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Doenças e Tratamentos

9 Maneira de Reduzir a Gordura do sangue

Os triglicerídeos, como o colesterol, são as principais fontes de gordura que circulam no sangue. Ambos necessários, o colesterol para fortalecer as células, os triglicerídeos para dar-lhe energia, quando permanecem elevados por longos período de tempo, ocasionando problema. No caso do colesterol, o problema é a obstrução arterial. No caso dos triglicerídeos, contudo, o problema ainda não é bem definido. Pode-se dizer que os triglicerídeos não tem importância independente nas cardiopatias. Mas em termos práticos, insiste ele, o elevado teor de triglicerídeos se acompanha de baixo teor de HDL- Colesterol (colesterol bom) e indica que se está transportando partículas de gorduras no sangue causadoras de doença vascular. Portanto, devem ser visto como sinal de perigo.

Convém lembrar que os triglicerídeos podem ser controlados de forma bastante semelhante a do colesterol. Melhorar os primeiros é melhorar o segundo. Se o seu médico o aconselhou a baixar a taxa de triglicerídeos, ótimo, as dicas a seguir o ajudarão. E se lhe disse para baixar o se LDL colesterol, também ótimo, as dicas não o prejudicarão. Uma dessas raras situações em que se ganha dos dois lados, desde que se sigam as sugestões seguintes.triglice

Cortar a gordura. A dieta é a melhor maneira de reduzir triglicerídeos. Suas recomendações consistem basicamente em eliminar as gorduras da dieta. Quanto menos gorduras, melhor. Para começar, reduzir para menos de 30% o aporte calórico das gorduras, embora o ideal seria para 20%. E manter as gorduras saturadas em menos de 10%.

Ir por etapas. Uma maneira de reduzir as gorduras ao nível de 20% é ir por etapas. Por exemplo: reduzir a ingestão de gorduras para 30% das calorias no primeiro mês (o nível médio desse aporte na dieta norte-americana é de 40%). E retornar ao médico para ver se houve melhora no teor de triglicerídeos. Se ocorrer, provavelmente ele lhe dará os parabéns e mandará prosseguir na dieta. Caso contrário, reduza a ingestão para 25%, mais um mês e veja o que acontece. Se houver melhora, reduza para 20% mais dois meses. Esse nível praticamente assegura boa parte do aporte calórico de carboidratos complexos, o que deverá propiciar uma redução do teor de triglicerídeos.

Passar para os carboidratos complexos. As populações com dieta rica nesses carboidratos não têm o problema da hipertrigliceridemia. Convém adotá-la sempre que possível, recomenda, mas cuidado para não introduzir a gordura pelos velhos hábitos de preparo dos alimentos. As receitas de que se dispõe para o carboidratos complexos, massas, arroz, feijão, e outros grãos, nos obrigam a cozinhá-los com muita gordura. É preciso encontrar receitas de lasanha, por exemplo, ou batatas coradas, que não utilizem gordura em excesso. E isso, é o mais difícil. Os pratos com alto teor de carboidratos e baixo de gordura, encontram poucas receitas e acabam obrigando você a comer espaguete puro, sem qualquer molho. Mas valeria a pena descobrir e preparar tais pratos? Pode apostar que sim.

Cortar os doces. Os carboidratos simples, balas, doces, açúcar e outras guloseimas, contribuem para elevar o nível de triglicerídeos, e recomenda que esqueçamos os açúcares. Os carboidratos simples, são provavelmente os piores agressores. Um verdadeiro problema.

Emagrecimento. Muito importante. Emagrecer depende do peso ideal, mas você não precisa perder todo o seu excesso de peso para uma queda dos triglicerídeos. Cinco quilos já bastam para quem está com 20 a 30% de excesso de peso. De qualquer forma, deve-se procurar manter o peso não mais do que 5 ou 10% acima do ideal.

Ginástica. A ginástica reduz os triglicerídeos. Embora difícil de dizer se em decorrência do emagrecimento ou de um melhor metabolismo; poderia ser de ambos. A razão dessa incerteza é que em certas pesquisas observou-se que 1 hora de exercício vigoroso, três vezes por semana, ajuda a reduzir o nível de triglicerídeos, mesmo que não se tenha redução de peso. De qualquer forma, o exercício é recomendado entusiasticamente por nossos consultores. Consulte o médico antes de começar um programa de ginástica.

Evitar o álcool. O consumo alcoólico é agravante da elevação desse tipo de gordura, convém evita-lo mesmo em pequenas doses.

Peixe. O óleo de peixe, e isso está bem documentado, tem o efeito mais acentuado sobre o teor de triglicerídeos. Diversas pesquisas demonstraram essa capacidade nos ácidos graxos ômega 3, encontrados nos óleos de peixe. Para se conseguir um bom teor de óleo de peixe basta comer peixe regularmente, ou combinando uma dieta rica em peixe com uso esporádico de cápsulas. Nas pesquisas, quase sempre se usa 15 gramas de óleo de peixe por dia, equivalente a 250 gramas de salmão, arenque ou cavalinha. Novas pesquisas conseguiram os mesmos resultados com 10 gramas.cora

Parece que o óleo de peixe é melhor nas pessoas que não comem peixe regularmente. Pois se alguém comer peixe regularmente, tenha certeza de que estará bem.

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