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As Qualidade da pimenta os benefícios dela

As pimentas são benéficas para o organismo porque possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol e, por ter efeito termogênico, ou seja, acelerar o metabolismo, ajudam a emagrecer. Mas nem todas as pimentas trazem esta lista de vantagens. Para colher tais benefícios é preciso que a pimenta seja do gênero Capsicina.

Esse grupo de pimentas já eram consumidas pelos índios brasileiros e em toda a América Latina antes mesmo da chegada dos europeus no Novo Mundo. Essas pimentas são os tipos mais interessantes para a saúde porque têm como princípio ativo os carcinoides.

As principais pimentas do gênero Capsicina produzidas no Brasil são: jalapeiro, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho e cambuci ou chapéu de frade. A quantidade de carcinoides de cada uma destas pimentas varia de acordo com a ardência dos frutos, quanto mais picante, maior a quantidade do princípio ativo.

Principais nutrientes da pimentapimenta-malagueta
Nutrientes -10 gramas Dedo-de-moça Biquinho De-cheiro Murupi De-bode Cumari-do-pará Malagueta Jalapeiro

Calorias 4,52 kcal 3,85 kcal 6,31 kcal 2,17 kcal 4,66 kcal 4,52 kcal 10,5 kcal 5,5 kcal

Fósforo 4 mg 2,46 mg 6,2 mg 2,9 mg 4,3 mg 5,7 mg 10,8 mg 4,4 mg

Potássio 39,7 mg 35,1 mg 49,6 mg 22,2 mg 37,9 mg 34 mg 63 mg 39 mg

Cálcio 2,5 mg 1,6 mg 2,4 mg 1,3 mg 1,2 mg 3,2 mg 5,9 mg 2,1 mg

Vitamina C 5,2 mg 9,9 mg 8 mg 13,4 mg 9,2 mg 7,4 mg — 5,2 mg

Fibra 0,9 g 0,5 g 0,86 g 0,63 g 0,47 g 0,92 g 1,59 g 0,36 g
Confira qual a porcentagem do valor diário* de alguns nutrientes para 10 gramas de pimenta.
30% da vitamina C na pimenta Murupi
0,59% de cálcio na pimenta Malagueta
1,5% de fósforo na pimenta Malagueta
6,36% das fibras na pimenta Malagueta.
* Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

As pimentas do gênero Capsicina são ricas em vitamina C que aumenta as defesas do organismo, ajudando na prevenção e no combate de infecções como a gripe. Ela também age como um antioxidante, neutralizando os radicais livres instáveis que podem causar danos ao organismo e o envelhecimento. Além disso, esta vitamina fornece resistência aos ossos e dentes e facilita a absorção de ferro no organismo.

Outra vitamina muito presente nestas pimentas é a E. Ela é importante porque também é antioxidante e por isso age retardando o envelhecimento e ainda protege o organismo contra doenças crônicas não transmissíveis como Parkinson, Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares.

Os carotenoides, o mesmo pigmento vegetal da cenoura, também estão presentes nas pimentas. Eles são bons para o organismo porque se transformam em vitamina A. Assim, o nutriente será interessante para a visão, na integridade dos epitélios (células que revestem o corpo e formam uma barreira contra infecções) e no crescimento e desenvolvimento do esqueleto. O nutriente ainda possui função antioxidante, que combate envelhecimento e câncer, e previne doenças crônicas como catarata, artrite e doenças cardiovasculares.

Apesar de todos estes nutrientes, o principal carro-chefe nutricional das pimentas é terem como princípio ativo os carcinoides. Eles são importantes para a saúde porque possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol e ajudam a emagrecer.

Quanto mais picante a pimenta maior o teor de carcinoides. A ardência do fruto é expressa por uma escala sensorial denominada Scoville Heat Units (SHU) ou Unidades de Calor Scoville. Os seus valores variam de zero para pimentas “doces” até um milhão de SHU para pimentas extremamente picantes.

Ardência de pimentas consumidas no Brasil

Tipo de Pimenta Pungência (SHU*)
Pimenta de Bico ou Biquinho 0
Cambuci ou Chapéu-de-frade 0
Jala peno 37.000
Dedo-de-moça 46.000
Pimenta de Bode 53.000
Pimenta de Cheiro 94.000
Malagueta 164.000
Cumari-do-pará 210.000
Murupi 223.000
Os benefícios da pimenta
Pimenta pode ajudar a prevenir o câncer
Ajudam a emagrecer: A pimenta é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. A substância responsável por isto é a capsaicina que aumenta a taxa metabólica em até 20%. Assim, o consumo de 6 gramas de pimenta queima cerca de 45 calorias.
Além disso, alguns estudos experimentais apontam que o fruto diminui o desejo de ingerir proteínas, carboidratos e gorduras. Isto provavelmente ocorre porque a pimenta aumenta a atividade do sistema nervoso simpático que afeta o comportamento de ingestão alimentar.malagueta
Combate o câncer: Um estudo publicado no The Journal of Cancer Research dos Estados Unidos, em 2006, descobriu que a capsaicina induz a apoptose, morte celular programada, em células do câncer de próstata. Assim, ela contribui para evitar a proliferação da doença.
Alguns estudos, entre eles um publicado na National Academy of Sciences of the United States of America, sugerem que a capsaicina também ajudaria a reduzir o crescimento de tumores nas mamas e ovários. O benefício também ocorreria devido à capacidade da substância de induzir a apoptose das células cancerígenas.
Boa para o coração: Um estudo realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul concluiu que a capsaicina presente na pimenta também ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL. O fruto ainda pode reduzir coágulos no sangue por ter ação vasodilatadora. O resultado é a redução do risco de problemas como hipertensão, infarto e outras doenças cardiovasculares.

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