Scroll Top

tratamento

Cãibra causa o que é e Tratamento no Chás

  • As cãibras são um incômodo bastante conhecido, especialmente por pessoas que costumam se exercitar, também por grávidas e algumas pessoas portadoras de problemas de saúde, como diabetes, doenças vasculares ou neurológicas. As câimbras musculares nas pernas podem ser devidas a diferentes causas que provocam uma contratura súbita e involuntária dum músculo ou grupo muscular, com dores intensos e geralmente, insuportáveis. Recorra a diferentes remédios caseiros e conheça como aliviá-las.  Se alguma vez experimentou uma câimbra muscular nas pernas, não é necessário comentar o doloroso e insuportável que pode resultar. Aliás, a maioria das câimbras musculares das pernas podem ser evitadas uma vez identifique as causas que as provocam.
  • A câimbra muscular nas pernas pode-lhe surpreender após horas de treino físico intenso, mas também podem aparecer no meio da noite estando deitado. Estas duas situações obedecem a causas diferentes. No primeiro caso deve-se ao esgotamento muscular e a desidratação com perda de eletrólitos, necessários para a atividade muscular, enquanto que no segundo caso, obedece no general a problemas vasculares que afetam ao retorno venoso. Por isto, este último tipo de câimbras são habituais na gravidez e também, são um dos sintomas de varizes nas pernas.
  • Embora estas são as causas mais frequentes, não são as únicas. Em ocasiões, as causas das câimbras musculares nas pernas são a irritação de algum nervo que governa aos músculos afetados. Por outro lado, em muitos casos, são causados por esforços musculares que excedem a capacidade corporal, para a que o organismo encontra-se preparado.
  • Os melhores remédios caseiros contra as câimbras antes de acontecer é manter uma hidratação e um aporte de eletrólitos adequados e não exceder os limites do próprio corpo no trabalho muscular que realize. Além disso, se tem uma vida sedentária e pelas noites as câimbras de origem vascular fazem-lhe acordar, a causa de uma má circulação, o melhor é que antes de deitar-se, realize uma série exercícios de estiramento das pernas.
  • Também pode consultar os remédios caseiros para as câimbras noturnas e os remédios naturais para as câimbras nas pernas, onde encontrará outras sugestões para o tratamento caseiro e natural deste molesto e doloroso transtorno muscular. Por outro lado, recorde que o castanho de índias favorece a circulação venosa das pernas.caimbra

O que causa as cãibras?

As causas para as cãibras podem ser variadas, podem ocorrer com o corpo em repouso ou em atividade física, devido à fadiga muscular ou má circulação. Também é muito comum, especialmente aos atletas, ou pessoas que se exercitam bastante, perderem muito líquido e sódio, o que predispõe os músculos a se tornarem sensíveis e sofrerem cãibras.

A falta de minerais como o potássio, magnésio e cálcio, foi uma das crenças para o surgimento das cãibras durante muito tempo, mas, atualmente os médicos contestam essa teoria, dizendo que estes minerais, podem ser ingeridos de forma suficiente com a alimentação diária. Inclusive, segundo os médicos, os músculos tem reservas maiores desses elementos do que a quantidade perdida na transpiração, ao contrário do que acontece com o cloreto e o sódio. Também o consumo excessivo de fósforo contribui para a má absorção do cálcio, outro fator causador das cãibras.

Muitas vezes, o fato de as atividades diárias de certas pessoas exigirem bastante de alguns músculos, podem levá-los à fadiga e então, as cãibras surgem até com o corpo em repouso. É comum a nadadores, bailarinos, desportistas de modo geral, pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, como costureiras, escritores, digitadores, etc.

Cãibra, incômoda e até perigosa!

As cãibras são dolorosas contrações musculares que desestabilizam, os músculos simplesmente “embolam” e, se isso ocorre em um momento em que a pessoa esteja de pé, praticando algum exercício ou, mais grave, nadando ou fazendo outra atividade que exija força dos músculos, como um esporte radical, por exemplo, pode cair, ou se afogar, como já se ouviu relatos diversos.

Por isso, além da dor, a cãibra torna-se um perigo, sendo imprescindível evitá-la e saber o que deve ser feito se ela surgir!

Previna o seu aparecimento!

  • ALONGUE-SE! Antes de se exercitar, alongue os músculos e, após um treino ou exercícios mais pesados, relaxe e alongue os músculos novamente;
  • BEBA MUITO LÍQUIDO! Beber bastante água todos os dias é uma necessidade de todas as pessoas, mas, os esportistas ou quem faz exercícios regularmente, perdem muito líquido na transpiração, por isso, devem sempre reforçar essa necessidade, bebendo muita água, antes, durante e depois dos treinos.
  • ISOTÔNICOS para quem é atleta! Eles podem repor os elementos minerais perdidos no suor e prevenir as cãibras.

Há situações em que uma cãibra pode ocasionar acidentes ou até a morte, como, na prática de certos esportes, nos quais se depende dos músculos para sustentar o corpo, como o rapel, por exemplo, ou enquanto a pessoa está nadando.

Para prevenir as cãibras, é preciso alongar sempre os músculos; procurar relaxar após um treino ou sessão de exercícios puxados, principalmente quem pratica esportes, e beber muito líquido todos os dias. Os atletas também podem beber isotônicos para repor os níveis de sódio.

Quando a cãibra acontece, faça coisas como:

  • Alongamentos;
  • Massagear o músculo contraído, isso ajuda a aliviar a dor e estimula a circulação sanguínea no local;
  • Reponha os eletrólitos através de líquidos.

Também existem receitas caseiras capazes de ajudar com as cãibras,

VITAMINAS DE BANANA

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de aveia;
  • 2 bananas sem casca;
  • 1/2 litro de água;
  • mel a gosto

Como fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber dois copos de 200ml por dia.

 RECEITA 2:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de morangos;
  • 300 ml de água;
  • 1 banana sem casca;
  • 1 colher de sopa de nozes ou castanhas.

Como fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce como preferir, com adoçante, mel, açúcar mascavo, etc.

RECEITA 3:

Como fazer:

Misturar uma colher (de café) de mel, uma colher (de café) de vinagre de maçã e uma colher (de sopa) de lactato de cálcio em meio copo de água e beba uma vez ao dia.caibra-caibra

  • AGRIÃO E BETERRABA: prepare um suco de beterraba ou de agrião e beba um copo, uma hora antes do almoço.
  • BANANA: deve-se comer uma ou mais bananas ao dia.
  • MEL: usar mel diariamente pode ser considerado um dos melhores “antídotos” contra as cãibras! Uma colher de sopa antes de dormir ou antes de atividades desgastantes.
  • CHÁS DE CAMOMILA, CAPIM-LIMÃO, MELISSA e todos os outros chás calmantes, ajudam a aliviar a tensão e também podem colaborar para evitar as cãibras.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: