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Dicas de Saúde

Couve é Remédio que Garante uma Saúde boa

Inclua a hortaliça em seu cardápio e garanta uma saúde de ferro.

Com grande quantidade de vitaminas A, B6, C e K e diversos minerais, como ferro, a couve ajuda na fixação do cálcio nos ossos e é cicatrizante, além de possuir propriedade anti-inflamatória. “Outro nutriente precioso da hortaliça é o óxido nítrico, que melhora todo o aparelho cardio circulatório e ainda ajuda a turbinar a malhação”. Saiba mais sobre esse poderoso vegetal e comece a consumi-lo já!

Limpar o organismo.

Você sabia que a cor verde da couve é uma das responsáveis por seu efeito detox? “Nela temos, além de vitaminas, minerais e fibras, a clorofila, responsável pela coloração verde dos alimentos. Ela é desintoxicante e depurativa do organismo, ajudando o fígado na eliminação das toxinas do corpo, facilitando seu funcionamento.

Contra o inchaço.

O detox tem como finalidade melhorar o funcionamento do organismo e o consumo da couve, associado a outros bons hábitos, ajuda no desempenho dessa função. Além disso, o processo de desintoxicação do organismo pode ser refletido em menos retenção de líquidos, numa pele mais hidratada e saudável na melhora do funcionamento intestinal.couve limão

Amiga do coração.

A principal ação da couve para manter o sistema cardiovascular saudável é a diminuição do colesterol ruim (LDL) devido ao alto teor de fibras em sua composição. “Diminuindo o colesterol, reduz também a inflamação intravascular e os riscos de infarto ou doença coronariana”. Além disso, o alimento regula a pressão arterial pela quantidade de antioxidantes, como vitamina C.

Controle da glicemia.

Tanto quem possui o diabetes tipo 1 quanto o 2 precisa de cuidados especiais para manter-se saudáveis, sem que a taxa de açúcar no sangue desregule e traga malefícios. Ter uma alimentação equilibrada é hábito imprescindível,´pois cada garfada pode acarretar em um pico de glicose e causar um mal-estar desnecessário. No caso dos vegetais folhosos, a presença das fibras é essencial para o controle tanto dos níveis de açúcar quanto para os níveis de colesterol. Dessa forma, a couve é a perfeita aliada da cardápio do diabético, pois além de aumentar a ingestão de fibras, concentra nutrientes poderosos!

O que ela tem?

Cálcio – Essencial para a constituição de ossos e dentes, para a contração muscular e para a condução de impulsos nervosos. Além disso, o cálcio da couve se caracteriza por ser mais absorvido pelo organismo do que o do leite.

Ferro – Atua na formação da hemoglobina e de reações enzimáticas que aceleram a velocidade das reações químicas. Também auxilia na transferência de oxigênio e na respiração celular, protege o organismo contra infecções e exerce desempenho cognitivo( atenção, memória e aprendizado).

Vitamina B6 – Desempenha papel no sistema nervoso central e no metabolismo das proteínas e dos glóbulos vermelhos. Atua também no transporte de aminoácidos parte da proteína por meio da membrana celular.

Vitamina C – Auxilia na absorção do ferro e no crescimento e na manutenção dos tecidos corporais. Atua na formação de colágeno e no processo de cicatrização e aumenta a resistência imunológica.

Vitamina K – Essencial para a coagulação sanguínea. Participa do metabolismo de minerais como cálcio e ferro. É importante também para coagulação do sangue.

Combinações infalíveis.

Couve+laranja.

“A hortaliça´possui ferro não heme, sendo que esse tipo de ferro, quando se junta com alimentos fonte de vitamina C, é melhor absorvido, dessa forma, alimentos cítricos como laranja, abacaxi e outros, quando misturas com a couve, potencializam o efeito do ferro encontrado na hortaliça.

Couve+limão.

O limão é considerado um dos mais potentes alimentos detox, tem ação alcalinizante, muita vitamina C auxilia a limpar o corpo de toxinas acumuladas, além de ajudar na digestão.

Couve+água de coco.

Tamara ainda que a água de coco hidrata e adoça a mistura com seu sabor delicioso. Se for necessário adoçar mais um pouco, dê preferência ao adoçante natural estévia ou tau matina.

Couve+sementes.

Além de conterem fibras, linhaça, chia e outras sementes são fontes de ômega 3 uma gordura benéfica ao organismo. Por isso, quando são combinadas com as fibras da couve, ajudam no controle do colesterol e de outras doenças.

Consuma corretamente.

Para se beneficiar das propriedades da couve, é necessário consumi-la de forma correta. O consumo diário indicado é de cerca de uma xícara de chá por dia, é impossível incluí-la em sucos de frutas e shakes e, o mais importantes, ela deve ser ingerida in natura, pois em sua forma crua não há a perda de tantos nutrientes.couves

Câncer na mira.

Além de ter anti-inflamatório, ser cicatrizante e também ajudar a fixar o cálcio nos ossos, essa verdura possui ação vermifuga e auxilia no combate a problemas do fígado e estômago. Porém, os benefícios da couve não param por aí! Também é possível diminuir as chances de desenvolver câncer, justamente pelo seu alto teor antioxidante.

Efeito comprovado.

Alimentos ricos em vitaminas A, C e E,como a própria couve, estão exaustivamente relacionados em estudos no mundo todo como protetores nos processos oxidativos. Outros componentes também encontrados em fruta e hortaliças são considerados carcinogênicos como as fibras e o selênio.

Como ela atua?

Uma das substâncias que fazem parte da composição da couve é responsável pela capacidade de proteger o organismo do câncer. O  glicosinolato, fitoquímico natural que, por ter ação desintoxicante, estimula o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico.

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