Scroll Top

Dicas de Saúde

Couve e seu Benefício para combater anemia

O consumo de couve ajuda na prevenção da doença e garante um corpo blindado. Afaste a anemia.

A falta de ferro no organismo é uma das causas do desenvolvimento da anemia. Entre os sintomas que indicam sua presença estão palidez, cansaço, memória fraca, dores musculares e falta de ar. Para blindar a saúde contra o problema, é preciso consumir alimentos ricos em ferro, claro, mas o que talvez você não saiba é que o auxilio da vitamina C é uma companhia perfeita para o mineral.

Substância indispensável.

O ferro das carnes recebe um nome especial: ferro heme. A grande vantagem desse tipo em relação aos demais é que ele é absorvido com mais facilidade pelo organismo, melhorando o seu funcionamento. Entretanto, o ferro vindo de fontes vegetais, chamado de ferro não-heme, também é essencial para a saúde e deve ser consumido com frequência. Mas lembre-se: ele necessita de uma força extra da vitamina C para favorecer sua assimilação pelo organismo. “A eficiência da absorção do ferro dos alimentos é determinada pelos alimentos ricos em vitamina C potencializam sua absorção”, a couve está entre os vegetais que possui ferro em sua composição, no entanto, o que mais se destaca no combate á anemia é a presença de vitamina C. Portanto, para deixar a doença bem longe, aposte em pratos que levam a couve como ingrediente, mas na forma crua, já que a vitamina C, em parte, se perde ao entrar em contato com o calor.anemia

Entenda melhor a doença.

A anemia é caracterizada pela diminuição da hemoglobina no sangue. A hemoglobina é um pigmento vermelho da célula sanguínea que contem ferro. É por meio desse mineral que ocorre o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo. Dessa forma, com a queda dos níveis de hemoglobina no sangue, a oxigenação das células diminui, causando cansaço, fraqueza, desânimo, falta de apetite e palidez na pele e nas mucosas. Além desses sintomas, também podem ocorrer dores de cabeça e dispneia(dificuldade na respiração). A anemia pode ser causada por diversas deficiências, mas principalmente por carência de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico, também pode existir a anemia falciforme, mais rara e genética, caracterizada pela má formação da célula sanguínea. A carência de nutrientes pode ser diagnosticada inicialmente por sinais clínicos e, posteriormente, confirmada por exames de sangue,”Somente o hemograma poderá mostrar a situação dos glóbulos vermelhos e detectar a presença ou não da doença.

Aposte na reeducação alimentar!

Todos os sintomas da anemia podem ser combatidos através dela. “A alimentação é sempre usada, pois ela vai prevenir, corrigir e dar manutenção ao tratamento. Caso a anemia esteja acentuada é recomendado suplementação e até mesmo injeções”, para elevar os níveis de hemoglobina no sangue, recomenda-se o aumento do consumo de alimentos fontes de ferro. Esse mineral pode ser encontrado principalmente na carne vermelha e nos vegetais verde-escuro. As melhores fontes(de origem animal) são costela de porco, vitela, cordeiro, fígado, peixe, ovos, galinha, marisco, rim, coração e carnes em geral. Já as de origem vegetal são feijão, cereais, lentilha, damasco, frutas secas e couve.folha

Aprenda o que é anemia falciforme.

A anemia falciforme é uma má formação da célula sanguínea. “Ela tem um formato de foice e não consegue atravessar o vaso sanguíneo facilmente, consequentemente, o transporte de oxigênio para os tecidos fica comprometido. Sem a oxigenação correta, os tecidos vão perdendo a sua função”.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: