Scroll Top

cajá-maga dicas Dicas de Saúde exóticas Frutas

4 Benefícios da Cajá-maga para Saúde

O cajá manga, de nome científico spondias dulcis, é uma árvore pertencente à família das anacardiáceas, sendo também popularmente conhecida como cajá, cajarana, taperebá-do-sertão e cajá-anão. O fruto da cajazeira possui casca lisa e fina, de cor alaranjada, é originário do Arquipélago da Sociedade, no Oceano Pacífico, e está presente em quase todo o território brasileiro, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, além de outros países como São Tomé e Príncipe.caja-maga

Características e benefícios
O cajá manga é uma fruta rica em vitaminas A e C, fibras, cálcio, fósforo e ferro, nutrientes essenciais para a manutenção da boa saúde e o funcionamento correto do organismo.

O cajá manga: é uma fruta nativa das regiões tropicais da América, bastante popular no Brasil, especialmente no Nordeste. O fruto, avermelhado ou amarelado, polpa suculenta tem um respeito sabor azedo, revestida com uma fina casca.

O cajá manga: também é fornecido com espinhos pequenos na parte macia do mesocarpo. A cajazeira é uma árvore que se adapta bem a climas úmidos, sub-úmidos e quentes, portanto, deve ser plantados em solos profundos e drenados. A árvore é também usada para a máscara permanente de cacau. A colheita do cajá é feita manualmente, juntando-se a fruta caída no chão.

O cajá manga: é uma fruta rica em fibras, cálcio, fósforo e ferro.O fruto é muito popular no sul da Bahia, é facilmente encontrado em mercados de rua às margens de rodovias. A polpa da fruta é uma das mais negociadas na região, sendo usado na preparação de refrescos, batidas, licores e sorvetes.

A cajazeira é uma árvore:  que pode atingir até 15 metros de altura e se adapta bem a climas úmidos, sub-úmidos e quentes. O cajá manga é o fruto desta árvore e a sua colheita se dá de forma manual, sendo que o período de safra varia de estado para estado. Acredita-se que seja nativa das ilhas da Sociedade e de Fiji, localizadas na zona meridicional do oceano Pacífico e foi levado para a Jamaica no ano de 1872. No Brasil, a árvore adaptou bem aos jardins e pomares domésticos, bem como ao clima do semiárido nordestino. Atualmente, o cajá manga encontra-se espalhado por quase todos os países tropicais do mundo. De dezembro a julho, a árvore de porte médio estará repleta de cajás mangas maduros e que podem ser facilmente colhidos. Também conhecido como cajarana e taperebá-do-sertão, o cajá manga é um fruto em formato elipsoide, com 6 a 10 centímetros de comprimento, 5 a 9 centímetros de diâmetro, com casca amarelo-ouro ou pardacenta e polpa suculenta, aromática e de sabor agridoce e ácido quando maduro. A fruta também apresenta pequenos espinhos na parte macia do mesocarpo e a árvore é utilizada para a máscara permanente de cacau.maga-caja

Como cajá manga é consumido? O cajá manga é consumido ao natural e também pode ser utilizado no preparo de coquetéis, licores, sorvetes, geleias e compotas. A polpa congelada desta fruta é usada como ingrediente para suco e é uma das mais comercializadas na Bahia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: