Scroll Top

Dicas de Saúde

Batata-doce Ajudar Combater Varias Doenças

Ela é forte aliado para combater diversas doenças, inclusive a obesidade.

A nova queridinha no mundo das dietas e alimentação saudável é a batata-doce pois apresenta carboidrato de baixo índice glicêmia. “Sua absorção é mais lenta promovendo maior saciedade. Rica em fibras, ela ajuda no controle da glicêmia”.  Esse alimento tem alto valor energético, ou seja apresenta a grande quantidade de carboidratos e também fornece vitaminas A, C e algumas do complexo B.

Longe do diabetes. Os carboidratos encontrados na batata-doce são importante aliados na luta contra essas doenças além de serem capazes de afastar outros problemas. “A batata-doce possui carboidratos de baixo índice glicêmia, que são digeridos e absorvidos lentamente a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes e controlando o apetite.

Amiga da balança. Por isso índice glicêmico esse alimento é indicado para a prático de exercício, pois fornece energia de forma gradual e evita picos de glicose. Além disso, seu carboidrato (também de baixo índice glicêmico) e a presença de fibras em sua composição ajudam na sensação de saciedade. controlando o apetite e, com isso, contribuindo para a perda de peso.Twice Baked Sweet Potatoes; The Neelys

Como consumir? As raízes da batata-doce podem ser consumido de diversas maneiras: cozidas, assadas ou fritas, ou ainda na forma de doces, pães e bolos. Além disso, suas folhas e brotos podem ser ingerido refogados ou sem sopas. lembrando que também é possivel cozinhar esse alimento com a casca.

Cuidado! Apesar de ser um carboidrato considerado “do bem”, é preciso estar atenta quanto ao consumo de batata-doce já que, ingerida em excesso, é transformada em gordura e armazenada principalmente na barriga, braços e coxas. Portanto, o ideal é procurar um nutricionista para calcular um plano alimentar balanceado de acordo com as necessidades individuais.

O alimento pode ter cores diferentes, que variam entre roxo, salmão, amarelo, creme e branco. As roxas contêm antoclanina, um elemento antioxidante, mas que atende se dissolver na água quando cozida.

Benefícios

Fibras alimentar. Essa substância é bastante importante principalmente para as pessoas que tem intestino preso, uma vez que ajuda a regular esse órgão.

Magnésio. Além de ajudar na concentração muscular, também previne a osteoporose, controla o diabete e reduz o risco de doenças cardíacas.

Cálcio. Participa da formação e manutenção dos ossos e dos dentes, sendo importante também para o crescimento e para a coagulação sanguínea.

Vitamina C. Famosa por garantir a imunidade, essa vitamina também protege contra doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele.

Ferro. Esse nutriente é essencial para diversa funções do organismo, inclusive para o crescimento e desenvolvimento adequado do corpo humano. Outros benefícios do ferro são: metabolizar e produzir hemoglobina e enzimas.

Cardápio com batata-doce.

Café da manhã. 1 taça de salada de frutas (de sua preferência) com 1 colher (sopa) de granola e 1 colher (sopa) de chia.

Lanche da manha. 1/2 xícara (chá) de mix de castanhas.

Almoço. 2 pegadores de macarrão integral ao molho de tomate

  • 2 colheres (sopa) de frango em cubos com cenoura
  • 1 prato (sobremesa) de salada de alface
  • 3 colheres (sopa) de berinjela refogada
  • 1 pires de couve-flor cozida
  • 1 batata-doce média cozida

Lanche da tarde. 2 torradas integrais com 2 pontas de faca de requeijão light

Jantar. 1 omelete feita com, 1 ovo, 1 fatia de peito de peru, 1/2 tomate e fatia fina de queijo branco

  • 1 prato (sobremesa) de salada de grão-de-bico com pepino, cebola e tomate

Ceia 1 xícara (200 ml) de chá de erva-doce

10 motivo para comer

Ao contrario do que muitos pensam, a batata-doce não proporciona benefícios somente para os frequentadores assíduos, de academia. Apesar de ser, sim uma opção saudável para esse grupo de pessoas ela é rica em nutrientes e, por isso vantajosa para diversos aspectos do corpo, de controle dos níveis de açúcar no sangue ao fortalecimento do sistema imunológico. Confira a seguir, os prós desse alimento que age de forma tão completa quando ingerido.

  1. Propriedade antioxidante. Alimentos deste grupo são aqueles capazes de proteger as células do corpo contra ação dos radicais livres que, em excesso, podem favorecer o aparecimento de tumores e o envelhecimento precoce. “A batata-doce é rica em vitamina A, C e E que são ótimos antioxidantes.
  2. Anti-inflamatória. A batata-doce é rica em vitamina C. “A inflamação é uma reação de defesa do organismo contra algum tipo de agressão. Ela pode resultar em acúmulo de gordura na forma de celulite ou inflamação intestinal. No caso, a batata-doce ajuda a combater a inflamação causada por agentes ou alimentos irritantes corantes, conservantes e micro-organismos”.
  3. Equilibrado os níveis de açúcar no sangue. O alimento ajuda nesse aspecto por ser um carboidratos de baixo índice glicêmico a digestão e a liberação de glicose no sangue são lentas. Além disso, as profissionais destacam o fato dele ser rico em fibras, o que também influencia na absorção da glicose pela corrente sanguínea, podendo ser consumido, inclusive por diabéticos.
  4. Auxilia no funcionamento do sistema digestivo. Por ter boa quantidade de fibras, ser anti-inflamatório e ter atividade probiótico de proteção aos micro-organismo presentes na flora intestinal batata-doce auxilia no processo da digestão.
  5. Promove energia. Exatamente por isso a batata-doce é tão consumida pelos frequentadores de academia. Ela libera lentamente a energia necessária para a prática da atividade física. Pode ser consumido por qualquer pessoas desde que não possua alguma patologia especifica em quantidade e frequência que devem ser determinadas individualmente.
  6.  É aliada da beleza. Isso porque é rica em antioxidantes, entre eles, o betacaroteno, que também age com protetor celular. Assim, a batata-doce a atua na saúde da pele. das unhas e do cabelo.
  7.  Ajuda na perda de peso. Por exemplo se um carboidrato complexo,que mantém a sensação de saciedade por mais tempo, a batata-doce faz com que a fome demore mais para ser sentida. Para isso deve ser consumida cozida ou assada. “Se o objetivo for o emagrecimento ela não deve ser consumida indisciplinadamente.
  8. Previne gripes e resfriados. As gripes e os resfriados são evitados quando o sistema imunológico age de maneira adequada. A batata-doce ajuda no fortalecimento desse sistema por ser rica em vitamina A e C.
  9. Atua na saúde ósseo. A batata-doce é fonte de fosforo e potássio, dois minerais indispensáveis, no processo de formação e regeneração das células ósseas. batata frita
  10.  proteger o coração. “Por ser rico em vitamina do complexo B e pelos seus efeitos antioxidante e anti-inflamatório, o alimento é rico poderoso em relação á proteção do sistema cardíaco.

Apesar de ser mais calórica que a batata-inglesa, a batata-doce apresenta maior quantidade de fibras. Cálcio potássio e vitamina. mas atenção! o cardápio ideal não é aquele em que há restrições de alimentos, mas equilíbrio entre eles.

Diabetes sob controle.

Uma boa alimentação é um dos meios mais eficaz para o controle de doenças entre elas, o diabetes. Além de acompanhamento médico, a atenção com o que se leve ao prato tem papel fundamental para o alcance de uma vida saudável e sem complicações.

  • ” A alimentação controla as taxas glicêmicas, evita picos de insula e ajuda no controle do peso, melhorando a qualidade de vida do diabético. Dá energia, disposição e evita diversas outras doenças associadas ao diabetes”.
  • Geralmente restrito de açúcar o cardápio de um diabético deve contemplar os nutrientes essenciais para o organismo, sem interferir na glicemia, é claro. Por isso existem alimentos que, além de ajudar no controle da taxa de açúcar no sangue, trazem incontáveis benefícios á saúde como tudo.
  • E a batata-doce é um deses alimentos. Seu carboidrato complexo é de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos sem estimular muito o hormônio chamado insulina. Isso é importante pois o excesso da substância pode levar ao aumento de fome e ao acúmulo de gorduras.
  • “Os diabéticos podem comer esse tipo de batata sem se preocupar por contar desse baixo índice glicêmico”.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: