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Alimentos que Saciam a Fome durante a Noite

  • Depois de um dia cheio de trabalho ou estudos, tudo o que você quer é descansar e fazer um lanche à noite para ir para cama. Mas o que preparar para não levar sua dieta embora junto com a fome? Dá as dicas e ensina receitas para você se manter em forma e se alimentar bem à noite.
  • Comer bem é essencial durante todo o dia. Porém, a noite requer alguns cuidados especiais com a alimentação, graças às mudanças que o período proporciona ao nosso corpo. Com o metabolismo em marcha lenta, uma alimentação errada pode provocar aumento de peso e ainda atrapalhar o sono.
  • Você está cuidando da alimentação, treinando direitinho… Mas, por alguma razão, acordou com a péssima sensação de inchaço? Relaxa, isso acontece com maioria das mulheres. Se a culpa é a desidratação, do seu ciclo menstrual ou algo que você comeu, a boa notícia é que dá para se livrar da retenção. Basta incluir alguns alimentos (poderosos!) no cardápio noturno:

Cuidado com o índice glicêmico

Segundo a nutróloga, é preciso estar atento ao índice glicêmico dos alimentos que serão consumidos para fechar o dia. “Tudo o que tiver alto índice glicêmico vai rapidamente virar gordura porque o organismo terá menos tempo para gastar o que foi consumido”. “Prefira comer frutas como mamão papaia ou melancia, ou mesmo os pães, durante o dia, quando se tem mais tempo para gastar tudo isso”, continua.

Pão é o grande vilão?

O pão é rico em carboidrato e os que são feitos com farinhas brancas representam alto índice glicêmico. Ele não estão proibidos, mas vale a pena substitui-los por versões integrais, indica a médica.

Lista de alimentos

A refeição noturna também deve ter alimentos de todos os grupos, como carboidratos, fibras e proteínas, recomenda Liliane. “Você pode comer uma fruta, maçã, pera, melão, ameixa fresca, nectarina ou morango. Também vale incluir legumes no geral e as verduras verdes”, sugere a nutróloga. “O carboidrato pode ser chia, quinoa ou linhaça. E como proteína, você pode comer peito de frango ou atum ou um iogurte desnatado, queijo branco, cotage ou leite desnatado”. alimentos da noite

Acerte nas combinações

Já temos uma lista de alimentos, mas como combiná-los de maneira correta. “Você pode misturar um pote de iogurte desnatado com maçã picada e uma colher de chia. Ou bater uma vitamina de leite desnatado, morango e linhaça. Com isso, consegue todos os grupos e ainda garante uma boa quantidade de fibras em seu lanche”.

Qual o horário da última refeição?

Não é possível indicar um horário ideal para a última refeição. Tudo depende do ritmo de cada um. “Quem treina ou faz academia à noite e vai dormir mais tarde pode comer mais carboidrato. Já quem dorme cedo e é mais matutino terá menos tempo para gastar esses alimentos à noite e, por isso, precisa tomar cuidado com o que tiver os maiores índices glicêmicos”,

Prepare-se para não se sabotar

A nutróloga ainda lembra que a maneira como você arruma a geladeira pode lhe ajudar a se manter na dieta até quando bater aquela fome à noite. “Deixe na geladeira, à primeira vista, o que for mais saudável. Sabe que à noite pode ter vontade de beliscar, então já deixe ali na frente da geladeira potinhos com pepinos fatiados ou cubos de cenoura”, sugere.

Se quiser um docinho, aposte na gelatina. “Deixa gelatinas prontas. E para incrementar, pode bater a gelatina com um pote de iogurte desnatado e pedacinhos de fruta antes de colocar para gelar. Você vai ter aquela gelatina com uma camada de creme. E é melhor comer dois potinhos de gelatina diet do que um pote com creme de leite ou leite condensado”, indica. “Enfeita os olhos e ainda terá fibras e vitaminas, por causa da fruta que acrescentou à receita, e proteínas do iogurte. Em casa gosto muito de fazer gelatina de abacaxi com iogurte e pedacinhos da fruta”, detalha.

Não se esqueça de beber água

Manter-se hidratado é um grande passo para evitar excessos à noite. “Se você não se hidratar durante o dia, parece que tem mais fome à noite. O cérebro te engana. Aí aumenta a chance de você pegar um biscoito quando for buscar um copo de água na cozinha”, afirma a médica.

Receitas e mãos à obra

Não importa qual o horário do consumo, os alimentos naturais, preparados em casa, geralmente são mais saudáveis do que os industrializados. receitas simples para fazer em casa e saciar a fome antes de dormir:

Outro motivo que pode estimular ainda mais esse mau hábito é o fato de que nem todo mundo sabe o que comer à noite para emagrecer. Pensando nisso, separamos algumas dicas dos melhores cardápios noturnos para quem deseja perder peso.

E depois de conhecer o que comer à noite para emagrecer, você poderá driblar a correria e o cansaço, deixando estes pratos prontos antes, para que ao chegar em casa depois de um dia cheio, tudo que precise fazer seja esquentar e comer.

 Cereais integrais (em moderação)

O primeiro item da nossa lista sobre o que comer à noite para emagrecer é o grupo dos cereais integrais, em que se encontram a aveia e a linhaça. O motivo pelo qual eles aparecem aqui é por possuírem em sua composição carboidratos complexos, que ao contrário das fontes de carboidratos simples, não causam picos e quedas bruscas nos níveis de glicose no sangue, o que causa um aumento de apetite.

E como os carboidratos não devem ficar de fora das refeições por serem fonte de energia necessárias ao corpo, o ideal é optar pelos que causam menores prejuízos ao emagrecimento.

Vegetais

Muitas vezes chegamos em casa morrendo de fome e queremos uma grande quantidade de alimentos. A primeira providência deve ser beber bastante água. Isso irá acabar com o risco de desidratação estar potencializando sua fome.

Depois disso, abuse dos vegetais. Faça um grande prato com muito alface, tomate, espinafre, couve-flor, e outros vegetais de sua preferência. Eles têm muito poucas calorias e ajudam a saciar a fome de verdade. Sem contar que têm muitas vitaminas e minerais.

Peru

O peru é uma boa resposta quando se pensa o que comer à noite para emagrecer, pois é pobre em gorduras e fornece proteínas, que ajudam a promover a sensação de saciedade ao organismo por serem digeridas de maneira mais lenta. Além disso, o prato também traz o triptofano, um aminoácido que tem ação relaxante, o que ajuda na hora de dormir.

Não precisamos lembrar que uma má qualidade no sono eleva o apetite e, portanto, atrapalha o processo de emagrecimento, não é mesmo?

Se a sua preocupação é com a falta de tempo para preparar o peru, a sugestão que deixamos é que você o faça no final de semana ou na hora do almoço em uma quantidade maior e guarde para a hora do jantar.

Morangos

Você chega em casa com fome, não vai conseguir esperar o jantar e sabe que precisa colocar alguma coisa no estômago. Em vez de comer um pedaço de bolo ou meia barra de chocolate, que tal recorrer a alguns morangos?

Com 4 calorias por unidade média, a fruta traz fibras, que deixam o organismo saciado e ajudam no controle do apetite – o que significa que você conseguirá controlar melhor o tamanho do seu prato no jantar e não estará super faminto na hora de comer e correrá menos riscos de consumir mais calorias do que deve e precisa.

Chocolate amargo

Está achando estranho ver o chocolate dar o ar de sua graça numa lista sobre o que comer à noite para emagrecer? Calma que a gente te explica: o chocolate amargo, daqueles feitos com pelo menos 70% de cacau, ajuda na saciedade e o controle do apetite. Ele é fonte de antioxidantes e possui menos açúcar que o chocolate feito à base de leite.

Não que o chocolate amargo seja um alimento maravilhoso em si para comer à noite, mas certas horas temos muita vontade de comer um doce. Nesse caso, um pedaço de chocolate amargo pode ser o ideal. Ele pode ser uma boa alternativa para quando bate aquela vontade irresistível por um docinho. A título de informação, 25 g de chocolate amargo com 85% de cacau trazem 128 calorias.

Frango com brócolis

Um pedaço médio de frango grelhado possui 147 calorias e fornece proteínas ao corpo, o que é importante para os músculos e satisfação do organismo. Já 100 g de brócolis cozidos fornecem somente 54 calorias e oferecem fibras, que ajudarão no controle do apetite, além de importantes nutrientes como vitamina C, potássio, ferro e cálcio.

Ao unir esses dois ingredientes, você terá uma refeição saudável e com um baixo teor de calorias: aproximadamente 200.

Se ainda estiver com fome depois de se alimentar com esse cardápio, experimente comer uma banana ou uma porção de cereais integrais.

Caldinho de feijão com vegetais

Para os dias mais frios, a dica é preparar um caldinho com os grãos de feijão e uma seleção de vegetais, que deixarão o prato mais atrativo e nutritivo.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), preparar o feijão com o caldo mantém a maioria dos nutrientes presentes nos grãos. Vale lembrar que ele é fonte de substâncias como proteínas, ferro, cálcio, fibras e vitaminas do complexo B.

E para completar o caldinho de feijão, você pode acrescentar a cenoura, que é fonte de vitamina C, ferro, magnésio e fibras, a cebola, que também traz vitamina C e dará um sabor a mais ao caldinho, e a abobrinha, que contém as vitaminas A, C e do complexo B.

Se achar a refeição leve demais, acrescente pedacinhos de frango ou carne bovina, para ter um caldo com mais sustância e aumentar o teor de proteínas do seu jantar.

Preciso de ajuda!

Realmente o assunto de alimentação saudável é complexo para quem tem necessidade de se alimentar bem durante a noite. Quais alimentos comer, quanto comer? Para isso, existem programas online que podem prestar a assessoria que você precisa para perder peso.

 

O Fórmula Queima Gordura por exemplo foi criado para pessoas que preferem fazer a refeição principal durante a noite, com carboidratos, proteínas e inclusive, sobremesa. O programa tem um manual completo de nutrição, com listas de alimentos saudáveis e listas de alimentos para evitar. E o mais interessante: ele calcula suas calorias diárias de acordo com as suas informações! Ou seja, uma dieta sob medida pra você.

O programa completo conta com vários materiais de apoio:certos alimentos

  • Fórmula Queima Gordura: O Guia Principal. Nele você vai aprender tudo o que precisa saber sobre nutrição, como calcular suas calorias diárias, modelos de dietas para pessoas ativas e sedentárias, relatos de alunos que obtiveram sucesso e como eles conseguiram, além das listas de alimentos saudáveis e muito mais.
  • Fórmula Queima Gordura: Guia Rápido. É um passo-a-passo do programa completo para que você não perca nada.
  • Guia para Queimar Mais Gordura com Café
  • Guia para Queimar Mais Gordura em Festas e Feriados
  • Guia para Escolher Refeições que Queimam Gordura em Qualquer Restaurante
  • Guia para Aproveitar Happy Hours e Perder Peso

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