Scroll Top

alimentos cancerígenos dicas Dicas de Saúde saúde

Alimentos que Causam Refluxo Ácidos

 

A doença do refluxo gastroesofágico, ou refluxo, é caracterizada pelo retorno do ácido estomacal ao esôfago, ao invés de seguir o fluxo da digestão. O ácido estomacal é o grande responsável pela digestão dos alimentos no estômago e, quando este passa do estômago para o esôfago, provoca irritação e queimação local, gerando os sintomas da azia. O refluxo ocorre, geralmente, devido ao mal funcionamento do esfíncter esofágico, uma espécie de válvula que controla a entrada dos alimentos no estômago. Após ser ingerido, o alimento passa pela boca, pelo esôfago e, então, com a abertura do esfíncter, passa para o estômago. Quando a válvula não está funcionando corretamente pode ocorre uma abertura fora de hora e um vazamento do ácido para o esôfago. Esta situação é chamada de refluxo, ou doença do refluxo gastroesofágico

Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento do refluxo. Na grande maioria das vezes, são os hábitos alimentares que levam à tanto, sendo que certas atitudes tendem a piorar a condição. O refluxo é de fácil diagnóstico e tratamento, por isso, não deixe de procurar por um médico diante dos primeiros sintomas.refluxo-alimentos

Por que ocorre o refluxo?

O esfíncter, espécie de válvula que fica entre o esôfago e o estômago, abre e fecha para os alimentos caírem no estômago. Quando, durante esta passagem, o ácido gástrico, responsável pela digestão, cai no esôfago, temos um caso de refluxo e, consequentemente, de azia.

Quando esfíncter não fecha, tudo o que está no estômago pode passar para o esôfago. Esta é a principal característica do refluxo e, diante dos sintomas um médico deve ser procurado. O refluxo leva ao desenvolvimento de azia e de queimação, assim como de uma leve dor na parte de trás do esterno.

Causas do Refluxo Ácido: Chocolate

Más notícias para os amantes do chocolate: Chocolate parece causar refluxo ácido mais do que qualquer outro alimento.

É uma tripla ameaça:

Chocolate contém cafeína e outros estimulantes, como a teobromina, que causam refluxo ácido.
O chocolate é rico em gordura, gordura e provoca refluxo ácido.
Chocolate também tem alto teor de cacau, e cacau provoca refluxo ácido.

Teoricamente, o chocolate não é tão mau como o chocolate de leite de alta gordura, mas vamos enfrentá-lo, todo o chocolate é ruim para o refluxo ácido.

Causas do Refluxo Ácido: Refrigerantes

Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas são algumas das principais causas de refluxo ácido. As bolhas de carbonatação expandem dentro do estômago, e o aumento da pressão contribui para o refluxo ácido. Refrigerantes com cafeína e aqueles que são ácidos (quase todos) são ainda piores.

Das bebidas que foram testados, Coca-Cola e Peps Diet foram as mais ácidas. Todas as bebidas gaseificadas podem ser um problema, por isso os autores recomendam a abstenção completamente para evitar o refluxo ácido.

Causas do Refluxo Ácido: Frituras

Os alimentos fritos são as causas mais reconhecidas do refluxo ácido. Também é o alimento mais frequentemente associado com azia, que é a dor torácica do refluxo esofágico.

Alimentos fritos (ou mesmo não tão bem-fritos) estão na “lista ruim” por causa de seu alto teor de gordura.

Causas do Refluxo Ácido: Álcool

Cerveja, licor, vinho e acredita-se contribuir para o refluxo. Muitas bebidas alcoólicas não são muito ácidas. No entanto, o álcool é acreditado para relaxar a válvula na parte inferior do esôfago (onde se une ao estômago), levando ao refluxo.

Abster-se se você pode, caso contrário, tomar apenas um cocktail ou um copo de vinho por dia, e evitar completamente misturadores ácidos como suco de laranja ou soda.

Causas do Refluxo Ácido: Alto teor de gordura em produtos lácteos

Todos os alimentos ricos em gordura causam refluxo. Não há nenhuma razão para acreditar que um alto teor de gordura da manteiga ou queijo é melhor que outro, a este respeito. Se você tem refluxo e um hábito de comer queijo, alguma coisa séria pode acontecer.
Use uma pequena quantidade desses alimentos como condimento, mas não como ingredientes principais. Baixo teor de gordura é melhor do que nenhuma gordura.

Causas do Refluxo Ácido: Carnes ricas em gorduras

Refluxo ácido é causado por alto teor de gordura da carne, porco, cordeiro, que permanecem mais tempo no estômago e assim, aumentam a chance de ter refluxo ácido.

Tente cortar um pedaço de carne magra e comê-lo apenas uma vez por semana.

Causas do Refluxo Ácido: Cafeína

Uma xícara de café ou chá por dia é bom, mas as pessoas que bebem café durante todo o dia estão cortejando o refluxo, se não o tenha feito.

Tente mudar para a camomila, que é o melhor chá de ervas, ou você pode tomar uma xícara de chá verde por dia, se for levemente fermentado.

O que fazer?

Diante dos sintomas do refluxo um médico deve ser procurado. O refluxo tende a provocar azia, queimação, dificuldade para engolir, dor na garganta, náuseas, rouquidão, tosse seca, dor no peito e inchaço na garganta, por exemplo. Ter atenção a estes sintomas e procurar por um médico é medida fundamental para o tratamento do refluxo.refluxo-acido

O diagnóstico costuma ser bem simples e baseado em perguntas e na análise dos sintomas. Caso haja dúvidas, alguns exames complementares podem ser solicitados tais como o raio-x e a endoscopia, por exemplo. Depois de determinado o diagnóstico é preciso dar início ao tratamento. Lembre-se de nunca realizar automedicação, pois o uso incorreto de certos fármacos pode piorar uma situação e ainda mascarar outra mais importante.

O tratamento do refluxo é baseado no uso de antiácidos e de outros medicamentos, assim como em mudanças nos hábitos alimentares e de vida. Recomenda-se, por exemplo, evitar consumir os alimentos acima mencionados. Recomenda-se também não tomar café após as refeições, assim como não deitar depois das mesmas. O refluxo pode ser evitado reduzindo o estresse, consumindo os alimentos corretos e comendo devagar pequenas porções ao longo do dia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: