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9 Dicas para Manter o Cérebro sempre Jovem

De nada adianta cuidarmos da nossa beleza, do nosso corpo e até da nossa saúde, se também não nos preocuparmos com o nosso cérebro. Ele é um dos órgãos mais sensíveis do nosso sistema e é responsável pelo controle de todo o nosso corpo, e por isso deve ter um espaço bem grande em nossos cuidados. Foi pensando nisso, que trouxe algumas dicas para manter o cérebro jovem. Manter o cérebro jovem, independente da nossa idade é muita importante para o melhor funcionamento do nosso sistema imunológico todo. Seja ele para um bom metabolismo, prevenções de doenças relacionada à cabeça ou até para produções de tarefas diárias por exemplo. É necessário que ele trabalhe bastante diariamente, e para isso é preciso haver algumas mudanças de hábitos.

Vejam algumas dicas que separei para vocês manter o seu cérebro jovem:

Invista em vitamina B: Para um bom funcionamento do sistema nervoso central, a vitamina B é essencial. Isso por quê ela influencia na parte da memória e concentração, ou seja, invista em alimentos ricos nesse complexo, com alimentos,como por exemplo: cereais, nozes, peixe, feijão, abacate e legumes.

Atividades sociais: O ser humano precisa da socialização com outras pessoas por inúmeros motivos. Um deles é o estímulo do cérebro, com atividades, informações, conversas e trocas de opiniões, que ajudam no desenvolvimento de conexões entre neurônios. O contato com outras pessoas é tão eficiente quanto outros exercícios mentais, como ler ou fazer palavras cruzadas, por exemplo. Além disso, há pesquisas que mostram que pessoas que não se socializam e são solitárias, têm 2 vezes mais chances de desenvolver doenças da cabeça, como o mal de Alzheimer por exemplo.cerebro

Beba com moderação: O consumo de bebida alcoólica deve ser bastante controlado e moderado, pois ela sendo consumida em quantidades grandes e regulares, são capazes de diminuir a massa cerebral, prejudicando as funções cognitivas, dentre elas a memória.

Cuidado com o estresse: O estresse é bem comum em nossa rotina, principalmente para as pessoas que vivem em cidades grandes, que pegam trânsito, trabalham muito e não têm tempo para relaxar. Portanto, esse estresse deve ser controlado para não virar algo mais relevante e prejudicial. É recomendado sempre dar uma pausa nas tarefas diárias e relaxar um pouco. Meditação também é uma saída maravilhosa para acalmarmos os ânimos. Pratique sempre exercícios físicos para liberar endorfina e sempre que puder tire férias ou um tempo para você.

Alimentação adequada: A nossa alimentação deve ser rica em vitaminas, minerais e ácidos graxos para nutrir as células do cérebro e assim ter o seu funcionamento adequado. Os alimentos ideias para ele, são: frutos secos, legumes, verduras, chá verde, cacau, óleo de linho, queijo parmesão, peixe, banana, abacate, semente de girassol e aveia, por exemplo.Não deixem de adotar esses hábitos simples, que podem mudar suas vidas. Espero ter ajudado um pouco.

Proteja seus ouvidos: A perda auditiva tem grande impacto na massa cinzenta do cérebro. A mente sofre se for isolada dos cinco sentidos. E a perda auditiva parece detonar a perda da massa cinzenta do cérebro, provavelmente por colocar uma ênfase na atenção e por nos bloquear de estímulos úteis. Segundo um estudo americano, o problema aumenta em 24% o risco de atraso cognitivo durante um período de seis anos. Qualquer que seja a sua idade, vale a pena ter consciência das situações que poderiam estar acelerando a deterioração da audição Escutar música em alto volume por apenas 15 segundos por dia já é suficiente para prejudicar os ouvidos. Até mesmo o uso de um secador de cabelos por 15 minutos diários pode danificar as minúsculas células que captam o som.  E se você acha que já está sofrendo de perda auditiva, procure um médico. Cortar o problema pela raiz pode conter o declínio

Faça do bom sono uma prioridade: Durma sempre 7 a 8 horas por noite. Durante o sono, há células cerebrais que fazem uma limpeza do material tóxico que é produzido diariamente no cérebro

Tomar banho de olhos fechados: Não abrir os olhos nem para abrir a torneira, nem para pegar o shampoo na prateleira. Fazer todo o ritual do banho de olhos bem fechados. Este exercício serve para potencializar a área do cérebro responsável pelas sensações táteis. Troque as coisas de lugar a cada 3 ou 4 dias.dicas

Decorar a lista de compras do supermercado: Pensar nos diversos corredores do mercado ou fazer a lista mentalmente com base naquilo que é preciso para o café da manhã, almoço ou jantar. Este é um exercício de memória para o cérebro muito bom, pois ele ajuda a desenvolver e a ajustar a memória

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