Scroll Top

tratamento

Alergia do Alimentos Causa Que é Tratamento

A alergia alimentar é uma reação de alergia, que pode manifestar-se em diferentes parte do corpo como pele, mãos, pés, boca, olhos e nariz, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolhas vermelhas na pele, inchaço nos olhos, boca e língua, podendo as vezes causar sintomas mais graves como dificuldade em respirar com chiado. Os sintomas podem surgir até 2 horas depois da ingestão do alimento, e o tratamento da alergia pode ser feito com anti-histamínicos como a Loratadina, por exemplo.

A alergia alimentar trata-se de uma reação inflamatória a uma substância presente no alimento, bebida ao aditivo alimentar ingerido, sendo importante ir no pronto socorro ou chamar o SAMU logo que os primeiros sintomas surgem, pois a alergia pode evoluir para uma reação alérgica grave também conhecida como choque anafilático.

Causas

A função de nosso sistema imunológico é defender o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em algumas pessoas, a resposta imunológica é desencadeada por uma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento específico. Quando isso acontece, ocorre uma reação indesejável no corpo que chamamos de alergia alimentar.

A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico.

Embora muitas pessoas apresentem intolerância a alimentos, as alergias alimentares são bem menos comuns. Em uma alergia alimentar real, o sistema imunológico produz anticorpos e histamina em resposta a um alimento específico. Isso não acontece com pessoas intolerantes, por exemplo, que despertam sintomas em decorrência da ingestão de determinado alimento, mas não correm risco de vida por causa disso.alergia aliment

Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas alguns são os principais vilões. Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são:

  • Ovo
  • Leite
  • Amendoim
  • Frutos do mar (camarão, caranguejo, lagosta)
  • Soja
  • Frutas secas
  • Glúten (doença celíaca)

A alergia alimentar geralmente começa na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Muitas crianças se livram das alergias conforme envelhecem, mas algumas alergias podem durar a vida toda.

Em crianças mais velhas e adultos, as alergias alimentares mais comuns são:

  • Peixe
  • Amendoim
  • Frutos do mar
  • Frutas secas

Muitas pessoas acreditam ter alergia alimentar, mas, na realidade, menos de 1% deles possui alergias reais. A maioria dos sintomas é causado por intolerância a alimentos.

Principais Sintomas de Alergia Alimentar

Os principais sintomas da alergia alimentar podem surgir até 2 horas depois da ingestão do alimento, bebida ao aditivo alimentar, e geralmente incluem:

  • Coceira e vermelhidão na pele;
  • Placas avermelhadas e inchadas na pele;
  • Inchaço nos lábios, língua, orelhas ou olhos;
  • Aftas;
  • Nariz entupido e escorrendo;
  • Sensação de desconforto na garganta;
  • Falta de ar e dificuldade em respirar;
  • Dor abdominal e excesso de gases;
  • Vômito, diarreia ou prisão de ventre;
  • Ardor e queimação ao evacuar.

Os sintomas da alergia alimentar podem surgir em todo o corpo e os sintomas mais graves começam quando está presente uma sensação de desconforto na garganta, que pode levar a dificuldades em respirar e falta de ar.

O que fazer quando os primeiros sintomas surgem

Assim que os primeiros sintomas de alergia alimentar surgem, é importante que tome medidas rapidamente, começando por tomar logo um remédio para a alergia receitado pelo médico, como a Loratadina ou Allegra, por exemplo.

Depois disso, é importante que fique atento ao sintomas, sendo importante que procure socorro médico imediatamento caso identifique que os sintomas pioraram ou caso note que algum desconforto na garganta ou dificuldade em respirar.
Se a alergia surgiu pela primeira vez ou se não tem remédios para a alergia à mão, é importante ficar atento ao sintomas que surgem, só sendo necessário procurar socorro médico apenas se existirem sinais de piora.

Tratamento da alergia alimentar

O tratamento para a alergia alimentar depende da gravidade dos sintomas apresentados que podem variar de pessoa para pessoa, sendo porém este geralmente feito com remédios anti-histamínicos como Allegra ou Loratadina ou com corticoides como a Betametasona, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia. Para saber mais sobre como é feito o tratamento da alergia alimentar .

Além disso, nos casos mais graves onde ocorre choque anafilático e falta de ar, o tratamento é feito com a injeção de adrenalina, podendo também ser necessário o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração.

Como saber se tenho alergia

O diagnóstico da alergia alimentar pode ser feito através de testes de alergia na pele ou ao sangue, que são pedidos pelo médico para identificar a origem da alergia.

Geralmente, quando não existem suspeitas sobre o que pode estar causando a alergia, o médico começa por testar os alimentos mais alergênicos como o amendoim, morango ou camarão, sendo o diagnóstico feito por exclusão de partes até que se chegue ao alimentos responsável.

O teste de alergia na pele consiste na observação dos sintomas que aparecem na pele após a aplicação de diferentes extratos de alimentos conhecidos por causar alergia, deixando atuar durante cerca de 24 a 48 horas. Após esse tempo, o médico irá então observar se o teste deu positivo ou negativo, observando se ocorreu vermelhidão, urticária, coceira ou bolhas na pele. Veja em maior detalhe como é feito o teste de alergia em Teste de alergia.

Por outro lado, o teste de sangue consiste na colheita de um pouco de sangue que vai para analisar em laboratório, através do qual se identifica a presença de alergênios no sangue, o que indica se houve ou não reação de alergia. Este exame de sangue, é geralmente feito após a realização de um teste de provocação oral, que consiste em ingerir uma pequena quantidade do alimento que causa alergia, observando-se depois se surgem ou não sintomas de alergia.

Tratamento de Alergia alimentar

O único tratamento comprovadamente eficaz para uma alergia alimentar é evitar o alimento desencadeador da reação.

Se a pessoa apresenta sintomas em apenas uma região do corpo (por exemplo, uma urticária no queixo após comer o alimento específico), talvez ela não precise de tratamento, pois, neste caso, os sintomas provavelmente desaparecerão em pouco tempo. Os anti-histamínicos podem ajudar a aliviar o desconforto e pomadas suaves podem oferecer um pouco de alívio aos sintomas.alimentos alergicos

Consulte seu médico se achar que apresentou uma reação alérgica a algum alimento, mesmo que tenha sido apenas uma reação local.

Qualquer pessoa diagnosticada com alergia alimentar deve sempre carregar consigo (e saber como usar) a epinefrina injetável. Se você apresentar qualquer tipo de reação grave ou distribuída por todo o corpo logo depois de comer o alimento que causa alergia, injete a epinefrina. Em seguida, vá para o hospital ou pronto-socorro mais próximo.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: