Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Azia – Causa, o que é Tratamentos Naturais

Azia- Também chamada pirose, a azia é o retorno do conteúdo do estômago, que reflui pelo estômago, ocasionando a desagradável sensação de ardor.

O ácido presente no estômago, a saber, o ácido clorídrico, que participa da digestão das proteínas, é tão forte que é usado em metalurgia para limpar metais. O estômago, em contrapartida, produz uma substância, a mucina, que protege sua mucosa contra a ação abrasiva do ácido. No estômago não existe essa mesma proteção. Quando o conteúdo do estômago reflui, não é de admirar que se sinta queimação insuportável, que é a azia, ou piroseazia-azia

Causas:

Várias podem ser as causas. Uma das principais é o abuso alimentar. Comer demais, e ainda “alimentos” inadequados, em combinações improprias, é a causa-mãe dos distúrbios digestivos.

O excesso de acidez no estômago pode, muitas vezes, relacionar-se a desordens como a gastrite e a úlcera,ocorrendo regurgitações ácidas.

A hérnia de hiato, em que o esfíncter esofágico (uma espécie de válvula que separa o estômago do esôfago) funciona mal, também ocasiona refluxo e azia,com consequente esofagite. O liquido que o estômago produz na digestão deve ser ácido (pH ácido) para que as enzimas que degradam proteínas (proteases) possam atuar. Quem come em excesso, ou ingere muita gordura, proteína, café, lanches ligeiros, açúcar etc., favorece o aparecimento da azia. Fumo e álcool contribuem para o seu aparecimento, pois irritam o estômago. Deitar logo após ter comido pode favorecer a azia, até porque a gravidade ajuda o conteúdo fluir.

Sugestões naturais:

Hortaliças: Alface — afirma que o suco de alface é muito útil contra azia, o diabete melito, o reumatismo agudo e crônico(artritismo, gota etc). Tomar duas ou três colheres, das de sopa, de suco de alface antes do almoço.

Batata-– Foi descoberto que sumo de batata é excelente remédio contra a azia e as úlceras de estômago. A comunicação daquela cientista despertou o máximo interesse nos meios médicos da Europa. De então para cá, procedem-se lingas séries de experiências, sobretudo numa clinica alemã da especialidade. Essas pesquisas  comprovaram claramente o valor terapêutico do suco do tubérculo. Depois de uma cura de quatro semanas, durante a qual o doente ingere três vezes ao dia sumo fresco(70 ml), ele sente melhora notáveis. Esse resultado deve-se ao fato de o sumo de batata reduzir a secreção do ácido clorídrico no estômago.

Verificou-se mais: nesses dois anos de aplicação do novo remédio, as úlceras do estômago melhoraram rapidamente. É  provável que se retarde, ou mesmo evite, a formação de um câncer no estômago. Essas propriedades curativas se atribuem a um alcaloide chamada “solanina”, além de substâncias amiláceas e mucoides, que protegem o estômago. A solanina, na dosagem natural em que ocorre na batata, é benéfica, mas, quando usada em excesso, pode ser tóxica. A batata verde ou brotada pode conter solanina demais, e por isso é contra-indicado.

Para preparar o suco, escolhem-se umas duas ou três batatas de tamanho médio, levam-se cuidadosamente e passam-se num ralador comum de cozinha. Coar a massa assim obtida através de um pano. Tomar o suco imediatamente. A dose normal é 70 a 100 ml, três vezes ao dia. Tomar meia hora antes das refeições.azia2

Frutas: Maçã, mamão e melão— Substituir uma refeição diária uma dessas frutas, essivamente, de preferência o dejejum, durante três ou quatro semanas.

Plantas:

Chá de espinheira-santa. Parte usada: folhas. Dose: quatro colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água, de 3 a 4 xícaras por dia.

Chá de hortelã. Parte usada: folhas. Dose: duas colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água, de 3 a 4 xícaras por dia.

Alimentação: Uma das principais causas de azia e má digestão é o mau habito de comer as pressas. Mastigar completamente os alimentos, a ponto de converte-los em liquido na boca. Esta simples medida é capaz, em muitos casos, de curar a azia. Corte frituras, chocolates, café, pimenta, alimentos gordurosos e guloseimas. Evite queijos, molhos, sopas, e mingaus.

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: