Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Asma 17 Maneira de interromper uma crise

Asma significa espasmo das vias respiratório”,  Os brônquios repentinamente se encontra, a pessoa sente falta de ar, começa a tossir e apresentar “chiado no peito”

Num grupo com menos de 40 anos provavelmente 90% dos casos são de natureza alérgica”. Entre os principais desencadeadores alérgicos da asma estão o pólen dos vegetais, os ácaros do pó domiciliar, e pêlo animais, e os fungos. “Depois dos 40 os processos alérgicos só explicam 50% dos casos. Os outros 50% são desencadeados por certas afecções pulmonares, como o enfisema”.

Porém apesar da causa, a asma não é uma sentença de morte. É possivel mante-la sob controle. “A  asma é uma doença reversível” assegura os médicos, e a pessoas não precisa ir para o deserto do Saara para revertê-la; há muito o que faz em casa.ashtma

Evitar ambientes com fumaça. Os asmáticos não devem fumar, que particularmente importante nos meses de inverno, quando as casas ficam fechadas, “se uma casa a alguém fumar, o caso só agrava, sobre tudo em crianças”

Não colocar lenha no fogo. Atire uma acha de lenha no fogo, ou fogão a lenha, e aumentar o processo asmático. “os fogões a lenha e as lareiras podem causar sérios problemas para os asmáticos”. Em caso de necessidade antes de acender o fogo certifique-se do vedamento do fogão e da chaminé para reduzir as partículas no ar ambientes. E nos pulmões. Também certifique-se da ventilação da sala e das condições da lareira.

Tomar antiácido ao deitar. Ir para cama de estômago cheio pode desencadeia uma crise. “A asma pode ser causada pelo refluxo gastroesofágico”, uma situação em que o ácido gástrico reflui para esôfago. “O conteúdo gástrico pode refluir e entra nas vias respiratórias quando a pessoa deita”. Convém elevar a cabeceira da cama e aumentar o numero de travesseiros. Além disso, bom tomar um antiácido para corta a acidez do estômago”

Evitar tempo muito frio. A pessoa abre a porta dá um passo fora e recebe uma rajada de vento ártico. O que fazer? “Fica dentro de casa em tempo frio” fala os médicos.

Usar cachecol grande. Não sendo possível ficar em casa, trate de cobri a boca e o nariz ao sair. “O ar frio pode desencadear uma crise, mas com um cachecol ou máscara a pessoa acaba respirando o ar quente e úmido”, afirma os médicos.

A asma e o clima seco. “O clima seco e quente ajuda; encontra o clima perfeito é que não é tão simples como antigamente. A região árida do Arizona, por exemplo, sem certa época foi o paraíso dos asmáticos, mas não há porque continua.

O meio ambiente naquele estado, se modificou ao longo dos anos com urbanização e a irrigação. “Ali exitem coisas na atmosfera que não existiam há 25 anos e, por isso mesmo, as pessoas com asma podem sofre tanto ou mais que as outras regiões”

Ar condicionado. O ar condicionado pode ser conveniente para asmáticos, mas não quando traz para dentro do ar de fora, adverte o médico. “E também não dirija carros nessa mesma condições: o ar de fora traz consigo polens e frio, criando uma atmosfera interior desfavorável ao asmático”. Convém só recircular  o ar interior, o que não acarretará em presença de polens e outros alérgenos.

Alerta alimentar. Há alimentos que são receita certa para provocar uma crise. “entre os mais comuns estão os ovos as nozes e os frutos do mar”,

Não permanecer na cozinha.Mesmo com o cheiro de alimentos a que seja sensível a crise pode ser desencadeada, prossegue .Em determinada pesquisa, descobriu que até o cheiro de ovo fritando era suficiente para descadear casos de asma em dois de seus pacientes. ”Não é preciso ingerir os alimentos: basta o aroma para precipitar a crise”

Cuidado com o sal. Numa pesquisa realizada no departamento de medicina comunitária os pesquisadores descobriram que o sal de mesa é risco de vida para asmáticos. “Encontrou-se uma forte correlação entre as compras de sal de mesa e a mortalidade por asma em homens e crianças”, relataram os pesquisadores. O que as matava não era o ato da compra, mas o da ingestão.

Cuidado com  os aditivos alimentares. ”Certos aditivos, sobretudo o metabissulfito e o glutamato de monossódios  (msg )  podem desencadear a asma”, ” o metabissulfito ser encontrado  na cerveja, no vinho, no camarão, nas frutas secas, sobretudo no damasco em passas”. Os sulfitos são também pulverizados em frutas e legumes para lhes conferir aspecto de frescos, embora essas prática tenha sido proibida. O melhor conselho, ”é observar os alimentos que contenham sulfitos e evitá-los. Ao comer fora, pergunte se se adiciona msg ou bissulfito nos alimentos. Se assim for, peça para que não sejam colocados em seu prato”.

Analgésicos não-aspirinicos. Em termos médicos, é conhecida como a ”tríade da aspirina” e consistem em sinusite/polipose nasal, asma e sensibilidade á aspirina. Para alguns asmáticos, o uso de aspirina traz risco de vida.” ”Se a pessoa tiver sinusite, pólipos nasais e asma, eu não recomendaria  nenhum anti-inflamatório do tipo aspirina ou ibuprofen porque poderiam agravar a doença ou até matar o individuo.

A sensibilidade á aspirina pode se desenvolver repentinamente, portanto convém afastar-se desses produtos de um modo geral recomenda ”o problema não acontece quando se usa acetaminofen.

Uso correto dos agentes inalatórios. Prescritos ou não por médico, esses agentes podem levar ao alivio rápido durante a crise -desde que usados corretamente.

”O agente inalatório não é um remédio contra o mau hálito. Não o aplique na parte de trás da garganta porque assim não chegará aos pulmões, ”se você vir o jato saindo de sua boca está errando a aplicação”.

Não adianta dois jatos rápidos com o aplicador no fundo da boca ”Segue o inalatório a uns 2 ou 3 cm da boca aberta, come uma inspiração lenta e profunda, e logo depois que começar-mais ou menos meio segundo-comprima a válvula do remédio. Continue a inspirar depois de pulverizá-lo e prenda a respiração por 3 ou 5 segundos”

”O primeiro jato abre as vias respiratórias; se você der dois jatos rápidos, um atrás do outro,o segundo não resolverá. Se esperar de dois a cinco minutos, o segundo jato trará maior beneficio”.ashtma-ashtma

O auxilio da cafeina. Saindo para passear, você de repente lembra que esqueceu em casa o inalatório. O que fazer se sentir uma crise? peça um pouco de café. ” Duas xícaras de  café forte têm bom efeito nos casos de asma”, os efeitos da cafeina sobre a asma.

Os asmáticos que tomaram comprimidos com a dose de cafeina existente em duas xícaras de café ” Conseguiam respirar melhor e a asma melhorava”. A cafeina e o popular antiasmáticos teofilina são substância quase idênticas- o organismo não percebe a diferença.

No entanto, o médico adverte que a cafeina não substitui a medicação.” Não recomendamos como tratamento, mas em emergência, que não se disponha de remédio, duas xícaras de café, de chocolate quente ou mesmo duas barras de chocolate seriam substitutos eficazes. que dariam tempo para que se conseguisse um medicamento ou o inalatório”.

Convocar a B6 para o combate. A descoberta da eficácia da vitamina b6 no tratamento da asma foi um acaso. Ao estudarem os efeitos da vitamina em pacientes com anemia falciforme, os pesquisadores descobriram que alguns membros do grupo dos não-falcêmicos também apresentavam asma . ”Ao passarem a tomar 50 miligramas de b6 por dia, observou-se a redução das crises  de asma. ”Depois vieram outras pesquisas que confirmaram a eficácia dessa vitamina em  asmáticos.

Megadose de B6 podem ser tóxicas e não são recomendadas _ o médico diz que para um adulto, “50 miligramas é uma dose dos seguro do ponto de vista clinico, sempre” (para segurança absoluta, só a empregue com indicação e supervisão médica)

Ouvir os pulmões. Naturalmente a melhor maneira de se combater uma crise de asma e prevenido-a. “É preciso reconhece o próprio padrão respiratório”. Aprenda a identificar os primeiros sinais da crise asmática. Ao percebê-la, aja prontamente, e conseguirá fugir da crise. “Não se adquire asma de maior gravidade de forma súbita”, ressalta ele “Isso é raro. O comum é existir um padrão no qual se pode interver e deter o processo”, Quanto mais cedo você agir menos grave ela será.

Novos sintomas: leve-os a sério

Não se deve brinca com asma: por causa dela morrem anualmente mais de 4.000 pessoas. Na realidade, o coeficiente de moralidade por asma, nos últimos anos, subiu para 23%  “O coeficiente de mortalidade aumenta ano a ano falam os médicos, “o que é lamentável porque a doença é reversível. Ninguém deveria morre por causa dela”. Mas se morre. Porque esse fenômeno? “Em primeiro lugar, os pacientes muitas vezes não percebem a gravidade da condição”.

Quando se precisar de ajudar? caracteristicamente, quando se percebe que o quadro se agrava e que se começa a usar os remédios com mais frequência do que o habitual.

“Por exemplo, se normalmente você só aplica um ou dois jatos de um inalante por semana e agora medicação é o que se tem de observe”.

Além disso, os especialistas advertem-no a procura o serviço médico sempre que encontra dificuldade para respirara

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: