Scroll Top

Dicas de Saúde

Berinjela e sua Receitas Milagrosa

Combine – a com outros alimentos e faça milagres em seu corpo.

Além de ser muito saborosa e incrementar pratos e sucos,a berinjela é uma grande aliada para prevenir doenças do coração, câncer, diabetes e ainda ajudar na boa forma. E, combinando-a com outros alimentos, você potencializa suas funções!

Berinjela+ tomate. A dupla é imbatível quando o assunto é prevenção de tumores. O tomate é fonte de licopeno, uma substância que dá a sua cor vermelha e neutraliza os radicais livres, prevenindo especialmente o câncer de próstata. Já   a antocianina agente presente na casca da berinjela, também atua da mesma maneira. A dupla ainda é rica em fibras, o que ajuda a preservar a saúde das artérias.

Dicas: Você pode unir os dois alimentos em um molho para uma macarronada. No ratatouille prato francês, a combinação também não pode faltar.

Berinjela+azeite. Quem precisa controlar as taxas de colesterol tem nessa união uma excelente aliada. É que o azeite é uma das melhores fontes de ômega 3, um ácido graxo essencial responsável por várias funções no organismo. Essa substância reduz a taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue e afasta o risco de diabetes, de artrite reumatoide e de câncer. O azeite ainda melhora o processo digestivo, acelera as funções metabólicas, estimula o crescimento e favorece a absolvição de cálcio. A berinjela por sua vez, é rica em fibras, o que também colabora para a diminuição de gordura nas artérias.grelhado

Dica: Você pode unir os dois alimentos em um molho para uma macarronada. No ratatouille (prato francês), a combinação também não pode faltar!

Berinjela + azeite. Quem precisa controlar as taxas de colesterol tem nessa união uma excelente aliada. É que o azeite é umas das melhores fontes de ômega 3, um ácido graxo essencial responsável por várias funções no organismo. Essa substância reduz a taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue e afasta o risco de diabetes, de artrite reumatoide e de câncer. O azeite ainda melhora o processo digestivo, acelera as funções metabólicas, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio. A berinjela, por sua vez, é rica em fibras, o que também colabora para a diminuição de gordura nas artérias.

Dicas: basta regar a berinjela com um fio de azeite. É importante não exagera já que 2 colheres (sopa) de óleo são suficiente para adquirir os benefícios.

Berinjela+ pimenta. Quer eliminar os quilinhos extras da balança? Pois aqui está a combinação perfeita para isso. A berinjela, além de pouco calórica, é rica em fibras que contribuem para maior saciedade. Já a pimenta é considerada um alimento termogênico, ou seja, tem a capacidade de aumentar a queima da gordura corporal e o gasto calórico, acelerando o metabolismo.

Dica: pedacinhos de pimenta podem acompanhar qualquer prato com a berinjela.

Berinjela + laranja. Você já experimentou a combinação ? Então, saiba que essa união é uma ótima pedida na hora de preparar os sucos. E uma bebida riquíssima em fibras, que ajuda no funcionamento do intestino e no controle do colesterol. 1 copo (250ml) de suco de laranja natural com 50g de berinjela equivale a, aproximadamente, 140Kcal.

Dica: antes de acrescentar a berinjela ao suco, é essencial cozinhá-la. Você ainda pode incluir verduras como a couve ao preparo e tornar a bebida ainda mais saborosa.

Várias maneiras de preparar!

Assada. Pode ser recheada, em lasanhas ou em fatias cobertas com queijo o molho. É uma boa opção por não precisar de óleo no momento do preparo.

Cozida. É uma das formas mais saudáveis. Pode ser preparada no vapor, na água ou refogada com azeite.

Grelhada. Em grelhas ou panelas antiaderentes, pode ser tostada levemente sem ou com um fio de azeite.

Em conserva. Vinagre, azeite e outros temperos, como alho e pimenta, podem ser acrescentados ao legumes picado.

Antepasto. Quando combinada com azeite, uva passa ou pimentão, a berinjela se torna uma ótima opção de entrada para as refeições.

Sucos. O suco extraído da berinjela crua contém substâncias capazes de impedir as mutações genéticas causadas por agentes cancerígenos, como cigarro e agrotóxicos

Frita. Recheada e empanada, porém, fica bastante calórica. Além disso, o óleo, quando submetido a altas temperaturas, libera substâncias prejudiciais á saúde. Portanto, deixe a fritura para ser consumida apenas em raras ocasiões.

Nutrientes poderosos

Ações no organismo

. As vitaminas do complexo B auxiliam no bom fucionamento do metabolismo, do sistema nervoso e na manutenção do bem-estar emocional.

A vitamina A, além de ser importante para os cuidados com a visão, possui ação antioxidante e combate os radicais livres.

A vitamina. C, afasta os malefícios dos radicais livres e também é importante para o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a evitar gripes e resfriados.

Os minerais. contribuem para a memória, os ossos e a desintoxicação do corpo.

O cálcio. E o fósforo são responsáveis pela construção do esqueleto, prevenindo a osteoporose. Além disso, o cálcio ajuda a regular a pressão arterial e o fósforo a preservar a memória, ajustando ligações neurais do cérebro.

O . potássio e o magnésio atuam no controle muscular, , evitando cãibra, por exemplo, mas também protegem e diminui  os riscos de infarto decorrentes da hipertensão.

.O ferro. é um aliado contra a anemia, mas também tem papel importante no aumento da imunidade e na produção de energia pelo corpo.

Por ser composto de 90% de água, o legume tem ações digestivas e diurética, sendo indicado para driblar a má digestão e a retenção de líquidos. Mas  apesar da grande quantidade de água que a berinjela apresente, é fundamental consumir o líquido in natura no dia a dia para evitar efeito contrário. O indicado é cerca de oito copos (2 litros) da água para adultos.

Boa até a casca!

Essa parte da berinjela possui componentes poderosos que ajudam a prevenir doenças perigosas, entre elas o câncer. A antocianina é o pigmento responsável por sua coloração roxa. ” A antocianina é associada á redução dos níveis de colesterol, prevenção do câncer e de infecções do trato urinário”. ” A berinjela possui fibras que auxiliam na digestão e na melhora da microflora intestinal, ajudando na formação do bolo fecal e na prevenção de doenças gastrointestinais”. . Além disso, as fibras proporcionam maior sensação de saciedade, auxiliando quem busca perda de peso.assada

Conservação correta

.A berinjela pode ser armazenada na geladeira por até duas semanas. Ela deve ser guardada limpa, dentro de um saco plástico com pequenos furos.

.O legume também pode mantido congelado por até três meses. Para isso, corte em cubos, mergulhe em água fervente por 3 minutos, escorra e mergulhe em água fria. Depois, retire a água e seque o legume com papel absorvente. Coloque em sacos plásticos bem fechados, retirando todo o ar, e leve ao congelador. Para consumir, coloque em água fervente com um pouco de sal.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: