Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Coqueluche – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

Coqueluche, ou “tosse comprida”, é doença infecciosa e contagiosa, típica da infância. O período de tosse convulsiva dura várias semanas. Em crianças nervosas, as manifestações podem ser mais intensas, e a cura mais demorada. Em recém-nascidos, o risco de complicação é grande, pois não é comum aparecerem ataques de tosse, o que dificulta o diagnóstico. Podem surgir complicações bronco-pulmonares.

Causas:

A bactéria Haemophilus pertussi, que se instala na árvore brônquica, produz, ao morrer, uma forte toxina, que irrita as mucosas e as terminações nervosas que as suprem, desencadeando acessos de tosse.

Sugestões Naturais;

Hortaliças:

Nabo –– Do suco do nabo prepara-se um xarope, que é muito indicado na tosse da coqueluche e da bronquite crônica. Corta-se o nabo em rodelas finas, que são postas numa tigela, com mel por cima cima. Deixa-se durante a noite ao sereno. De manhã, escorre-se o xarope que se forma, e toma-se ás colheradas: duas colheres, das de sopa, 5 vezes ao dia.

Frutas:

Maçã –– Aplicar ao pescoço e ao lado do peito cataplasmas mornas de maçã ralada. Fazer uma refeição de maça assada, quente, com mel, no desjejum. Ou cozer a maçã picada em pouca água, com mel; tomar 3 ou 4 xícaras deste caldo por dia. Indica-se também o chá das flores da macieira, tomada morno, 2 xícaras ao dia.

Mamão — Afirma-se que o chá das flores, do mamoeiro-macho, adoçado com mal, é bom remédio para ser usado nos casos de tosse. Dose: 20 gramas para um litro de água, 3 xícaras ao dia.

Mamão– Picar bem o mamão, misturar com um pouco de mel e levar ao forno. Cada vez que a tosse se manifesta, tomar o xarope que se forma.

Plantas:

Chá de sabugueiro. Dose: quatro colheres das de sopa, da planta picada para um litro de água, 3 xícaras por dia.

Chá de guaco. Parte usada: folhas. Dose: seis folhas picadas em um litro de água. Adicionar suco de um limão e 3 colheres das de sopa, de mel. Tomar meia xícara, três vezes ao dia.

Chá de poejo. Parte usada: flores e folhas. Dose: três colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água; uma xícara do chá, morno por dia.

Importante: crianças pequenas requererão doses menores, a ser ajustadas por um especialista.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: