Scroll Top

Doenças e Tratamentos

37 Maneira de Eliminar as Infecção do Corpo

vermelhidão congestiva da pele por dilatação dos capilares, que desaparece temporariamente com a pressão. O eritema pode ter carácter transitório ou permanente, e pode ser localizado ou generalizado. O eritema é uma manifestação frequente de um grande número de afeções cutâneas, de causas externas (calor, fricção, luz solar, irritações químicas ou por picada de insetos, etc.) ou internas (reflexos vasomotores de origem digestiva, medicamentosa, nervosa, psíquica, vascular, etc.) A  queimadura solar é muito  comum em pessoas de pele clara. Além da dor do eritema, a pele se prejudica pelo excesso cometido. O  melhor é prevenir, com  protetor solar, por exemplo. Quando o problema já existe, melhor é seguir o conselho dos especialistas.

Analgesia. A aspirina ou o AAS aliviam a dor, o prurido e o edema nos casos leves ou moderados. ” Tomar dois comprimidos de 4 em 4 horas”. ” A mesma dose de acetaminofen (Tylenol) também dá bom  resultado. Por outro lado, se o seu estômago tolerá-los, pode experimentar três ou quatro comprimidos de ibuprofeno de 8 em 8 horas”.

Antecipar a queimadura. Se notar que tomou sol demais, experimente tomar a aspirina antes eritema aparecer.  ” Alguns médicos recomendam 650 miligramas  de aspirina ( dois comprimidos), logo depois do sol. Repetir a dose a intervalos de 4 horas, até completar 6 doses”.

Compressas frias. Depois da queimadura, a pele fica inflamada. Experimente o resfriamento com compressas molhadas numa das seguintes substâncias. Se desejar, direcione um ventilador para a queimadura, acelerando o resfriamento.eritema

Água fria. Usar água corrente da torneira ou cubos de gelo. Mergulhe um pano em água e coloque-o sobre a queimadura. Repita a operação a curtos intervalos, tão logo o pano esquente. Aplique diversas vezes ao dia, 10 a 15 minutos para cada aplicação.

Leite desnatado. A proteína do leite traz muito alivio. Misture 1 xícara de leite desnatado em 4 de água, e adicione alguns cubos de gelo. Faça a aplicação de compressa durante 15 ou 20 minutos.

Acetato de alumínio. Se o prurido for intenso, experimente os talcos importados Buro-Sol antisséptico ou Talco Domeboro, misturados com água. O acetato de alumínio nesses produtos evita que a pele fique ressecada ou pruriginosa. Siga as instruções da bula.

Aveia. Recomenda água com aveia, que suaviza a pele. Envolva a  aveia seca em gaze. Embeba a gaze em água corrente. Descarte a aveia e embeba as compressas em liquido. Aplique a intervalos de 2 em 2 ou de 4 em 4 horas.

Loção de hamamélis. Umedeça um pano em loção de hamamélis. Aplique várias vezes para alivio temporário. Em áreas pequenas, mergulhe chumaços de algodão e faça aplicações delicadas.

Banho frio. Para afastar a dor, em vez das compressas, um caminho alternativo são os banhos frios. Acrescente a água necessária para manter a temperatura fria. Depois, seque a pele com toalha limpa, sem esfregar. As seguintes substâncias podem aliviar a dor, a coceira e a inflamação.

Vinagre. Misture uma xícara de vinagre brando numa banheira de água fria.

Bicarbonato de sódio. Polvilhe bicarbonato de sódio na água tépida do banho. Não se enxugue, deixe a solução secar espontaneamente na pele.

Uso de sabonetes. Os sabonetes podem ressecar e irritar a pele queimada. Se tiver de usar sabonete, use somente neutro ou suave, e enxague bem ao sair do chuveiro. Não mergulhe em água com sabão. Da mesma forma, afaste-se dos banhos de espuma.

Umidificar a pele. Os banhos e as compressas são bons e dão alivio temporário. Mas podem tornar mais seca a pele se você não usar umidificante, logo após. Enxugue-se sem esfregar a toalha, e passe algum óleo de banho. Deixe-o permanecer na pele durante algum tempo e aplique uma loção ou creme umidificante.

Resfrias o umidificante. Para maior alivio, esfrie o umidificante antes de usá-lo.

Hidrocortisona. Para combater a irritação e a inflamação da pele, usar alguma pomada de hidrocortisona a 0,05%.

Babosa. Começamos a encontrar provas na literatura médica de que o áloe vera é verdadeiramente capaz de ajudar na cicatrização das feridas. Simplesmente pegue uma folha, corte-a e aplique o suco. convém testar numa região pequena primeiro, para ver se não ocorre reação alérgica.

Cuidado com infecções. Se tiver uma infecção ou se estiver preocupado, use alguma pomada bacteriana, vendida sem receita médica.

Experimente um anestésico  local. Se a queimadura for leve, anestésicos vendidos sem receita poderão ajudar, aliviando a dor e o prurido. Procure alguma marca que contenham benzocaína, álcool benzílico, xilocaína ou hidro cloreto de difenidramina. Os anestésicos em aerosol  são fáceis de aplicar, mas não o pulverize diretamente no rosto. Ao contrário, aplique-o num pedaço de algodão ou gaze, para evitar o contato com o olhos.

Compressas de gelo. Em caso de queimadura leve, as compressas de gelo aliviam. Embrulhe cubos de gelo em pano úmido e aplique sobre a queimadura. Improvise, se for o caso: pegar um saco de ervilhas congeladas, por exemplo, e usar como compressa. Colocá-la numa toalha ou pano e jamais aplicar o gelo ou o que quer que seja diretamente sobre a pele.

Líquidos em  abundância. Beber bastante água, para combater o efeito ressecante  da queimadura.

Alimentar-se bem. Alimentar-se direto: uma dieta balanceada ajuda a propiciar os nutrientes necessários para a pele se regenerar.

Elevar as pernas. Se as pernas estiverem queimadas e os pés inchados, eleve-as acima do nível do coração, vai se sentir melhor.

Uma boa noite de sono. Dormir com uma queimadura causada pelo sol pode ser um pesadelo, mas é preciso repouso para que o corpo se recupere. Experimente polvilhar talco nas roupas de cama, para minimizar o atrito. O colchão de ar ou água pode também facilitar o sono.

Cuidado com as bolhas. Se elas aparecerem, você está com uma queimadura formidável. Se o incomodarem e forem pequenas, poderá drená-las com cuidado. Mas não retire a ” pele” que a recobre, você terá risco de infecção, se o ar não entrar em contato com os terminais nervosos sensitivos.

Drenar o líquido. Esterilize uma agulha, segurando-a junto á chama de um fósforo. Em seguida puncione a margem da bolha e comprima a parte superior com cautela, para o líquido sair. Faça-o três vezes nas primeiras 24 horas. E deixe a bolha melhorar por conta própria.infeca

Não comenta o erro duas vezes. Depois de uma queimadura, a pele leva de três a seis  meses para voltar ao normal. Em caso de queimadura séria e de descamação da pele, ela se torna mais sensível.  Se queimará com mais facilidade, se você não tomar o devido cuidado.

Recomendações importantes. Aplicar o protetor solar cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol, mesmo em dia parcialmente nublado. (Certos raios prejudiciais penetram na camada de nuvens,) Proteger os lábios, as mãos, as orelhas e a nuca. Tome o devido cuidado entre 10 horas da manhã e ás 3 da tarde, quando o sol é mais forte. Se insistir em se bronzear, faça-o gradualmente. Comece com uma exposição de 15 minutos e aumente pouco de cada vez. Use roupas protetoras ao nadar ou tomar sol. Os chapéus ,as roupas de tecido denso e as mangas compridas ajudam a evitar o contato dos raios solares com a pele.

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: