Scroll Top

chás diabetes dicas Dicas de Saúde melão são caetano planta Sementes

5 Benefícios do Melão São Caetano para Diabetes

O melão de são caetano, conhecido cientificamente como momordica charantia, é uma planta que faz parte da família das cucurbitariáceo e é originária de partes como leste da Índia e sul da China. Em todo o Brasil, também vem a ser reconhecido por nomes populares como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho. Tratando-se de características, é uma trepadeira de cheiro desagradável que possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que abre-se em válvulas espinhosas, possuindo carnosidade mole em seu interior, que torna-se amarelo avermelhada quando madura. O melão de são caetano pode ser facilmente encontrado em locais como pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. Sendo no Brasil o seu tipo mais selvagem considerado uma erva daninha. Desde a antiguidade já era utilizado na medicina, principalmente pelas tribos existentes na Amazônia. As lavadeiras utilizavam esta erva como clareador de roupas e tirador de manchas em geral.

Propriedades medicinais: Possui função: Adstringente, afrodisíaca, aperitiva, estomáquica, anticarbunculosa, anti-helmínticos, anti-hemorroidário, antidiabética, antimicótica, antifebrífugos, antivenéreos, antileucorreico, anti-reumática, antiflatulenta, anticatarral, antipirética, cicatrizante, colerética, depurativa do sangue, emenagoga, emético, emeto-catárquico, emoliente, estomáquico, febrífugo, hemostáticos, hipotensora, hipoglicêmica, laxante, purgativa, rubefaciente, supurativa, vomitivos vermífugo e vermicida.

Quando a erva pode ser indicada: Seu uso é recomendado em casos de: Afecções biliares, catarata, cólicas abdominais, colite, cravos, dartro, dores de ouvido, dor reumática, escabiose, enxaquecas, febre, fígado, hemorroidas, infecções da pele, irrigação vaginal, leucorreia, malária, menstruações difíceis, mordida de serpentes, morfeia, problemas de pele em geral, picadas de insetos, problemas gástricos, pruridos, queimaduras, resfriado, reumatismo, úlceras malignas e vermes.melao-sao-caetano

Benefícios do melão de São Caetano

Diabetes: O melão de São Caetano reduz o açúcar no sangue através do aumento do metabolismo da glicose. Beber um copo de seu suco diariamente é a receita para receber o benefício integral da fruta. Tal como acontece antes de quaisquer alterações que você pretende fazer na sua dieta, certifique-se de consultar o seu médico. Pare de usar se você está experimentando dor abdominal, diarreia ou febre. Monitore o açúcar no sangue regularmente e ajuste a medicação, se necessário, com a ajuda de seu médico.

Pedra nos rins: A pedra nos rins é uma condição médica extremamente dolorosa. E o melão de São Caetano é útil para estimular a sua eliminação natural. O melão amargo produz um ácido forte, que acaba com o problema. Para isso, basta usar o pó do melão com água, para criar um chá saudável. Este chá tem um sabor de noz e não necessita de adoçante.

Câncer no pâncreas: Um dos benefícios mais surpreendentes para a saúde que essa fruta traz são suas propriedades anticancerígenas. Acredita-se que elas interrompem a produção de glicose e potencialmente inibem o crescimento das células do câncer no pâncreas. Experimente o suco desse melão para obter os benefícios para a saúde. Ele atua também nas células cancerígenas no fígado, cólon, mama ou de próstata.

Perder pesoComo é comum na maioria das plantas, o melão de São Caetano é extremamente pobre em calorias. Por isso, se você quer perder ou manter um peso saudável, basta acrescentá-lo à sua dieta.

Fonte de vitamina K: A vitamina K contribui para a saúde dos ossos e para a coagulação do sangue, sendo um agente anti-inflamatório. Pessoas que sofrem de artrite podem, portanto, sentir menos dor e inflamação nas articulações, através do aumento dessa vitamina no organismo. Além disso, essa fruta é uma grande fonte de fibra dietética.melao-caetano

Modos de usar o melão de são caetano: Seus frutos cozidos agem em casos de vômitos e doenças venéreas.
Pode ser feito cataplasma com seus frutos maduros em casos de problemas hemostáticos. O suco de suas folhas secas é eficaz em casos de problemas eméticos, purgantes, mordidas de serpentes e afecções biliares. Sua raiz é um potente adstringente. A decocção de suas folhas é utilizada em afecções dermatológicas. Uma forte infusão de suas folhas ajuda em casos de escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas. Infusão da planta inteira serve para resfriado. Realizar infusão de 10g de suas folhas em estado seco em 1 litro de água serve para tratamento de leucorreia, menstruações difíceis e cólicas causadas por vermes. A infusão de seu fruto é bastante indicada para tratar hemorroidas. Fazer suco de suas folhas amassadas junto à óleo de amêndoas é bastante eficaz tratando-se de queimaduras. Já o seu suco puro age em caso de sarna.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: