Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Dermatose – o que é causas e Tratamentos Naturais

Há inumerosas dermatoses, como psoríase, eczema, acne, etc. Na inusitada opinião dos naturistas, essas enfermidades seriam, em significativa parte, “válvulas de segurança” do corpo, que tenta encontrar um meio de expelir “venenos”.

Causas:

Na opinião dos naturistas, muitas doenças constituem indicação de que o organismo se esforça para compensar ou eliminar alguma coisa que está perturbando seu bom funcionamento. No caso das doenças da pele, a causa estaria na acumulação de “toxinas” no sangue. Essas sobrecarga, da qual o organismo procura livrar-se, porém dos seguintes motivos:OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Primeiro: Alimentação errada, com excesso, muitas vezes, não tanto do total dos alimentos ingeridos, mas da quantidade de determinado alimento, absolvido além das necessidades reais do organismo.

Segunda: Insuficiência dos órgão de eliminação, isto é, debilidade funcional dos intestinos e da própria pele.

Terceira: Deficiência dos rins e do figado, forçados a eliminar toxinas em proporção maior do que lhe é possível.

Quarta: Falta de exercícios físicos.

Quinta: Respiração insuficiente.

De todos esses fatores, o mais frequente, como também o mais importante, é o primeiro: alimentação errada, somada a certa suscetibilidade individual. A medicina convencional considera que muitas doenças de pele são idiopáticas,isto é não tem causa definida. Muitas vezes pode haver, no conjunto de causas, algum componente genético, infeccioso ou auto-imune.

Sugestões naturais:

Hortaliças –– Cenoura– Hoje a cenoura é aconselhada não só pela sua importância para a saúde dos olhos, mais também pela sua particularidade de tornar a pele macia e aveludada. É recomendada o suco da cenoura para psoríase, o eczema e outras enfermidades da pele. Tomar de 2 a 3 copos de suco de cenoura ao dia.

Pepino — O suco de pepino é um cosmético para o rosto. Tomam-se 6 pepinos bem maduros. Bipartem-se em sentido longitudinal. Retira-se com uma colher toda a polpa, que se coloca num vidro de boca larga. Bate-se uma clara de ovo, junta-se 100 gramas de água de rosa, que se derramam sobre a polpa no vidro. Mexe-se bem. Agregam-se 50 gramas de álcool puro. Tampa-se o vidro. Deixa-se repousar durante 3 ou 4 dias. Coa-se através de um coador fino, ou pano limpo. Guarda-se em frascos bem tampados. Agita-se antes de usar. Emprega-se exteriormente para favorecer a remoção de manchas, sardas, rugas etc, e para suavizar e embelezar a pele.

Frutas:dermatose-demartose

Mamão– O mamão maduro, esfregado sobre a pele, ajuda a eliminar as manchas, suaviza a pele áspera e evita as rugas produzidas pela idade.

Coco — Tomar um copo de água de coco, de 2 a 3 vezes ao dia.

Laranja, mamão, maçã e morango — Substituir uma refeição diária por laranja, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante uma semana; na segunda semana, mamão, na terceira, maçã, na quarta, morango. Na quinta, repete-se o tratamento da primeira. Assim, vai-se alternando sucessivamente por dois meses.

Plantas:

Primeira semana: chá de chapéu-de-couro e bardana misturados. Dose: três colheres, das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, de 2 a 3 xícaras ao dia.

Segunda semana: Chá de sete-sangrias e mil-em-rama misturados. Dose: três colheres, das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, de 2 a 3 xícaras ao dia.

Terceira semana: Chá de cavalinha e tanchagem misturados. Dose: três colheres, das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, 2 a 3 xícaras ao dia.

Quarta semana: Repetir o tratamento da primeira semana e assim vai-se alternando sucessivamente por 2 meses.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: