Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Conjuntivite – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

Conjuntivite é inflamação aguda ou crônica da conjuntivite, membrana mucosa que forra a parte anterior do globo ocular e a parte interna das pálpebras.

Causas:conjua

Presença de substância irritante entre a pálpebra e o olho, exagerada aplicação dos olhos, abuso de bebidas alcoólicas, drogas, fumo e alimentos excitantes, germes da blenorragia, complicação de algumas enfermidades (varíola, escarlatina, sarampo), doenças crônicas, como diabetes melito, hipertensão arterial e processos remáticos. As conjuntivites bacterianas, contagiosas, podem ser causadas por várias bactérias, como pneumococo, o estafilococo, o bacilo diftérico, o gonococo. Geralmente começam num olho só, passando facilmente para o outro. Podem ocorrer complicações muito graves, como o “endurecimento” das pálpebras, na conjuntivite diftérica. O olho fica semi-aberto. Nos casos mais graves, aparecem úlceras que podem evoluir de modo preocupante, até a cegueira. É comum surgir secreção mucopurulenta, amarelada, que se deposita no canto do olho. Ao amanhecer, é, ás vezes, difícil abrir o olho, cujas pálpebras ficam “grudadas” por esse material.

Sugestões Naturais:

Hortaliças:conje

Cenoura — Tomar meio copo de suco de cenoura, 2 vezes ao dia.

Chicória — Indica-se tradicionalmente o chá das folhas de chicória; depois de frio, lavar os olhos.

Frutas:

Maçã — Indica-se tradicionalmente lavar o olho 2 vezes ao dia com algodão embebido em suco de maçã. Aplicar cataplasma no olho com maçã ralada.

Plantas:

Fazer o chá de camomila ou erva-cidreira-verdadeira e lavar os olhos(com chá frio)

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: