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8 Benefícios da Água da Berinjela para Coração

A berinjela é um alimento versátil. Não foi à toa que tornou-se um dos principais ingredientes da culinária brasileira. Gostosa, tem papel fundamental na manutenção da saúde – e ainda influencia na perda de peso! “O fruto auxilia na redução da gordura da barriga, pois regula o intestino e diminui o colesterol”.

Por que a berinjela faz bem? Uma dieta ideal prevê a ingestão de 25 a 30 g de fibras diariamente. “E a berinjela é ótima nesse sentido, pois possui altíssimo teor: uma unidade de 150 g tem cerca de 4,35 g só de fibras – sem contar os outros benefícios“. Confira todas as vantagens dos dois tipos de fibra que fazem parte do alimento:

Fibras insolúveis: Presentes principalmente na berinjela crua, “elas demoram mais para serem eliminadas do estômago, o que adia a sensação de fome”. Resultado: você acaba comendo menos e, assim, ingere menos calorias.

Fibras solúveis: São o grande segredo da água de berinjela, já que se soltam do alimento enquanto ele fica de molho. “A água, então, torna-se rica nessas fibras solúveis, que no organismo viram uma espécie de gel capaz de absorver gordura e eliminá-la.agua-beringela2

Os benefícios do alimento

Tira a gordura do corpo: É que a berinjela tem uma substância chamada saponina, que age como um detergente: quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la.

Combate a celulite: O fruto tem substâncias anti-inflamatórias que trabalham para reduzir a celulite, já que os furinhos nada mais são do que uma inflamação nas células, agravada pela ingestão de alimentos gordurosos.

Previne doenças: Por ser cheia de compostos fenoicos – substâncias antioxidantes –, a berinjela reduz os radicais livres que atacam as células. Dessa maneira, protege o organismo de doenças como o câncer.

 Faz o intestino melhorar: As muitas fibras do fruto agem como um laxante natural, regulando o intestino e melhorando a digestão. Assim, o corpo todo fica mais saudável e a barriga a diminui.

Benefícios da Água de Berinjela Para Gordura Abdominal: Esse é um dos principais benefícios da água de berinjela para saúde. Pois, ela contém uma substância chamada saponina, o legume age como detergente no organismo: Rompe as moléculas de gordura presente no sangue e impede o organismo de absorvê-la. Além disso, o Seu alto teor de fibras alimentares solúveis, presente principalmente na casca da berinjela, formam um gel no estomago que retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade, e reduz a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.

Benefícios da Água de Berinjela no Controle o diabetes: As fibras são indispensáveis no programa alimentar de um diabético, pois retarda a velocidade de digestão e, com isso, a absorção da glicose no sangue é mais lenta. Além disso, Neste quesito, a berinjela domina totalmente: em cada 100g do legume, 2,9g são de fibras. Por isso, o alimento é considerado um aliado no controle da doença. Ao entrar em contato com a água no estômago, as fibras solúveis criam uma “capa” em torno da comida e dificultam a absorção de açúcar

Benefícios da Água de Berinjela Para Coração: A antocianina, um fitoquímico presente na casca da berinjela atua reduzindo o colesterol ruim (LDL) no sangue. Já a presença de fibras alimentares solúveis também dão uma força, pois diminuem a absorção de colesterol pelo intestino. Mas os benefícios do alimento para o coração não param por aí: a presença de flavonoides também impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação, conhecida como aterosclerose, que leva à formação de placas nas paredes dos vasos.

Benefícios da Água de Berinjela Para Digestão: Indicada para quem sofre de Prisão de ventre, a água de berinjela regula o intestino e melhora a digestão por seu alto teor de fibras, mandando embora a barriguinha inchada. O mesmo acontece com a retenção e líquidos, devido ao seu efeito diurético.

Outros Benefícios da Água de Berinjela:

  • A Água de Berinjela é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para algumas funções vitais.
  • A Água de Berinjela é rica no complexo B, que participa de várias atividades no nosso corpo, dentre elas: memória e força muscular.
  • A Água de Berinjela, também é excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.
  • A Água de Berinjela é também fonte de vitamina A, importante para saúde dos cabelos, pele e unhas.
  • A Água de Berinjela é rica em alguns dos principais minerais, podemos citar o cálcio, potássio e magnésio, que controlam a saúde óssea e do sistema nervoso.

A água de berinjela.

Como Preparar a Água de Berinjela? :É muito simples. Pegue uma berinjela média, tire a casca, lave-a bem e corte-a em cubinhos. Depois, pegue uma jarra e coloque meio litro de água e, por fim, adicione os cubos de berinjela. Deixe a mistura repousar durante uma noite, por isso é indicado deixá-la de um dia para o outro, aproveitando a noite para que a mistura se macere corretamente. Além disso, ela pode ser servida fresca ou com um pouco de suco de limão. O sabor será mais especial e a mistura oferecerá uma maior quantidade de antioxidantes. Lembre-se de tomá-la antes das refeições principais e sempre durante uma semana. A dieta pode ser feita uma vez por mês, e aos poucos será possível notar os resultados.dieta-bernjela

Como usar a Água de Berinjela?: A recomendação, de forma geral, é tomar a água de berinjela todos os dias pela manhã, em jejum, durante uma semana. Pode-se tomar um copo logo cedo e, depois, consumir o restante (de 1 litro) ao longo do dia. Além da água de berinjela também é possível consumir berinjela de outras maneiras: ao forno, cozida etc. Tudo depende do gosto de cada um, mas, ela nunca deve ser consumida crua. A berinjela crua é tóxica, pois contém um alcaloide chamado solanina, que pode causar vômito e diarreia;

 

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