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Dicas de Saúde

A Força do Gengibre no nosso Organismo

A Raiz esta presente em diversas preparações culinárias e nas famosas receitas de sucos desintoxicantes, graças aos inúmeros benefícios que seu consumo garante ao bom funcionamento do organismo.

“Ele e conhecido pela população como um remédio para o estômago em gastrite, náuseas e vômitos, para gripes, e também no tratamento de inflamação, principalmente de garganta”, explica o especialista em plantas medicinais. Porém, você sabia que ele e uma opção versátil e pode ser acrescentado ao cardápio de outras maneiras? Confira!gengibre

Água: pode ser preparada em casa, como explica a nutróloga e médica ortomolecular: “corte duas rodelas de gengibre e coloque em um copo na geladeira durante toda noite. Depois, é só coar e beber”. Essa opção potencializa o efeito termogênico do gengibre e auxilia no combate aos radicais livres.

Farinha ou pó: você encontra essa variedade já pronta em supermercado ou lojas especializadas, ou ainda pode fazer em casa. ” Corte o gengibre em lascas bem finas, disponha em uma assadeira e deixe no forno até secar  completamente (sem queimar), depois bata no liquidificador. Se estiver realmente seca, formará a farinha”, explica a nutricionista.

Chá: de uso medicinal, ele é recomendado para tratar gripes e resfriados. Para prepara-ló, adicione 1/2 colher (chá) de gengibre em pó em 1 xícara (200 ml) de água quente. “Se preferir usar a raiz fresca, ferva uma rodela de gengibre ralada com 1 xícara (200 ml) de água por 10 minutos em fogo baixo. Depois, coe beba!”,

Cápsula: “é feita de gengibre em pó e tem uma ação bem reduzida devido à forma de absorção da versão in natura. Em geral, recomenda-se ingerir uma cápsula antes de cada refeição principal (café da manhã,almoço e jantar). Porém, o ideal é ter a indicação de um especialista antes de usar o produto.

Pasta: ingrediente comum nos pratos de culinária japonesa, essa opção não é difícil de fazer. Corte a raiz in natura bem fininha e bata no liquidificador ou processador até se tornar uma pasta, em seguida, tempere a gosto.

Desidratado: essa versão é indicada no combate a dores de garganta, além de ter poucas calorias. Para fazer em casa, corte lascas bem finas da raiz, disponha em uma assadeira e leve ao forno até ficar bem seco. Retire do forno e espere esfriar para mastigá-lo.gengibre

Cristalizado: pode ser utilizada em temperos culinários.”Como vai açúcar em seu preparo, ela é uma receita mais calórica, devendo ser evitada”. Para o preparo, cozinhe lascas de gengibre junto com açúcar, vinagre e sal. Transfira a mistura para um pote de vidro e deixe reservado por dois dias na geladeira antes de usar.

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