Scroll Top

alimentos saudáveis caju dicas Dicas de Saúde Frutas saúde

benefícios e qualidade da Castanha do Caju

Um dos frutos mais apreciados do Brasil, o caju é muito consumido em praticamente todas as regiões do país, principalmente por conta de seu sabor único e inigualável, que faz deste fruto um dos mais procurados pelas pessoas em feiras e nos supermercados brasileiros. No entanto, não apenas o fruto do caju é considerado bom para o consumo, já que também a sua castanha é muito apreciada e inclusive é considerada uma iguaria na maior parte do Brasil, sendo consumida, na maior parte das vezes, salgada.

Propriedades da Castanha de Caju
De cultivo comum no Brasil, o fruto foi trazido por portugueses, já que nosso clima é tropical, como a região da Índia, outra região de comum cultivo. Os países que lideram a produção de castanha de caju é Brasil, Moçambique, Nigéria e Tanzânia.
Após conhecer um pouco sobre a origem e locais mais comuns para encontra-lo, saber um pouco mais sobre as informações nutricionais pode aumentar ainda mais o interesse pelos benefícios da castanha de caju. Sabemos que ela é rica em minerais, dentre eles, há porções significativas de Cobre, Fósforo, Magnésio, Manganês e Zinco.
A castanha de caju conta com carboidratos de qualidade, além de açúcares benéficos para o estado de saúde de todos, junto a fibras e vitaminas e aminoácidos. Você deve se perguntar por que a castanha pode ser benéfica para você, certo? O seu sabor amanteigado pode não só agradar o paladar, mas ser um excelente aliado antioxidante, além de impulsionar o seu funcionamento metabólico.
Dizer que a castanha de caju engorda pode ser bastante tendencioso, mesmo que uma porção de 100 gramas contenha em média 500 calorias. O fruto é rico em diversos nutrientes que contribuem com a queima calórica, além de conter gorduras boas. Assim como devemos agir com toda a alimentação, o consumo de castanha de caju deve ser moderado, já que o ganho de peso está relacionado com o consumo excessivo de calorias. Portanto, se você manter controle sobre o numero de calorias diária ingeridas, você poderá consumir, moderadamente, esse delicioso fruto.castanha-do-caju

Pois é sobre a castanha de caju que vamos falar neste artigo, para explicar de modo claro e objetivo quais são os benefícios apresentados por ela, para que você também possa consumi-la daqui para frente.

Castanha de Caju e ótima para a saúde do coração.
A castanha de caju é uma iguaria deliciosa, extremamente saborosa e muito procurada, especialmente por quem deseja ter em mãos um delicioso petisco para todas as horas.

Mas o que pouca gente sabe é que o consumo de castanha de caju pode ser extremamente benéfico para a saúde do coração, prevenindo o surgimento de doenças importantes.

Portanto, segundo especialistas, é indicado que uma pessoa consuma ao menos uma pequena quantidade de castanha de caju por dia, para ajudar a manter a saúde do coração em dia.

Excelente para a pele
A castanha de caju também é muito boa para a pele, e por este motivo, cada vez mais mulheres começam a consumi-la em boas quantidades, já que se trata de uma aliada e tanto para quem deseja manter a aparência saudável e jovial.
Deste modo, a castanha de caju é capaz de fazer com que a pele de uma pessoa ganhe um aspecto mais saudável e muito mais jovial, graças ao fato de que possui uma enzima que é capaz de criar melanina.

Além disto, a castanha de caju também é muito boa para os cabelos, o que também tem feito com que uma boa quantidade de mulheres passe a olhar para ela como um importante aliado
Muito boa para os ossos
Outro benefício apresentado pelo consumo regular de castanha de caju está relacionado aos ossos, que ficam mais fortes por conta da forte presença do magnésio na composição, tanto do caju, quanto de sua castanha.

Com isto, os ossos ficam mais fortes por conta do cálcio que é despejado no organismo após o consumo de uma boa quantidade de castanhas de caju.

Ajuda a perder peso
E agora, tanto homens, quanto mulheres deverão apresentar ainda mais interesse pela castanha de caju, já que ela é capaz de ajudar na perda de peso, que é um desejo de muitas pessoas no Brasil e no mundo atualmente.

Apesar de ter uma boa quantidade de gordura, o fato é que a castanha de caju apresenta o que conhecemos por “gordura boa”, que é mais benéfica ao organismo e que permite desencadear no organismo um processo de queima de gordura que leva à perda de peso.

Portanto, se você deseja perder peso, comece agora mesmo a comer uma boa quantidade regular de castanhas de caju.

Benefícios da Castanha de Caju
Ajuda contra o câncer
A castanha possui flavonoides de super poderes. Eles são chamados de Proantocianidinas, e agem contra a ação de células que contribuem com a formação de tumores. Esses flavonoides contam com o reforço os benefícios do Cobre, contido na castanha, que auxilia na função anticancerígena.

Positiva para o sistema cardiovascular
Entre os benefícios da castanha de caju, podemos destacar o baixo teor de gorduras, o que pode ser conveniente para pessoas que lidam com dúvidas e faltas de opções para lanches em suas dietas. E comparada a outros frutos secos, a castanha de caju se mostra superior, e a ação positiva sobre o coração e sistema cardiovascular é justificado pela porção de ácido oleico contido no alimento, junto aos antioxidantes e ausência de colesterol.
Pesquisas identificação a ação de antioxidante poderoso oferecida pela composição da castanha de caju, e que aquelas pessoas que consumiam regularmente castanha de caju, tinham o risco de morte por doença cardíaca e cardiovascular reduzido. Esse benefício pode ser obtido a partir do consumo de 1 a 4 vezes por semana.

Controle de pressão arterial
Lidar com a pressão arterial é um problema para muitas pessoas, e os benefícios da castanha de caju também podem favorecer o equilíbrio saudável. O Magnésio presente no fruto pode ajudar a manter a pressão sob controle, evitando que ela se eleve, prejudicando a saúde.

 Cabelos fortes
O Cobre, importante na ação anticancerígena, também é funcional para a saúde os cabelos. Ele contribui com a manutenção de pigmentação dos fios. O mineral é importante para a produção de melanina, o que retarda o surgimento dos fios branco, além de proteger os cabelos. O mineral ainda pode beneficiar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e articulações.

Ossos fortes
Comer castanha de caju também pode ajudar na saúde dos ossos e dentes. O fruto é rico em Magnésio e Cálcio, minerais fundamentais para a saúde de toda estrutura óssea corporal.

Bile saudável
O fruto pode ser funcional para retardar o surgimento de cálculos biliares. Pesquisas afirmam que se reduz o desenvolvimento em até 25%.

Emagrecimento
Se você está no grupo de pessoas preocupadas com a boa forma, saiba que a castanha e caju pode ser uma excelente opção para as suas refeições intermediárias. As castanhas e caju podem contribuir como fonte de gorduras boas, além de só possuírem colesterol bom, isentando-o do colesterol que é prejudicial à saúde. Pesquisas realizadas afirmam que o consumo regular de castanha de caju auxiliou diversas pessoas a ganharem menos peso, se comparadas àquelas que, durante o processo de análise, não consumiram o fruto.

Ajuda o sistema digestório
Uma boa digestão é fundamental para aqueles que atentam para cuidados com a boa forma, por isso, o consumo de castanha de caju pode auxiliá-los a garantir que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, evitando desconfortos pela má eliminação de toxinas, e também retenção e líquidos.

Ajuda contra Menopausa e TPM
Afirma-se que seguir dieta pode mexer, e muito, com os ânimos das mulheres, principalmente durante os dias de TPM. A castanha de caju também pode reduzir os impactos causados pela mudança de humor, por isso, o fruto é apontado como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo assim sono de melhor qualidade.

 Ajuda o sistema imunológico
Para o fortalecimento o sistema imunológico, a suplementação de Ferro é uma das principais iniciativas. A castanha de caju possui porção significativa e Ferro, a qual é utilizada no processo de eliminação dos radicais livres que são apontados como prejudiciais à saúde e bem estar. O mineral é importante para a ação preventiva contra anemias e estados que podem comprometer a sua saúde e energia para a realização das atividades cotidianas.

Olhos saudáveis
É importante que a atenção não e limite apenas aos cuidados com a boa forma, por isso, a castanha de caju se mostra um fruto completo, o qual também pode atingir, inclusive a saúde de seus olhos. Se consumida, moderada e regularmente, ela pode auxiliar na prevenção contra raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrência de degeneração macular.caju

 Ajuda contra a diabetes
Já sabemos que a castanha 3 caju se mostra superior aos demais frutos secos, e com porção muito reduzida de gorduras, é comparada ao azeite. Após análise de comportamento de alguns diabéticos, pode-se notar que, com a inserção da castanha de caju ao cardápio, aliada à uma alimentação com baixo teor de gorduras, os níveis de triglicerídeos foram reduzidos, favorecendo a saúde das pessoas que lidam com a oscilação dos níveis e açúcar na corrente sanguínea.

 Mais músculos
Para aquele que focam na hipertrofia, os benefícios da castanha de caju também podem ser convenientes, já que o fruto possui Magnésio, que combinado com o Cálcio, pode agir sobre o sistema nervoso e tônus muscular, favorecendo os músculos e células nervosas. A falta de Magnésio pode resultar em espasmos musculares, enxaquecas, dores, fadiga, e até mesmo em câimbras, as quais podem oferecer consequências para o bom rendimento nos treinos. Com o consumo regular de castanha de caju, esse fornecimento de Magnésio é preservado, e reduz a possibilidade de algumas dessas reações adversas.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: