Scroll Top

Doenças e Tratamentos

7 Solução para o Problemas das Cutículas

Não é problema sério. Até que você esbarre o dedo em algum objeto você vive esbarrando o seu dedo a toda hora. No cabelo, na roupa, no jornal no gato. Toda vez que usa as mãos, ligeiras pontadas lembram-no de sua presença. Saiba que os minúsculos retalhos triangulares de pele junto ás unhas nada mais são que pele morta. Essa pele, se não tiver um bom suprimento oleosidade, resseca e cai. São particularmente comuns em mulheres que mexem muito com água ou roem as unhas. No entanto, qualquer pessoa que a ocupação resseque as mãos está em risco. Os piores casos(além das rachaduras e do eczema nas mãos) ocorrem entre classificadores de cartas. Pessoas que trabalham com papel o tempo todo têm as mãos terrivelmente secas porque o papel absorve delas toda oleosidade. Muitas vezes se acham alérgicas á tinta do papel, e se trata ado efeito da remoção do óleo da pele. Se as suas cutículas lhe têm causado pesadelos, experimente as seguintes dicas.cutículas

Para remove-las. É preciso corta-las bem curtas antes que cresçam . Não se trata de aplicar-se uma cirurgia: com tesoura pequena, pontiaguda e esterilizada, remove-se o retalho da pele. Acrescenta que antes de tira-la convém embebe-la num puco de água ou em água com solução oleosa, para amolece-la. Muitos cortam a cutícula ainda dura e acabam aumentando o problema.

Um velho conselho. Não as arranque com os dentes. Pois vai acabar com profundos cortes na ponta dos dedos, que pode infeccionar.

Solução de óleo e água. Mergulhe a mão em solução de óleo e água, como na manicure, recomenda o dermatologista. Digo aos meus pacientes para misturarem quatro conchas cheias de óleo de banho em meio litro da água morna, mergulhando o dedo durante 10 a 15 minutos.

Protegendo o dedo. Para problema sério s de cutícula, que se passe uma pomada ou creme emoliente ao deitar, envolvendo-o em pequeno saco plástico. Prender a extremidade com esparadrapo. O plástico preservará a umidade durante a noite. Remova-se sem falta pela manhã.cuticulas

A roupa adequada. Quem tem tendencia a esbarrar nas coisas quando nervoso, convém usar calça com bolso. Mantenha as mãos nos bolsos até passar o nervosismo

Umidificação. Para prevenir as cutículas, umedeça-as todos os dias. Faça disso um hábito, e não dó quando se vai á manicure. Passe uma loção para as mãos em torno da cutícula, para manter mole a área. Convém aquecer em banho-maria o umidificante. Toda vez que passar o umidificante, passe-os também nas cutículas. Para preveni-las, passar azeite de oliva ou óleo de açafrão.

Soluções removedoras. Muitos dos produtos que visam remover pequenas películas e rachaduras na raiz das unhas, contêm hidróxido de sódio. Trata-se de substância tóxica, capaz de destruir a pele e causar irritação, quando ali permanece muito tempo. Convém usa-los esporadicamente, sempre seguindo as instruções do produto. Essa região do dedo tem a função de proteger a unha de bactérias e fungos nocivos. As cutículas são aparentemente inocentes, mas podem infeccionar e causar séria inflamação, na região e nos tecidos que circundam a unha.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: