Scroll Top

Doenças e Tratamentos

40 Forma para Eliminar a Dor de Cabeça

” Hoje não, meu bem. Estou com dor de cabeça”. Com este chavão universal o papo está encerrado. E a  noite também. Resta ao outro virar para o lado, fechar os olhos e tentar dormir.. Ás vezes, é mentira. Outras, verdade. Maridos e esposa não dizem: “Hoje não ,meu bem . Estou com dor no dedão do pé”. A dor de cabeça engendra e ganha o doloroso respeito mútuo.

” Dificilmente encontraríamos pessoa que nunca tenha tido dor de cabeça .

Cerca de 90% dos casos são classificados como “cafaléia de tensão”, em decorrência de contratura muscular. O tipo de dor de cabeça que nos pega durante o trabalho, durante as discussões, ou quando recebemos as contas do final do mês.

A dor de forma característica se espalha por toda a cabeça. É de natureza surda, ou se acompanha de uma sensação de aperto ou peso na cabeça. ” A maioria das pessoas descrevem-na como se estivessem com uma faixa ao redor da cabeça”. Mas não se tem certeza de que sejam sempre as contraturas musculares a causa das cefaléias de tensão.dor de cabeça

“Há pessoas que nascem com propensão á cefaléia”.”Sob estresse, nem todas apresentam dor de cabeça“. Mas nos EUA, mais de 40 milhões de pessoas , o problema é crônico. Além disso, estima-se que 16 a 18 milhões delas sofram de enxaqueca ( ou migraine), que tem merecidamente reputação pior que a da cafeléia de tensão.

A enxaqueca se encontra no especto das cefaléias vasculares e quase sempre ataca mulheres. Setenta por cento dos casos ocorrem no sexo feminino. Que a enxaqueca pode ser incapacitante, ou seja, causar invalidez temporária: a gente que padece dessa dor de cabeça chega a perder mais de 157 milhões de dias úteis por ano.

A dor característica da enxaqueca é unilateral, intensa e latejante ( mas em 40% dos casos incide nos dos lados da cabeça). Muitas vezes se acompanha de náusea e vômito, tremor e tonteira. Alguns apresentam sintomas premonitórios: visão turva, escotomas cintilantes ( imagens ou pontos visuais flutuantes), formigamento ou dormência de um braço ou de uma perna, entre outros.

Infelizmente, mesmo os médicos  especializados no problema não garantem o diagnóstico correto para todos os casos. ” Não há uma prova laboratorial capaz de distinguir a enxaqueca da cafaléia de tensão”. Assim, a despeito do nome que se dê á cafaléia de tensão, enxaqueca, ou qualquer outro palavrão, você se encontra na melhor posição para encontrar os hábitos ou fatores que a desencadeiam. Cabe a você fazer tudo o que estiver ao alcance para previni-la ou tratá-la.

Medicamentos. Para casos esporádicos, um ou dois por mês, tome aspirina ou outro medicamento vendido sem receita médica, de natureza analgésica e antinflamatória. Nos EUA, são gastos 4 bilhões de dólares por ano nesses remédios. Entretanto, o abuso desses medicamentos só piora o problema. É como coceira: quanto mais se coça, pior.

Tomar o remédio sem demora. Se decidir usar uma aspirina, tome-a imediatamente no principio da cefaléia. Caso contrário, poderá não conseguir eliminá-la.

Exercícios. Os exercícios são uma maneira de prevenir. Elimina-se o estresse.

Exercício durante a dor. Quando a cafaléia não for muito intensa, o exercício poderá fazê-la melhorar,” uma branda cafaléia de te.são, pode ser abolida pelo exercício”.

Em casos de maior intensidade. Nesses casos, o exercício agrava a dor de cabeça, sobretudo nos casos de enxaqueca.

Sono. O sono cura a dor de cabeça de minha gente.

Não dormir demais. É tentador , mas evite dormir um final de semana inteiro, adverte.” É possivel que acorde com dor de cabeça“.

O cochilo e a soneca.Embora um cochilo possa livrar a pessoa de uma cafaléia, se estiver sem dor de cabeça não convém cochilar. ” A soneca e o cochilo causam enxaqueca”.

Posição para dormir. A melhor posição para dormir é de costas. A de bruços ou outras mais cervical e provocar cefaléia.

Postura ao andar e sentar. O mesmo se aplica aqui. Evite também curvar ou pender a cabeça numa ou noutra direção.

O frio. Para algumas pessoas, a sensação de frio na testa ou no pescoço provoca o alívio da dor.

O calor. Para outras, uma ducha quente ou morna dá resultado.

Respirar fundo. A respiração profunda traz grande alívio das tensões. A inspiração profunda correta move o estômago em direção ao peito.

Sinais de tensão. Que se procure pelo corpo sinais indicativos de tensão. dentes ou pinhos cerrados, ombros contraídos.

Biofeedback. As pesquisas mostram que essa técnica é eficaz, tanto nos casos de cafaléia por tensão, quanto nos de enxaqueca.Está ao alcance de qualquer um e é bastante simples.

Usar as mãos. A automassagem e a acupressão podem ajudar. Dois pontos-chave para reduzir a dor pela acupressão são o espaço entre o indicador e o polegar ( comprimi-lo até sentir dor) e as proeminências ósseas da nuca ( com o polegar nelas, para aplicar pressão).

Relaxamento com um lápis. Colocar um lápis entre os dentes, mas sem morder. Relaxar para refazer isso.

Enfaixar a cabeça. Trata-se de um recurso antigo que tem algum mérito : basta amarrar um lenço ao redor da cabeça. Reduz o fluxo de sangue para o couro cabeludo e alivia o caráter latejante de uma enxaqueca.

Perfumes.Perfumes e aromas fortes podem desencadear enxaqueca.

Ser delicado. Acredite se quiser: Se a pessoa está sem dor de cabeça e se sentido muito bem, ” a fim , pode aparecer dor de cabeça durante o sexo. ” É considerada uma cefaléia de esforço.”É mais comum em pessoas com enxaqueca do que naquelas com apenas cefaléia de tensão”.

Silêncio. O ruído excessivo é um comum fator desencadeante de dor de cabeça.

Proteção dos olhos. As luzes brilhantes do sol, de lâmpadas florescentes, da televisão ou de monitores de computação podem causar estrabismo, fadiga ocular, e, por fim, cefaléia. Óculos escuros são bons para driblar o sol. Em ambientes fechados, interromper de vez em quando o trabalho em tela de computador e usar algum tipo de óculos protetor.

Cafeina. Se a pessoa não tomar a sua cota diária de café, os vasos sanguíneos se dilatarão, possivelmente  causando cefaléia. Mas café em excesso pode também trazer dor de cabeça; por isso, convém limitar o consumo diário para duas xícaras.

Mascar chiclete. A mastigação repetitiva pode causar contratura muscular e desencadear dor de cabeça.

Sal. O consumo exagerado de sal pode também desencadear enxaqueca em certas pessoas.

Comer nas horas certas. Omitir refeições ou atrasá-las causa cefaléia: falta de comida traz tensão muscular e a açúcar  no sangue declina, fazendo os vasos sanguíneos cerebrais se contraírem quando a pessoa torna a se alimentar, os vasos se dilatam, causando a cefaléia. Uma doente crônica de cefaléia.” Percebi que tinha dor de cabeça quando não me alimentava com frequência. Hoje faço diversas e pequenas refeições, parece que têm ajudado”.

Alimentos perigosos. Para finknauer, o leite  era um problema. Ela eliminou-o e as cefaléias diminuíram. Mas há outros alimentos que a causam.

Cachorro-quente com mostarda. Elimine-o. Por certo não ficará desnutrido e pode poupar a sua cabeça de uma cefaléia. Todos os alimentos que contêm nitratos podem trazer dor de cabeça. Os nitratos dilatam os vasos sanguíneos, o que pode causar forte cefaléia.

Comida chinesa. Muitos pratos da comida chinesa contém glutamato de monossódio; nas pessoas que não o absorvem bem pode causar cefaléia.

Chocolate. Além de engordar, contém tiramina, substância suspeita que pode provocar dor de cabeça. No entanto há pessoas jovens que desenvolvem tolerância a ela.

Nozes e queijos. Ambos contém tiramina.

Não fumar nem dirigir. Você não deve fumar. Fumar e dirigir ao mesmo tempo,com os vidros abertos em trânsito pesado, é dose dupla de monóxido de carbono. Parece que esse gás interfere de forma adversa no fluxo sanguíneo do cérebro.

Bebidas alcoólicas. Um drinque  não traz maiores problemas, mas se você abusa  estará procurando problema. Além disso, alguns licores contêm tiramina.

Sorvete. Já deve ter ocorrido com você: mandou vir um enorme sorvete e ficou com dor de cabeça. É preciso comer o sorvete devagar, para que o palato resfrie gradualmente, sem o choque do frio.

Reduzir as expectativas. Pessoas com mais idade são melhores nisso.” A incidência de cefaléia é maior em pessoas mais jovens”,”Estão sob maior estresse, tentando ganhar a vida, sustentar a família. Importante não exagerar”. Diminuir as expectativas também é manobra muito importante, para você e para as outras pessoas, acrescenta.

Relaxar com a técnica da psicoimagética. ” Imagine as suas fibras musculares todas retorcidas e contraídas”, “Em seguida comece a alisá-las mentalmente”.

Ter senso de humor. “Se você levar a vida muito a sério”,”pode identificar na rua as pessoas que caminham com o rosto contraído”, Provavelmente vai se perguntar por que estariam assim.

Grandes altitudes. As grandes altitudes podem desencadear cefaléia. Mas tomar vitaminar C e aspirina antes e durante o próximo passeio pelas montanhas, ou durante a próxima sessão de esqui, ajuda  muito. Ele recomenda 3 000 a 5 000 miligramas de vitamina C ao dia, antes e durantes o passeio, diariamente. Além disso, tome dois comprimidos de aspirina por dia, começar um dia antes da viagem. Antes consulte o médico, é preciso o sinal verde para tomar grandes doses de vitaminas.cabeça dor

Quando a cefaléia é sinal de doença mais  grave

As pessoas costumam ter a cefaléia mais comum: a de tensão. Não há perigo, não há qualquer problema. Entretanto, a cefaléia pode ser sinal de algo mais grave. Aqui os sinais de alerta. Pessoa com mais de 40 anos que nunca teve casos sucessivos de dor de cabeça.

Cefaléia que muda de localização. Cefaléias que vão ficando mais fortes. Cefaléias que sugerem com maior frequência. Cefaléias que não se enquadram num padrão definido, ou seja, quando parece não haver nada que as desencadeie. Cefaléias que começam alterar o ritmo de vida, quando se começa a perder vários dias de trabalhos. Cefaléias que se acompanham de sintomas neurológicos, como dormência, tonteira, visão turva ou perda de memória. Cefaléias que coincidem com outros problemas clínicos ou com outro tipo de dor. Nesses casos, procure o médico.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: