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benefícios da Casca do Ovo para Saúde

mineralização óssea, sendo que as necessidades deste mineral são relativamente maiores nos períodos de gestação, lactação, adolescência e senescência (idosos), variando entre 1000 a 1500mg/dia de acordo com a necessidade. Uma alimentação deficiente em cálcio compromete a formação do tecido ósseo e induz à perda da densidade óssea, levando à osteoporose. Esta enfermidade é mais prevalente em mulheres no período pós menopausa e em idosas, sendo, contudo, observada também entre adolescentes com amenorreia (ausência ou a cessação da menstruação em mulheres em idade fértil) e em indivíduos adultos vegetarianos. Está bem documentado na literatura o fato de que a dieta de populações de diferentes países é deficiente em cálcio, fornecendo quantidades de cálcio que em geral não ultrapassam 50 % das quotas recomendadas de ingestão do mineral. Isso ocorre porque a falta ou baixo consumo de fontes alimentares de cálcio não é suficiente para atingir seu aporte adequado, especialmente no caso de adolescentes e idosos. Diversas estratégias têm sido propostas a fim de elevar o consumo de cálcio e minimizar os danos causados por sua deficiência. O cálcio pode ser obtido a partir da ingestão de alimentos naturalmente ricos no mineral, tais como sementes, folhas verde-escuras, cereais integrais, leite e produtos derivados, alimentos fortificados ou ainda por meio de suplementos dietéticos. Contudo, pela dificuldade de acesso à esses produtos, tem se utilizado o pó da casca de ovo como fonte de cálcio de baixo custo e de fácil preparo. Além do aspecto econômico, o cálcio da casca de ovo apresenta vantagens nutricionais, pois não está associado a elevadas quantidades de proteína e sódio (como acontece, por exemplo, nos queijos), que podem induzir a um aumento da excreção renal de cálcio. Além disso, foi comprovado, mediante análises microbiológicas, que a adoção de procedimentos adequados no preparo do pó minimiza os riscos de contaminação microbiológica e assegura a qualidade do produto.casca-ovo

Cálcio: O cálcio, presente no ovo, também pode ser aproveitado em sua casca. Para isso, pode-se secá-las e tritura-las, e em seguida usar no preparo de alguns pratos. Mineral essencial para a saúde, o cálcio auxilia na formação dos ossos e dos dentes, além de, em conjunto com elementos reguladores, garantir a manutenção do equilíbrio do organismo. O cálcio, quando consumido em excesso, é eliminado pela urina e pelas fezes, ou seja, não é um mineral residual. Desta forma, seu consumo excessivo pode trazer problemas de sobrecarga ao sistema digestivo e excretor. O cálcio é essencial para a alimentação em diferentes quantidades no decorrer da vida. Quando a alimentação não tem o preenchimento da quantidade necessária de cálcio, pode comprometer a formação do tecido ósseo, induzindo desta forma à perda de sua densidade e causando osteoporose. Esta doença, ao contrário do que muitos pensam, não atinge apenas os idosos, mas adolescentes e adultos mal nutridos deste mineral.

Sinais da Deficiência de Cálcio: Quais os sinais que nosso organismo nos manda indicando que estamos consumindo cálcio em quantidades insatisfatórias? Somos o que comemos e o que deixamos de comer, portanto, a falta de cálcio se fará notar quando: Nossas unhas começarem a se mostrar quebradiças e fracas; Nosso cabelo parecer opaco e apresentar queda; Nossa pele der sinais de ressecamento; Fraturas tornarem-se frequentes; Nossos dentes ficarem muito frágeis; Nossas gengivas sangrarem; Começarmos a sentir cãibras, dores musculares e espasmos; Nosso corpo apresentar formigamento; Notarmos que estamos tendo taquicardia; Temos insônia; Começamos a ter cólicas menstruais mais frequentemente; Sinais de artrite começarem a se fazer presentes; Crianças apresentam raquitismo; Surgir a osteopenia e osteoporose; Há maior propensão à irritabilidade, TPM e depressão. Nesses casos, uma complementação será necessária. Seguramente, através dela todos esses problemas serão corrigidos. Há algumas maneiras de se fazer essa reposição. Uma delas é ingerindo alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, tofu, salmão, amêndoas, soja e linhaça. A segunda opção é tomando comprimidos ou cápsulas de cálcio. Nesse caso, procure orientação de seu médico.

Cálcio em Excesso: Já vimos que a falta de cálcio causa problemas, mas, e se houver o excesso desse mineral em nosso organismo? Os problemas, nesse caso, também são preocupantes. Vejamos o que seu excesso poderá causar: Formação de cálculos renais; Fraqueza muscular; Sobrecarga renal; Irritabilidade; Anorexia; Problemas de memória.

Como fazer o pó de casca de ovo. 

Acompanhe as figuras e as instruções abaixo e descubra como é simples, prático, rápido e econômico produzir em casa o pó de casca de ovo:

  • Guarde várias cascas de ovos que sobram nas receitas que exigem ovos em suas preparações, entretanto, a casca de ovo pode conter um micróbio que causa um tipo grave de diarreia, conhecido como salmonela. Por este motivo os ovos devem ser lavados muito bem antes de quebrá-los. Guarde-as e quando tiver uma boa quantidade, use-as para fazer o pó de casca de ovo.
  • Lave-as muito bem e deixe de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (como se faz com as frutas, verduras e legumes) para matar os micro-organismos presentes por 15 minutos. Use sempre a medida de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
  • Ferva por 10 minutos, deixe secar. Em seguida, coloque no forno em forno elétrico ou convencional por 1 a 2 horas, em temperatura média, para desidratá-las. Desta forma fica muito mais fácil pulverizá-las. Só tome cuidado para não deixá-las queimar. Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente – o calor vindo de cima e de baixo tostará as cascas.
  • Coloque as cascas desidratadas no liquidificador, mixer ou pilão. Triture até obter um pó bem fininho. Quanto mais fino, melhor.
  • Peneire e guarde o pó de casca de ovo em um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor. Bem armazenado, o pó dura em média 3 meses.
  • É indicada a ingestão de 01 colher de chá rasa do pó por dia e pode ser acrescentada em preparações como arroz doce, bolos, biscoitos, etc. No caso do arroz cozido, que é em geral consumido em refeições contendo alimentos fonte de ferro, quantidades mais elevadas de cálcio não são recomendáveis, pois poderiam eventualmente inibir a biodisponibilidade do ferro. Assim, a ingestão de alimentos de consumo habitual enriquecidos com o pó da casca de ovo pode contribuir para a ingestão adequada de cálcio sem comprometer a qualidade nutricional da dieta.

Como podemos usar a casca de ovo?

Curativo natural: A membrana da casca de ovo (a parte interior que é como uma película transparente) serve para promover a cura de cortes e arranhões. Assim, da próxima vez que se machucar, aplique-a e deixe-a agir sozinha.

Melhorar o sabor do café: Ferver cascas de ovo no café (algo que vem sendo feito há séculos) ajudará a reduzir o sabor amargo. Lembre-se de lavar bem a casca e coar o café para não comer nenhum pedaço.

Eliminar as pragas do jardim: Os animais de corpo mole, como lesmas e caracóis, não passarão por cima dos pedaços afiados das cascas de ovo. Por isso, suas plantas e flores estarão a salvo de seus predadores.

Dar aos tomates um “impulso de cálcio”: Se você tem uma horta, certamente saberá que um problema comum da planta de tomate é que ela não tem força suficiente para suportar o peso dos frutos. Quem entende de jardim comumente coloca cascas de ovo na terra onde estão as plantas de tomate para ajudar a combater este problema.

Consumo: Muita gente come cascas de ovo por suas impressionantes quantidades de cálcio. Para fazer isso, você deve esmagá-las e triturá-las, e então acrescentá-las às comidas, polvilhando em sopas, sobremesas, molhos, cremes, saladas, etc. Não sentirá nenhum sabor diferente em seus pratos e entradas, e poderá melhorar a saúde dos seus ossos.

Começar uma horta: Se estiver começando a sua horta (ainda que seja em vasos), você pode também aproveitar as cascas de ovo para o mesmo objetivo usado no cultivo do tomate. Na terra, misture um pouco de casca e adubo. Você também pode espalhá-las diretamente no solo da sua horta, e até jogar na pilha de compostagem.

Afiar e limpar utensílios na cozinha: Coloque a casca (o mais inteira possível) no congelador e use-a para limpar e afiar as lâminas do liquidificador, acrescentando água.

Remédio para a diarreia canina: Se você tem um cachorro que comeu algo que não devia, pode esmagar um pouco de casca de ovo junto com uma borra de café, até convertê-los em um pó. Polvilhe algumas colheres na ração ou na comida, e a diarreia desaparecerá em um dia.

Mineralizante: Deixe as cascas de ovo de molho na água com suco de limão durante algumas semanas e guarde esta mistura na geladeira. Acrescente um pouco dela a batidas de frutas e vegetais para obter minerais adicionais.

Enfeites para a casa: Uma opção é fazer enfeites para o Natal. Isso pode requerer fazer um curso e muita paciência, além de cuidado e boa coordenação. Também pode ser um excelente entretenimento para as crianças, assim como uma maneira de gastar menos nas festas.

Tirar restos de comida: As cascas de ovo esmagadas servem para esfregar as panelas que têm comida grudada no fundo ou nas paredes. Na próxima vez que tiver que lavar os pratos, use cascas de ovo para tirar a comida.

Fortalecer as unhas: Esmague e triture as cascas de ovo até transformá-las em um pó e acrescente um pouco ao seu esmalte. Quando pintar as unhas, estará fortalecendo-as. Essa dica é perfeita para mulheres que têm unhas quebradiças e que demoram em crescer.

Reduzir rugas: Pegue um pouco de pó de casca de ovo esmagada e coloque nas bandejas de cubo de gelo junto com água. Quando os cubos estiverem congelados, coloque no rosto para ajudar a atenuar a aparência das rugas.

Máscara nutritiva: Use um pilão para moer as cascas de ovo e misture-as com uma clara de ovo para fazer uma máscara caseira saudável que reduz a tensão facial. Deixe que ela seque antes de enxaguar.

Tratar irritações na pele: Coloque a casca de um ovo em um recipiente pequeno com vinagre de maçã e deixe descansar por dois dias. Passe a mistura em leves irritações na pele ou áreas com coceira. Os resultados são quase imediatos.farinha-ovo

Branquear as roupas: Alguns dizem que, se colocarmos cascas de ovo em um saquinho de malha e deixá-lo na máquina de lavar, as manchas desaparecerão na lavagem e as roupas brancas ficarão reluzentes.

Fazer velas: A próxima vez que comer ovos duros, quebre-os cuidadosamente pela parte de cima e deixe o resto para fazer uma base que será preenchida com cera para vela. Basta inserir um pavio, deixar que a cera se fixe e tirar a casca.

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