Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Baço – o que é, Causa e Tratamentos Naturais

O baço é um órgão na parte superior esquerdo da cavidade abdominal, quase tocando as costelas esquerdas inferiores, entre o estômago e o diafragma. Funciona como um grande gânglio linfático, expondo o sangue á “fiscalização” do sistema imunitário. Participa, portanto, da função de defesa do corpo. Outra tarefa básica desse órgão é remover da circulação os glóbulos vermelhos velhos ou danificados. É também capaz de armazenar plaquetas e de produzir certos tipos de glóbulos brancos.baços

Causas:

Quando o baço aumenta de volume (esplenomegalia), isso pode ser sintoma de certas doenças infecciosas e processos crônicos: sífilis, esquistossomose, malária, cirrose do fígado, leucemia e certas anemias, como a esferocitose hereditária (um tipo de anemia hemolítica).

Sugestões naturais:

Hortaliças:

Berinjela — Afirma que a berinjela é um remédio excelente para o estômago, o baço e o fígado. Tomar o suco diluído da berinjela, ou deixa-la de molho picada, coar e tomar o líquido com o suco de um limão para um copo de água.

Chicória — Para os transtornos do fígado, as hemorroidas, a icterícia e a hipocondria, e para limpar os rins, o baço e a vesícula biliar, bem como para combater os catarros crônicos dos pulmões. Usa-se geralmente o suco espremido da raiz de chicória, do qual se tomam 4 colheres por dia. Ou o chá da raiz seca picada de 30 gramas para um litro de água, que se cozinha até que a água fique reduzida á metade. Toma-se uma colherada de 2 em 2 horas.

Frutas:baçoss

Melão — Tomar um copo do suco de melão diariamente. Triturar as sementes em água e mal; coar e tomar três xícaras por dia, bem diluído, morno.

Plantas:

Chá de alfazema. Parte usada: Toda a planta. Dose: uma colher, das de sopa, da planta picada para meio litro de água, de uma a duas xícaras por dia.

Chá de carqueja. Parte usada: folhas. Dose; doze colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água, 4 xícaras ao dia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: