Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Celulite 18 Formas de Ajudar as Mulheres

Parafraseando a rainha de cabelos negros e lustrosos do famoso conto de fadas: “Espelho, espelho meu! Existe alguém com pele mais bonita do que eu?”

“O! Minha Rainha! Não há mais ninguém, ninguém”, respondia o espelho fiel. E assim tudo corria bem. Até que numa bela noite, não se sabe por que, o espelho cismou de apontar uma terrível placa de celulite nas coxas reais. Desde então tudo começou a dar errado. Não admira que a rainha ficasse de tão mau humor quando Branca de neve e os sete anões idiotas passassem assobiando pela estrada!

O espelho da rainha não mentia, e nem o seu, se você estiver carregando essas placas desagradáveis nas coxas, no traseiro ou na região interna dos braços. O que chamamos de celulite não passa de pequenas bolsas de gordura. Seu aspecto decorre de estrias de tecido fibroso ancoradas na pele, tracionando-o para dentro e, ao mesmo tempo, empurrando para fora as células adiposas. Algumas pessoas são mais suscetíveis, sobretudo mulheres, em geral menos musculosas e cheias de gorduras nas nádegas, nos quadris e nas coxas. Alguns especialistas, médicos, vêem a celulite como um problema não só de gordura. “A celulite é uma mistura de glóbulos de gordura, resíduos sólidos e água, aprisionados no tecido conjuntivite”.Vergetures

Médicos e pesquisadores podem não concordar com essa teoria. Tampouco que se possa fazer muita coisa para resolver o problema, depois de estabelecido. É algo que se pode evitar, com exercícios e a manutenção de um peso normal. No entanto, as pessoas que já tem celulite estão dispostas a resolver o problema. Nós depuramos as opiniões, dispensamos o que nos pareceu bizarro chegando a um meio-termo. Experimente nossas sugestões.

Excesso de peso. Como celulite é gordura, o excesso de peso pode contribuir para o problema. Basta perder peso gradualmente, para que com ele se elimine parte da celulite. Comer frutas e legumes frescos em abundância pelo seu baixo teor calórico e rico valor nutritivo e beber suco de frutas e legumes é a recomendação.

Dieta balanceada. Na dieta sadia e balanceada”para recuperar o equilíbrio bioquímico do organismo, criando um ambiente menos favorável ao desenvolvimento da celulite”.

O repouso. Relaxe numa banheira com sais, sobretudo sal marinho. Adicione 2 xícaras de sal marinho á água morna e permaneça nela por 20 minutos. Amacia a pele.

Combater a constipação. “As pessoas que costumam ter constipação também tem celulite“. Os alimentos se movimentam mais depressa no intestino quando se trata de verduras e grãos ricos em fibras, diariamente. Pra um reforço extra, sugere que polvilhemos farelo cru nos alimentos e nas bebidas, ás refeições. Além disso:

Praticar os hábitos ensinados pela nossa mãe: mastigar bem os alimentos e não lanchar tarde da noite.

Beber líquidos á temperatura ambiente, não gelados. “O gelo constringe o esôfago e o estômago, prejudicando o fluxo de enzimas digestivas para este”.

Os vasos da pele. É preciso abrir caminho para a eliminação da celulite. Para abrir os vasos sanguíneos cutâneos da pele e abaixo dela, e também para manter o sistema de remoção de resíduos funcionando, convém seguir algumas recomendações.

Beber muita água. Descobrir que muita gente com celulite não bebe água, beber de seis a oito copos de água mineral por dia.

Afastar-se do sal, que contribui para retenção hídrica e complica a celulite.

Renunciar ao café e ao cigarro, são substâncias vasoconstritoras e podem tornar a celulite mais proeminente.

Escove a pele. Ajuda a melhorar a circulação. Comprima uma escova de cerdas macias junto á pele e esfregue todo o corpo, ou as áreas com celulite, em movimento circular ou rotatório.celule-celuli

Exercícios para tonificar os músculos. Convém fortalecer a musculatura com exercícios aeróbicos ou musculação.

Massagem localizada. Bom complementar os exercícios com massagem delicada(que a própria pessoa pode fazer) em áreas como coxas e parte interna dos joelhos.

Respiração profunda. Aprenda a respirar profundamente, com diafragma, o oxigênio ajuda a queimar gordura. A respiração profunda também ajuda a eliminar das células o dióxido de carbono, que é tóxico.

Relaxamento. A celulite se desenvolve quando a musculatura fica tensa,, durante o estresse. É preciso relaxar. Se encontrar dificuldade em relaxar, faça o seguinte:

Experimente a ioga como remédio antiestresse e anticelulite. É uma disciplina que ensina a pessoa a respirar profundamente, fortalece os músculos e relaxa o organismo.

Afaste-se da angústia deitando alguns minutos numa prancha inclinada. Coloque a cabeça na parte inferior durante 20 minutos por dia. Para esse mesmo efeito, sem a prancha, deite no chão com os pés na parede.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: