Scroll Top

saladas

As Melhores saladas Light para Dieta

As receitas a seguir são um prato cheio para aliviar doenças reumáticas.

Não tem segredo, quanto menos ingredientes industrializados sua refeição tem, mas cheia de substâncias positivas ela É. Entretanto, em alguns alimentos, é possível encontrar o suprassumo do efeito anti-inflamatório. São eles: frutas em geral ( principalmente as vermelhas e o abacate), gorduras vegetais, peixes de águas frias e, claro, as fibras dos hidratado também é importante, ok? Na sequência, sugestões para lá de saudáveis para recuperar o bem-estar e ajudar no tratamento das doenças reumáticas.

Bacalhau com verduras

Ingredientes: 450g de bacalhau limpo . 2 colheres (sopa) de azeitona de olivia . 1 cebola média . 3 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro sal e pimenta-do -reino a gosto 1. maço de espinafre limpo e picado .2 dentes de alho amassados .1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado . Espinafre para decorar.

Modo de preparo. Coloque o bacalhau em um tigela e deixe de molho em água fria por até 36h (dependendo da espessura do peixe), trocando de água de 4 e 5 vezes por dia. Retire e pique-o em pedaços grandes. Reserve. Aqueça metade do azeite em uma panela e doure a cebola. Junte o bacalhau, o molho de tomate e a pimenta-do-reino. Acerte o sal, se necessário, e refogue por 3 minutos. Retire do fogo e reserve. Cozinhe o espinafre no vapor por cerca de 3 minutos. Em outra panela, aqueça o azeite restante, adicione o alho e o espinafre e refogue por 1 minuto. Retire do fogo, acrescente o iogurte e misture bem. Coloque em um refratário o bacalhau e a mistura de espinafre com iogurte e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 10 minutos, ou até a superfície ficar dourada. Sirva em seguida. Se preferir, decore com espinafre cozido.bacalhau

Hambúrguer de atum

Ingredientes: 2 latas de atum ralado light ( em água e sal) . 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca .1/2 xícara (chá) de iogurte natural 1/2 cebola ralada 1 colher (sopa) de molho inglês 2 colheres (chá) de sal . 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino 1 ovo grande 2 colheres (sopa) de ketchup 2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo. Escorra  bem o atum. Em uma tigela, misture todos os ingredientes (menos o azeite) até que forme uma massa pastosa. Se necessário, acrescente um pouco mais de iogurte para dar liga. Dívida a massa em 6 bolas de igual tamanho e achate-as, dando a elas a forma de um hambúrguer. Leve para fritar em uma frigideira com o azeite ou unte uma assadeira e leve ao forno alto por 20 minutos. Sirva.

Pescada com alcaparras

Ingredientes: 400g de filé de pescada 1 colher (sopa) de sal 2 colheres (sopa) de suco de limão 8 talos de salsas 2 colheres (sopa) de alcaparras picadas 2 tomates fatiados

Modo de preparo. Em um refratário, tempere os filés com sal e limão. Deixe separado. Numa panela pequena, ferva os talos em 1/2 xícara (chá) de água por dois minutos. Escorra e reserve. Distribua as alcaparras sobre os filés, enrole e amarre, um a um, com os talos de salsa. Ajeite-os no refratário e leve ao forno 180ºC, por cerca de 30 minutos, ou até que soltem lascas com a introdução de um garfo. Retire os filés e sirva-os sobre as fatias de tomate.

Espaguete integral á moda mediterrânea

Ingredientes: 1 pacote de espaguete integral 1 colher (sopa) de sal grosso 4 colheres (sopa) de azeite 1 pimentão amarelo em cubos 1 pimenta dedo-de-moça sem semente picada 1 xícara (chá) de vagem congelada 1 xícara (chá) de brócolis congelado e picado 1 cenoura em rodelas bem finas 1 cebola em pétalas médias 1 xícara (chá) de tomate-cereja cortado ao meio 1/2 colher (sopa) de alho picado 5 colheres (sopa) de nozes picadas grosseiramente  sal e pimenta-do-reino a gosto 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão para decorar.

Modo de preparo. Cozinhe o macarrão em bastante água com sal grosso durante o tempo indicado na embalagem. Á parte, em uma panela tipo work ou tacho, aqueça o azeite e frite o pimentão até dourar. Escorra e reserve. Na mesma panela frite a vagem descongelada e retire depois de frita. Repita o processo com o brócolis descongelado, a cenoura e a cebola. Por último, coloque o tomate-cereja com o alho. Volte todos os legumes para a panela, coloque as nozes e tempere com sal e pimenta. Coloque o macarrão cozido e misture tudo. Coloque em uma tigela funda, decore com o manjericão e sirva.

Temperos caseiros. Evite os temperos prontos a fim de garantir mais nutrição. ” O caldo de carne industrializado, por exemplo, aumenta o ácido úrico (que, em excesso pode causar gota), e possui alto teor de sódio”.

Salada de arroz 7 grãos

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de água 1 xícara (chá) de arroz 7 grãos sal a gosto 1 cenoura em cubos 2 mandioquinhas em cubos 2 rabanetes em rodelas folhas de hortelã para decorar.

Modo de preparo. Coloque a água em uma panela e deixe ferver. Adicione o arroz, tempere com sal e cozinhe com a panela semitampada até secar a água e amaciar o arroz. Desligue e deixe esfriar. Cozinhe a cenoura e a mandioquinha em água e sal até amaciar. Escorra e deixe esfriar. Em uma saladeira, misture o arroz, os legumes cozidos e acerte o sal. Espalhe o rabanete sobre a salada, decore com hortelã e sirva.

Lentilha do bem

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de lentilha sal, canela em pó e pimenta calabresa a gosto 2 folhas de louro 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 1 cenoura em cubos pequenos 1/2 colher (sopa) de coentro picado 1 maçã picada em cubos pequenos e sem sementes 1/2 xícara (chá) de uvas-passas 3 colheres (sopa) de cebolinha picada.

Modo de preparo.  Cozinhe a lentilha em água com sal e o louro “al dente”. Escorra sem passar água fria e descarte o louro. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar macia. Adicione a cenoura e o coentro e refogue por mais alguns minutos. Tempere com sal, canela e pimenta calabresa. Adicione a lentilha escorrida, a maça e as passas. Desligue o fogo e misture a cebolinha. Sirva como acompanhamento de carnes ou entrada.

Tomate recheados

Ingredientes

  • 2 tomates médios
  • 100g de ricota amassada
  • 1/2 dente de alho picado
  • 1 colher (chá) de azeite de olivia
  • 1/4 de xícara (chá) de folhas de espinafre picadas
  • sal a gosto
  • 1 colher (café) de noz-moscada

Modo de preparo. Corte em rodela na parte de cima dos tomates e retire a polpa com uma colher pequena. Misture 1/4 da polpa com o restante dos ingredientes e recheie os tomates. Leve ao forno médio e asse por 20 minutos. Sirva quente.

Salada mediterrânea

Ingredientes:

1 tomates sem sementes picado

1 xícara (chá) de vagem cozida

1 lata de atum sólido escorrido

1 cebola pequena fatiada

1 xícara (chá) de batatas em cubos cozidos al dente

1/3 de xícara (chá) de azeitona pretas picadas

sal, pimenta-do-reino, suco de limão e azeite a gosto

4 ovos cozidos cortados no sentido do comprimento

Modo de preparo. Em uma tigela, misture o tomate, a vagem, o atum, a cebola, a batata, a azeitona e tempere com sal, pimenta, suco de limão e azeite, arrume em uma travessa, decore com ovos e sirva.

Tabule

Ingredientes

150g de trigo para quibe

1 maço de alface

2 tomate picado

1 pepino cortado em cubos

1 cebola picada

1 maço de cheiro-verde picado

2 colheres (sopa) de hortelã picada

3 colheres (sopa) de azeite

3 colheres de suco de limão

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo. Em uma tigela, coloque o trigo cubra com água fervente e deixe descansar por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve o alface e misture os demais ingredientes. Forre um refratário com as folhas de alface e despeje por cima.

Salada de folhas com carambola

Ingredientes

2 colheres (sopa) de cenoura cozida

sal e temperos a gosto

1/2 carambola pequena

2 colheres (sopa) de acelga crua picada

2 colheres (sopa) de alface roxa

2 colheres (sopa) de kani kama desfiado

2 colheres (sopa) de azeitonas verde sem caroço

Molho

2 colheres de (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher de (sopa) de mel

1 pitada de sal

1 colher (chá) de aceto balsâmico

Modo de preparo. Cozinha a cenoura com sal e temperos a gosto. Corte com auxilio de cortador em formato de estrela. Corte também a carambola em fatia finas. Pique as verduras de folhas e reserve. Em uma saladeira ou prato. Coloque as verduras de folhas, o kani kama e as azeitonas ao redor, enfeite com a cenoura e a carambola. Misture bem todos os ingredientes do molho e tempere a salada. Sirva

Dá-lhe vermelho! As frutas de coloração avermelhado como o morango são muito lembradas por ter efeito antioxidante. Por isso, agem contra os radicais livres que, em excesso, favorecem o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças.

Compota especial

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de açúcar demerara

3 fatias de abacaxi picado

3 peras médias descascada e fatiadas

1/4 xícara (chá) de suco de maçã (comprado pronto)

1 colher (café) de canela em pó

1 colher (café) de gengibre em pó

Pudim de morango com hortelã

1 colher (sopa) de maisena

1 xícara (chá) de leite desnatado

5 xícara (chá) de morango picados

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) de hortelã picada

1 e 1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor vermelhada

5 colheres (sopa) de água

1 pote (170g) de iogurte natural desnatado

folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo. Em uma panela, dissolva a maisena no leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossa. Reserve, separe alguns morangos inteiros para decorar. No liquidificador, bata os morangos restantes, o açúcar e o suco de limão. Transfira para uma tigela, misture a hortelã e reserva. Adicione a gelatina polvilhada na água e dissolvida em banho-maria, o creme reservado, o iogurte e misture até ficar homogêneo. Coloque em uma forma decorativa pequena e leve á geladeira por 3 horas. Desenforme, decorre com os morangos reservados e a hortelã e sirva.

Maçã assada

Ingredientes:

1 maçã sem miolo e sem sementes

2 ameixas sem caroços

1 envelope de adoçante forno e fogão

1 gota de essência de baunilha

canela em pau e hortelã para decorar

Modo de preparo. Preencha o miolo da maçã com a ameixa esmagada, a gota de baunilha e o adoçante. Coloque sobre  uma assadeira forrada com papel-alumínio leve ao forno por 30 minutos. Decore com canela em pau e hortelã e sirva.

Raspadinha de melancia

Ingredientes

8  xícara (chá) de melancia cortada em cubos e sementes

1/4 de xícara (chá) de adoçante

1 copo (200ml) de suco de limão

8 ramos de hortelã

Modo de preparo. Separe os ingredientes na quantidade indicada. Coloque a melancia em uma vasilha grande, cubra com filme plástico e leve ao congelador por 20 minutos. Em um processador, coloque metade da melancia congelada, metade de suco de limão e metade do adoçante. Bata até ficar levemente triturado. Transfira para um recipiente e reserve. Repita o procedimento com o restante. Distribua a raspadinha em taças individuais, enfeite com as folhas de hortelã e sirva em seguida.

Smoothie de abacate

Ingrediente:

Polpa de 1 abacate maduro

1 pote (170g) de iogurte natural desnatado

1 e 1/2 xícara de água de coco gelado

1/2 pera sem casca (chá) de hortelã picada

1 colher (sopa) de avia

mel a gosto

Modo de preparo. Bata todos os ingredientes no liquidificador, transfira para os copos e sirva em seguida

De todas as cores. Fontes de vitaminas e minerais, as frutas devem fazer parte do cardápio diário. falar os especialistas, a ingestão de três a cinco porções diárias é o ideal. “Elas devem variar entre vermelhadas, amarelas, verdes e roxas, para que todos os nutrientes sejam consumido”.

Sopa fria de frutas vermelhas 

Ingredientes:

1 litro de água

2 sachês de chá de morango

2 sachês de chá branco

1 sachês de chá de hortelã

2 colheres (sopa) de mel

1 xícara (chá) de melão picado

1 xícara (chá) de manga picada

1 xícara (chá) de mamão papaia

12 folhas de hortelã picada

Modo de preparo. Coloque a água para ferve. Adicione os chás e o mel. Abaixo o fogo assim que ferve, retire os sachês e deixe ferve até reduz, por 15 minutos. Espere esfriar. Em pratos fundos distribua as frutas e o chá reduzido polvilho com a hortelã picada e sirva.mediterrânea

Creme de abacate com granola e mel

Ingredientes

Polpa de 1 abacate maduro

2 copos (200ml) de leite desnatado

suco de 1 limão

1/2 xícara (chá)  de frutose

granola a gosto para polvilhar

mel a gosto para regar

Modo de preparo. No liquidificador, bata a polpa do abacate, o leite, o suco e a frutose até ficar homogêneo e liso. Transfira para taças polvilhe com granola, regue com mel e sirva em seguida.

Salada de fruta com chantilly light 

Ingredientes 

1 melão orange

2 kiwis descascados

1/4 de xícara (chá) de creme de leite light

1/2 colher (sopa) de açúcar demerara

8 cerejas

Modo de preparo. Descasque o melão, ao meio e retire as sementes. Corte cada parte em quatro pedaços e reserve. Fatia os kiwis na diagonal e reserve. Bata o creme de leite com o açúcar até obter ponto de chantilly. Arrume as fatias de kiwis sobre os pedaços de melão, cubra com 1 colher (chá) de chantilly e decorre com cereja. Sirva em seguida

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: