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Alimentos e Exercícios para Menopausa

Para combater o calor na menopausa é indicado o consumo de alimentos que contêm fito hormônios, porque eles atenuam a variação hormonal. Alguns exemplos são a soja, seus derivados e inhame. Outras dicas úteis para vencer as ondas de calor típicas da menopausa são:
Tomar uma bebida refrescante
Molhar os pulsos, atrás do pescoço e a testa com água fresca
Borrifar o rosto com água fresca
Usar um leque ou um pequeno ventilador portátil
É importante que a água esteja fresca e não gelada, porque a água gelada em contato com a pele levará ao aumento da temperatura do corpo.

Remédio caseiro para combater o calor na menopausa

Para combater o calor na menopausa pode-se tomar diariamente uma xícara de chá de Ruibarbo, porque esta planta medicinal contém fito hormônios que ajudam a diminuir as ondas de calor frequentes na menopausa.
Ingredientes
2 colheres (sopa) das raízes picadas de Ruibarbo (as folhas não devem ser consumidas)
1 litro de água fervente
Modo de preparo
Acrescente as raízes de Ruibarbo na água fervente e deixe repousar por alguns minutos. Quando esfriar, coe e beba a seguir. Deve-se tomar de 2 a 3 xícaras ao dia, ou 1 cápsula de ruibarbo por dia, para uma melhora significativa dos sintomas da menopausa.

Alimentação para evitar o calor na menopausa e exercícios
Na alimentação para evitar o calor na menopausa é indicado:
Evitar o consumo de alimentos açucarados, salgados e muito condimentados
Aumentar o consumo de frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina
Consumir alimentos derivados de soja, como o tofu
Sementes de linhaça
Para diminuir a frequência destas ondas de calor, recomenda-se ainda evitar refeições muito pesadas, as mudanças bruscas de temperatura, como sair de uma sala com ar condicionado diretamente para o calor da rua, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
As ondas de calor da menopausa são causadas por uma alteração no hipotálamo, responsável por regular a temperatura corporal. Com essa alteração é gerada a sensação de ondas de calor que deixam a pele do tórax, pescoço e do rosto avermelhadas por alguns minutos, seguidas de muito suor.

Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é muito útil no tratamento de ondas de calor. Vinagre de maçã não filtrada ajuda a regular as toxinas que o corpo está tentando eliminar através da transpiração.

Este, por sua vez, reduz a incidência e a intensidade das ondas de calor e suores noturnos.

Diluir 1-2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico e não filtrada em um copo de água, suco de vegetais ou suco de frutas.

Beba uma vez ou duas vezes por dia até que os sintomas diminuam.calor-da-menopausa

 Soja
Alimentos de Soja ajudam no equilíbrio dos níveis hormonais e ter alguma atividade estrogênica e, portanto, pode efetivamente tratar ondas de calor.

Depois de analisar 19 estudos, os pesquisadores concluíram que os suplementos de isoflavonas de soja também pode ajudar, pelo menos ao longo do tempo.

Tente ter duas porções de alimentos de soja por dia. Isso pode ser dois copos de leite de soja, 200 gramas de tofu, ou meia xícara de edamame.

Linhaça
Sendo ricas em fitoestrogênios, especialmente lignanas de linhaça é outro bom remédio caseiro para as ondas de calor.

Em um estudo de 2007 por pesquisadores, 29 mulheres com ondas de calor foram convidadas para comer 1,5 onças (40 gramas) de bagaço de linhaça por dia durante seis semanas.

No final do estudo, o número médio de ondas de calor caiu pela metade e sua gravidade diminuiu em 57 por cento.

Além disso, linhaça ajuda a melhorar o humor, reduzir a dor articular e muscular, reduzir calafrios e diminuir a transpiração.

Tente comer 40 gramas de semente de linhaça moída diariamente. Basta adicionar algumas colheres de sopa em sua aveia, iogurte, sopa ou batido todos os dias.

Sálvia
Um remédio antigo para ondas de calor é sálvia. Chá de sálvia pode ajudar a reduzir os sintomas de ondas de calor, em grande medida.

Sálvia contém flavonoides, óleos voláteis e taninos que também promovem a saúde em geral.

Adicione uma colher de sopa de folhas de sálvia fresca (ou uma colher de chá de sálvia secas) para uma xícara de água fervente.

Deixe em infusão por cinco minutos.

Adicione um pouco de limão e mel para o gosto.

Beba este chá duas ou três vezes por dia.

 Trevo vermelho
De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, trevo vermelho é um remédio herbal eficaz para as ondas de calor, bem como suores noturnos associados à menopausa.

Esta erva contém isoflavonas de plantas que têm propriedades similares ao estrogênio que ajudam a aliviar as ondas de calor.

Adicionar uma ou duas colheres de chá de trevo vermelho seco para uma xícara de água fervente.

Misturar durante 30 minutos.

Beber até três xícaras desse chá de ervas por dia.

Nota: Como o trevo vermelho pode influenciar outros medicamentos, fale com o seu médico antes de tentar isso.

A vitamina E
A vitamina E tem estrogênio e pode efetivamente eliminar ou reduzir a gravidade das ondas de calor em mulheres na menopausa. Ele também substitui os eletrólitos necessários que o corpo perde através da transpiração.

Em um estudo, 54 pacientes receberam 400 UI de vitamina E cápsulas de gel macio diariamente por várias semanas. No final do estudo, houve uma redução na gravidade das ondas de calor entre as pacientes.

Uma dose diária de 400 UI de vitamina E cápsula é recomendada para reduzir as ondas de calor. Tome uma cápsula de 200 UI duas vezes por dia com as refeições.

Também incluir verduras, frutas tropicais e nozes em sua dieta como elas são excelentes fontes de vitamina E.

Nota: A vitamina E pode levar de três a seis semanas antes de você notar a diferença.

vitaminas B
Vitaminas B, tais como B5, B2, B12, B6 e B3, pode ajudar a tratar e reduzir a gravidade de ondas de calor. Eles ajudam a regular hormônios como o estrogênio e progesterona.

Além disso, vitaminas B mantem as membranas mucosas da vagina saudável, reduz a depressão, alivia a ansiedade e perda de apetite correta.

Coma alimentos ricos em vitamina B5 como peixes, pães integrais, cereais integrais, legumes, abacate, nozes, ovos e bananas.

Coma alimentos contendo vitamina B2, como leite e ovos.

Coma alimentos de vitamina B12 como produtos de soja, ovos, leite e peixe.

Coma alimentos de vitamina B6 como sementes de girassol, de peru, frutas secas e bananas.

Coma alimentos de vitamina B3, como folhas verdes legumes, nozes, feijões e ervilhas.

Yoga
Exercícios de Yoga que envolvem posturas físicas (asanas), respiração (pranayama) e de relaxamento profundo (sava sana) pode ajudar a reduzir as ondas de calor em mulheres na perimenopausa ou recém-pós-menopáusicas.

Ela também pode ajudar os sintomas de combate, como alterações de humor, ansiedade, depressão e distúrbios do sono.

Faça 90 minutos de aula de Yoga restaurativa semanalmente por pelo menos oito semanas para reduzir o número de ondas de calor e sua gravidade, em grande medida.

Tente realizar as poses de ioga e posturas corretamente. Também dar importância a técnicas de respiração adequada.

Acupuntura
A antiga arte de cura da acupuntura também pode melhorar as ondas de calor.

Um estudo feito em 267 mulheres publicado na revista Menopausa descobriram que as mulheres que fizeram 10 tratamentos de acupuntura durante 12 semanas tinham muito menos ondas de calor.

Essas mulheres também dormiram melhor e tinham menos dor. No lado negativo, os resultados de acompanhamento em seis e 12 meses mostrou que a terapia pode não ter efeitos a longo prazo.

Quando agulhas finas são repicadas em pontos nervosos específicos do corpo, ajuda a liberação de hormônios como o cortisol, endorfinas e serotonina. Esta, por sua vez ajuda a reduzir a frequência e a gravidade das ondas de calor.

Obter o tratamento de acupuntura realizado por um médico experiente duas vezes por semana durante 10 semanas para notar melhoria na sua condição.

Exercício
O exercício não pode ajudar a reduzir as ondas de calor, mas certamente vai ajudá-lo a se sentir melhor. Mulheres que se exercitam regularmente se sentir melhor no geral, tanto física como mentalmente.

Fazer pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica (caminhar, dançar, natação, ciclismo), cinco dias por semana.

Também fazer 15 a 20 minutos de treinamento de força duas a três vezes por semana. Outros exercícios recomendados são respiração profunda, alongamento e exercícios do assoalho pélvico.

Dicas adicionais
Pratique a respiração profunda durante 15 minutos pela manhã e 15 minutos à noite e no início das ondas de calor.

Mantenha seu quarto refrescado à noite. Abra as janelas para ar fresco, usar ventiladores ou optar por ar condicionado. Você pode tentar “travesseiros frio” para colocar sua cabeça à noite.

Vestido em camadas para que você possa facilmente remover algumas de suas roupas no início das ondas de calor.

Se você sentir uma onda de calo, saborear um copo de água fria, água com limão ou qualquer tipo de bebida fria.

Evite alimentos quentes e picantes, bebidas com cafeína e álcool como estas podem provocar ondas de calor.

Se você estiver com sobrepeso ou obesos, perder peso para aliviar as ondas de calor.

Mergulhe na luz do sol de manhã cedo, durante pelo menos 15 minutos para nutrir seu corpo com a vitamina D.

Vivendo a Menopausa Bem
Compreender o ciclo hormonal da mulher:

A menopausa acontece em torno de 52 anos , em média. Os afrontamentos, suores noturnos, bem como ganho de peso, ou as famosas mudanças de humor são alguns dos companheiros de viagem da menopausa, este período inevitável na vida hormonal de uma mulher.

Do ponto de vista fisiológico, a menopausa é a cessação da função ovariana.

Normalmente, após a puberdade, os ovários produzem cada mês, sob a influência dos hormônios no cérebro, vários ovócitos: estes são os gametas femininos.

Durante este ciclo, hormônios ovarianos também fabricam, antes de estrogênio e progesterona.

Esses hormônios prepararam o revestimento do útero para receber um embrião futuro, se a fertilização.

Esta fertilização ocorre apenas muito raramente, o ovário parar de produzir hormônios e o revestimento do útero é parcialmente destruído.

Com o tempo, o estoque se esgote de ovos e ovários já não respondem à estimulação hormonal do cérebro. O ciclo então tornar-se cada vez mais irregular.

Os ovários produzem mais hormônios, há mais de ovulação e menstruação para o termo “menopausa” apenas significa “cessação da menstruação”. É um mecanismo de envelhecimento uma vez que ocorre naturalmente com a idade, cerca de 50 anos.

A falta de produção hormonal pelos ovários é a origem da maioria dos sinais da menopausa: ondas de calor, secura vaginal, suores noturnos, ganho de peso, irritabilidade, distúrbios do sono 80% das mulheres experimentam um constrangimento real.

Mas, felizmente, existem soluções.

Os sinais de aviso: pré-menopausa:

A pré-menopausa alguns sinais de alerta podem aparecer antes da chegada da menopausa, Mau humor, ansiedade, afrontamentos por vezes acompanhados pela transpiração ou, problemas urinários devido ao períneo que perde o seu tom, são todos os inconvenientes que possam surgir.

Estas mudanças não acontecem de repente, mas estão espalhados ao longo de vários anos. Algumas mulheres não experimentam algum destes sinais.

Um teste para verificar se a menopausa está instalado. Durante dez dias são prescritos progesterona, e se deve parar o tratamento, não há hemorragia, a mulher está na menopausa. Para ter certeza, repetir este teste três vezes.

Uma vez que a menopausa é diagnosticada, o tratamento pode ser aplicado para reduzir os sintomas da menopausa.

O Tratamento da Menopausa, uma Necessidade?

Após o balanço vem à consulta com um ginecologista. O objetivo: oferecer um tratamento da menopausa se necessário, e responder a quaisquer perguntas mulheres que vivem nessa transição fisiológica.

O objetivo de uma consulta no centro da menopausa é, em primeiro lugar para atender as necessidades de nossos pacientes, em termos de degradação do conforto pessoal, uma vez que existem soluções eficazes que podem oferecer-lhes.

Mas um dos objetivos é detectar fatores de risco clínicos com que as mulheres começam a menopausa, e é conhecido em todos os casos que a deficiência hormonal vai piorar.

Se tratamentos hormonais são eficazes, muitas mulheres hoje estão relutantes em seguir. Envolveu uma controvérsia sobre seus potenciais efeitos deletérios.

Em 2002, um estudo americano acusou-os de aumentar os riscos de câncer de mama e doenças cardiovasculares.

” Estamos em uma situação em que mesmo uma mulher sintomática irá recusar uma solução terapêutica eficaz porque teme este tratamento superam os benefícios, é provável que esperar ”

Um tratamento hormonal eficaz, mas sob supervisão:

Ondas de calor, ganho de peso, irritabilidade são os primeiros sintomas da menopausa.

Geralmente ocorre em mulheres de meia centena.

Para compensar a falta da menopausa hormonal, a solução mais óbvia é a de dar a terapia de reposição hormonal (TRH). No entanto, hoje, mais de 52% de mulheres na menopausa têm medo de tomar um tratamento à base de hormônios.

A terapia de reposição hormonal (TRH) substitui os hormônios falta de mulheres na pós-menopausa na sequência do acórdão da atividade dos ovários.

O HRT é um substituto que consiste de dois hormônios: estrogênio e progesterona.

O tratamento hormonal é assim constantemente avaliado, porque depois de cinco anos de prescrição, não há mais risco de desenvolver câncer. Para aqueles inícios uma indicação-contras, outras soluções são propostas.

Este medo se instalou na sequência de uma pesquisa nos EUA publicado em 2002, que mostrou que estes tratamentos podem aumentar o risco cardiovascular e câncer de mama entre as mulheres americanas com mais de 60 anos.

O risco de câncer de mama é realmente muito baixo, com os hormônios utilizados. E hoje sabemos que eles não ameaçam o sistema cardiovascular, em vez disso, protege.

Outra vantagem, estes hormônios atrasam o aparecimento da osteoporose.

No entanto, há hoje apenas 8% das mulheres na menopausa que seguem este tratamento contra 20% em 2002.

É aconselhável parar a terapia de reposição hormonal após dez anos. Mas o sintoma da menopausa pode retornar à interrupção.

Viver bem sem a terapia hormonal na menopausa:

Hormonal, existem outras soluções. Medicamentos ajudam a luta contra a osteoporose e outros sintomas, como ondas de calor, recomenda um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares.

Menopausa e sexualidade:

Vários estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos, a maioria das mulheres continuam a ter uma vida sexual ativa após a idade de 50 anos.

No entanto, a idade da menopausa é por vezes imaginada como uma hormonal de “cap”, acima do qual podem ser degradados os diferentes aspectos da sexualidade. Mas o que é realmente?

Na realidade, as mudanças biológicas e hormonais que acompanham a menopausa não tem absolutamente nenhum efeito sobre o comportamento sexual, libido ou o prazer das mulheres.

Na realidade, a única coisa que pode influenciar negativamente a sua sexualidade… é a crença nessa crença.

O resultado de um estudo recente demonstra: práticas sexuais, satisfação, funções biológicas, fantasias, representações em termos de sexualidade são significativamente o mesmo em francês mais de 45 anos na pré-menopausa e aquelas com menos de 55 anos deixaram de ovular.

Um tratamento hormonal possível para as mulheres recentemente na menopausa não influenciou a sua sexualidade.

O efeito negativo da menopausa na vida sexual de algumas mulheres, portanto, parece “mais simbólico do que biológica”, nas palavras dos autores do estudo.menopausa

Convencidos de que a menopausa significaria entrar “velhice”, elas iriam afastar-se da atividade sexual.

De acordo com os autores do estudo, “é muito importante para informar as mulheres que entrarão na época do início da menopausa, bem como os seus parceiros e profissionais de saúde que os tratam, os efeitos relatado negativo sobre sexo são mais propensos a ser devido à antecipação [destas questões] ou representações negativas que os efeitos biológicos ou hormonais”.

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