Scroll Top

diabetes dicas Dicas de Saúde espinheira santa Frutas gastrite planta saúde tratamento

8 Benefícios da Espinheira santa para Ulcera

A espinheira santa é uma planta medicinal muito útil no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, devido às propriedades medicinais que possui. Outros nomes populares da espinheira santa são: espinheira-divina; maiteno; salva-vidas; sombra-de-touro; erva-cancerosa; cangorça e espinho-de-deus. Seu nome científico é Maytenus ilicifolia e pode ser comprada em algumas farmácias e lojas de produtos naturais. É conhecida por esse nome por suas folhas terem o formato de espinhos e por ser considerada um medicamento natural ou, como falam, um santo remédio. Essa planta também pode ser conhecida por outros nomes como espinheira divina, espinho-de-deus, salva-vidas, maiteno, sombra-de-touro, cangorça, erva-cancerosa, cancerosa, cancorosa, cancorosa-de-sete-espinhos, limãozinho, pau-José, entre outros.espinheira

Propriedades medicinais
Ação anti-inflamatória;
Cicatrizante;
Adstringente;
Antiácida;
Anti-asmática;
Anti-ulcerosa;
Calmante;
Analgésica;
Tonificante;
Antisséptica;
Diurética;
Laxante.

Benefícios: A espinheira santa é uma planta dotada de inúmeras propriedades medicinais. Algumas delas são: ação cicatrizante, anti ulcerosa, anti-inflamatória, tonificante muscular, analgésica, calmante, diurética, antisséptica e laxante.

Seus principais benefícios neste sentido são:

Combate à úlcera: A espinheira santa é rica em taninos, componentes com capacidade de cicatrizar lesões ulcerosas na região estomacal;

Alivio de gases: A espinheira santa é uma planta medicinal com ação antisséptica, o que permite que as fermentações do intestino sejam diminuídas (ou até mesmo totalmente eliminadas) após o seu consumo no dia a dia;

Prevenção do surgimento de tumores: Pesquisas recentes apontam que a planta também é rica em propriedades antitumorais. Neste caso, a planta diminui as chances do indivíduo da formação de um tumor, ou seja, do responsável pelo surgimento do câncer. Sendo assim, a planta medicinal se torna uma ótima aliada no cotidiano de quem quer trazer tais benefícios para a própria saúde.

A espinheira santa emagrece? Essa planta ajuda no emagrecimento devido a algumas propriedades que ela possui. Porém, ela sozinha não facilita a perda de peso. Para isso acontecer, o consumo dessa planta medicinal deve estar associado o consumo de uma alimentação saudável.

As propriedades que a espinheira santa possui que contribuem para a perda de peso são:

Mais saciedade e melhora do trânsito intestinal: Esses efeitos ocorrem por causa das mucilagens presentes nessa planta, um tipo de fibra rica em polissacarídeos. Ao serem ingeridos, esses nutrientes promovem uma sensação de saciedade, pois ocorre demora do esvaziamento gástrico, fator que controla a ingestão alimentar. Além disso, esses nutrientes melhoram o trânsito intestinal, pois absorvem bastante água ajudando a formar o bolo fecal e facilitando a eliminação desses resíduos. Com isso, ajudam a regular o funcionamento do intestino e o peso também. Mas para esse efeito ocorrer, é necessário que haja a ingestão aumentada de água.

Diurética: Essa planta ajuda a melhorar a função renal e a eliminar os líquidos retidos que contribuem para inchar o corpo. Esse benefício ocorre principalmente pela ação das substâncias antioxidantes.

Para que serve a Espinheira-santa: A espinheira santa serve para o tratamento de problemas de estômago como úlcera, gastrite, azia, queimação e dispepsia. É também eficaz contra a H. Pylori.

Propriedades da Espinheira-santa: As propriedades da espinheira santa incluem ação cicatrizante, anti-inflamatória, anti ulcerosa, calmante, analgésica, tonificante, antisséptica, diurética e laxante.

Modo de uso da Espinheira-santa: As partes utilizadas da espinheira santa são as suas folhas, casca e raízes.
Chá de espinheira santa: colocar 1 colher (sopa) das folhas secas de espinheira santa numa xícara e cobrir com água fervente. Deixar descansar por 10 minutos, coar e beber a seguir. Tomar 3 vezes ao dia.
Cápsulas de espinheira santa: tomar 1 ou 2 cápsulas de espinheira santa antes das principais refeições.santa

Efeitos colaterais da Espinheira-santa: A espinheira santa pode causar sensação de boca seca e náusea, que desaparecem com o uso contínuo do medicamento.

Contraindicações da Espinheira-santa: A espinheira santa é contraindicada durante a gravidez e lactação

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: