral e um de desnatado, possuem, respectivamente, 300 mg e 400 mg de potássio.

Iogurte: Excelente agente para uma boa digestão e fonte de proteínas, probióticos e bactérias naturais, o iogurte contém de 350 a 500 mg de potássio por copo.

Molho de tomate: Uma medida de 150 gramas de molho de tomate enlatado pode conter de 450 até 650 mg de potássio. Entretanto, é importante verificar marcas que contenham pouco açúcar e sódio.

Beterraba: Com folhas comestíveis as quais, se cozidas, são dotadas de 654 mg de potássio a cada 72 gramas, a beterraba (fruto) possui, em média, 330 mg desse nutriente.

Peixes: Dez por cento da dosagem diária recomendada de potássio pode ser obtida na maioria dos tipos de peixes. Atum, salmão selvagem, bacalhau e linguado são os mais ricos desse mineral. Vitamina D e ômega 3 são outros dois nutrientes presentes em abundância em peixes.

Uva passas: Devendo ser consumidas com moderação, em decorrência dos níveis de açúcar, as uvas passas são capazes de fornecer, em uma mínima porção, até 300 mg de potássio.

Espinafre: Adicione o espinafre aos seus pratos é uma ótima ideia, bem como contendo uma grande quantidade de potássio também são ricos em potássio,ferro, fibras e muitas outras vitaminas e minerais

Couve: Nos últimos anos, a couve ou couve tem sido o foco de atenção dos fãs de sucos verdes, e com razão, pois é um dos vegetais mais nutritivos do mundo. Não é apenas uma das mais ricas em potássio, mas também tem grandes quantidades de vitaminas A e C, cálcio, magnésio, e até mesmo é uma boa fonte de proteína vegetal

Salmão: O salmão são elogiados por seu conteúdo em Ômega-3 e proteínas, mas pode não saber eles também são uma grande fonte de potássio. No entanto, devemos ser particularmente cuidadosos ao comprar este produto, já que nem todos têm a mesma origem.

AMEIXA: Suco de ameixa não é brincadeira quando se trata de potássio, fornecendo 530 mg por 3/4 xícara; meia xícara de ameixas cozidas tem cerca de 400 mg. As ameixas secas são boas para a regularidade do intestino, você pode não saber que comer mais dessas ameixas secas pode ajudar a manter os ossos fortes também. Em um estudo, mulheres que comeram 10 ameixas secas por dia, tiveram significativamente maior densidade óssea do que as mulheres que comeram maçãs secas.

MELAÇO: Procurando uma alternativa cheia de nutrientes para açúcar ou mel? Uma colher de sopa de melaço (tipo escuro de espessura) tem cerca de 500 mg de potássio e uma quantidade respeitável de ferro e cálcio.

SUCO DE LARANJA: Uma das mais saudáveis adições ao seu pequeno almoço é 3/4 de um copo de suco de laranja, ele fornece 355 mg de potássio. Especialmente a variedade fresco e espremido, é uma boa fonte de cálcio, ácido fólico, vitaminas do complexo B e diversos.

SOJA: Produtos de soja não transformados é uma ótima fonte de proteína e também pode combater a inflamação no corpo. Bônus: metade de um copo de soja cozida tem cerca de 500 mg de potássio.

Acelga: É rica em flavonoides que ajudam a quebrar carboidratos e possui cerca de 961 mg de potássio.
Ao preparar a acelga, lave em água fria sem encharcá-las. O caule é fibroso e pode ser aproveitado também, basta cortar, e colocar para cozinhar, e assim que estiver quase pronto, adicione as folhas de acelga por 2 minutos. Você pode desfrutar da acelga como acompanhamento de outro prato, simplesmente adicionando seu molho favorito. Se você está se sentindo inspirado, refogue um pouco de azeite, alho, cebola roxa e um pouco de vinho, finalmente, a acelga. Cozinhe por 3 minutos e sirva.

Castanhas, Nozes e Amêndoas :– São ricas em nutrientes importantes para nosso corpo como proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio. Mais da metade de sua composição está na forma de óleos ômega 3, 6 e 9, essenciais para o bom funcionamento do organismo. As frutas oleaginosas, especialmente nozes e avelãs, também são importantes fontes de fito esteróis.

Cereais – Principalmente os integrais (que não passam por refinamento) são ricos em fibras, carotenoides, tocoferóis e tocotrienóis, selênio, fenóis, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo, além de vitamina E e vitaminas do complexo B. Também são ricos em carboidratos complexos e fibras e apresentam um baixo teor de gordura, o que torna essenciais para o bom funcionamento do organismo.

FOLHAS VERDES ESCURAS: Algumas das melhores fontes de potássio são folhas verdes escuras, como espinafre, que quando cozido tem mais de 800 mg de potássio por copo; couve, que contém cerca de 600 mg por xícara quando cozido, e acelga, que tem quase 1.000 mg por xícara cozido. As folhas verdes são uma potência nutricional – baixas em calorias e rica em uma infinidade de vitaminas e minerais – para que você possa se sentir bem sobre a comê-los todos os dias. Suco verde e salada já!!potassio-potassio

Inclua alimentos ricos em potássio no seu dia a dia e sinta a diferença, principalmente na balança e na pressão arterial!

Alimentos Ricos em Potássio e os Músculos: Os alimentos ricos em potássio possuem papel importante na manutenção dos músculos, pois são fundamentais para manter a saúde deles em dia. Principalmente para atletas e praticantes de exercícios físicos regulares.. Para manter-se sempre saudável, não deixe de consumir esses alimentos fonte de potássio e faça exames periódicos para saber como está o nível desse nutriente no seu organismo.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: