Scroll Top

acnes alimentos saudáveis dicas Dicas de Saúde espinhas Frutas tratamento vitamina

8 Alimentos que Combatem Acnes e Cravos

A acne não é um problema que afeta somente os adolescentes. Alguns adultos são acometidos por cravos e espinhas após os 25 anos. Esse dano à pele nem sempre está relacionado à alterações hormonais, comuns durante a gestação ou no período menstrual. A má alimentação também é um fator contribuinte para o agravamento desse problema. Portanto, não basta recorrer aos tratamentos estéticos para cuidar da acne.

Esses produtos podem contribuir na amenização das lesões vermelhas e inflamadas na pele que ocorrem por causa do entupimento ou obstrução dos poros, onde estão as glândulas sebáceas (responsáveis pela remoção de células mortas na cútis).

O indicado é retirar do cardápio os nutrientes que agravam o quadro clínico. Alimentos com alto índice glicêmicos são os mais prejudiciais à aparência da pele. Ao ingerir em excesso doces, tortas, balas e bolos o indivíduo estará contribuindo para a elevação dos níveis de açúcares no sangue. Tais alimentos são pobres em fibras e nutrientes e podem provocar rugas e flacidez na pele.

O leite e seus derivados também são vilões da cútis, pois possuem hormônios em sua composição, contribuindo para o aumento da produção de sebo nas glândulas da pele. Uma alimentação saudável no dia a dia é benéfica ao organismo, pois combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo, ajuda na restauração da pele exposta à fatores ambientais e contribui para a produção e renovação de colágeno, responsável pela sustentação da pele.acne-acabar

A especialista selecionou alguns alimentos que ajudam a prevenir o aparecimento de cravos e espinhas:

Peixes: ricos em ômega-3 (gordura encontrada em espécies como atum e sardinha), contêm muitos nutrientes e são mais benéficos à saúde. Ajudam a reduzir doenças cardíacas, nível de colesterol ruim (LDL) no sangue e triglicerídeos. Por possuírem grandes quantidades de minerais em sua composição, os peixes têm ação anti-inflamatória que ajuda na diminuição de acne.

Frutas e verduras de cor amarela: são ricas em substâncias que ajudam a manter a pele sempre rejuvenescida e limpa. O betacaroteno encontrado em sua composição atua combatendo os processos inflamatórios. Além disso, são ricos em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e potássio que atuam como antioxidantes do corpo. São elas: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja, pêssego, entre outros.

Água: fundamental para hidratação do corpo, a ingestão de dois litros de água por dia ajuda a eliminar toxinas e impurezas presentes no organismo. Além disso, o líquido deixa a pele mais viçosa e rejuvenescida, contribuindo para a formação e renovação de colágeno na pele, pois eles dependem de água para um bom funcionamento.

Dieta com baixo índice glicêmico: Baseia-se na redução da quantidade de carboidratos refinados que aumentam os níveis de glicose no sangue, tais como: o pão, massas, bolos, doces, entre outros.

Vitamina A: Uma parte extra desta vitamina é a aplicação tópica de derivados (retinol) reduzindo a produção de sebo e melhorando diversos processos dermatológicos, incluindo a acne. É recomendável consumir cenoura, mamão, espinafre e pimentão.

Vitamina E: É muito útil para o sistema imunológico, porque tem as funções antioxidantes, o que protege as gorduras no corpo a partir da oxidação e também elimina os radicais livres que podem danificar a pele. Os alimentos que contêm vitamina E são: as sementes como a linhaça, a de girassol e os óleos vegetais.

Vitamina C: Protege a pele contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Ela ajuda o sistema imunológico a lutar contra infecções e a acelerar a cicatrização de lesões da acne.dieta-detox-desitoxicante

Zinco: Mantém a produção de hormônios em equilíbrio. Um desequilíbrio hormonal resultante da deficiência de zinco pode levar ao excesso de produção de sebo. As sementes, leguminosas, como o feijão são boas fontes de zinco. Assim, embora aparentemente, não existe uma relação direta entre os alimentos que se consome e o aparecimento da acne, uma dieta balanceada ajuda a reduzir a gravidade da acne.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: