Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Cãibra – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

É uma contração muscular involuntária, espasmódica e passageira. Mas a dor pode tornar-se terrivelmente forte se você não souber lidar com o músculo contraído. Pode atingir um músculo, ou um grupo de músculos, em qualquer parte do corpo.

Causas:caibras

São variadas. A cãibra pode manifestar-se tanto em repouso como em movimento, como resultado de fadiga muscular ou déficit circulatório. Atinge qualquer pessoa, em qualquer idade. Mas certas pessoas parecem particularmente propensas. Atividades que obrigam a forçar certos músculos podem produzir cãibra. É o que acontece ás vezes com nadadores, maratonistas, desportistas em geral, bailarinas, escritores, digitadores, músicos, costureiras, operadores de certas máquinas etc. Além do esforço, o frio pode favorecer as manifestações.

As deficiências de cálcio, sódio e potássio são causas reconhecidas. O consumo exagerado de fósforo pode prejudicar o aproveitamento de cálcio, desencadeando cãibra.

Sugestões naturais:ãlibra

Hortaliças:

Agrião e beterraba — Uma xícara do suco de agrião ou beterraba uma hora antes do almoço.

Frutas:

Banana — Comer uma, duas ou mais bananas, que são ricas em potássio, por dia.

Plantas:

Para acalmar a tensão nervosa, que predispõe a cãibra, recomenda-se chás de camomila e erva-cidreira. Dose: duas xícaras por dia.

Outras sugestões naturais:

Mel — O mel de abelhas, rico em potássio, é um dos melhores antídotos naturais da cãibra. Quem sofre desse mal deve usar mel diariamente, uma colher, das de sopa, ao acordar, outra ao deitar e outra antes de qualquer atividade desgastante.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: