Scroll Top

Dicas de Saúde

Diarreia – 16 Remédios para Combatê-la

A diarreia aguda é um dos melhores mecanismo de defesa do organismo. É a forma do corpo se livrar do que é nocivo.

Essa noção talvez não o conforte, mas ajuda a explicar por que os médicos dizem para aguentar firme, em vez de se tentarem se livrar logo da condição aflitiva, em geral de curta duração. Houve tempo em que quando alguém tinha diarreia, os médicos se apressavam em prescrever-lhe um antidiarreico. Hoje a melhor conduta é deixar o problema evoluir espontaneamente. Não é recomendado antidiarreicos, em casos de diarreia aguda a menos que haja urgente a necessidade de controle, como uma importante reunião de negócios. Caso contrário, o processo é provavelmente benéfico e acelera a recuperação. Por este motivo, grande  parte das dicas abaixo são para ajuda-lo a suportar o incômodo e acelera a recuperação, e não tentar fazer com que você interrompa o processo diarreico, arriscando prolongar a enfermidade. Para os que talvez tenham necessidade urgente de controle, reunimos alguns medicamento

que ajudam a segurar o ventre enquanto você trata de outros assuntos.

Intolerância ao leite. Uma das principais causas de diarreia é a intolerância á lactose. Embora poucos especialistas concordem que essa seja a principal causa de diarreia, já que ela invariavelmente está nas viroses intestinais, todos concordariam que é algo a se considerar entre adultos sadios. A intolerância a lactose pode começar já nos primeiros anos de vida ou manifestar-se subitamente na maturidade. A pessoa bebe leite e de repente, bam! Começa a sentir gases, dores e apresentar diarreia. Para curar, evitar os alimentos que contenham lactose, o que significa afastar-se de todos os laticínios, com exceção do iogurte e de queijos como o cheddar: Assim, o processo regride espontaneamente.diareia

Teste de tolerância. Em virtude da natureza ou dose-dependente de tolerância á lactose, ao lado da sua capacidade de se manifestar de forma inesperada, como ter certeza que o problema é causado pelo leite?

Proponho: O paciente deve abster-se de leite durante uma ou duas semanas, para ver se o problema melhora. Se resolver acrescente gradualmente, laticínios na dieta, sabendo que a certa altura os sintomas poderão recrudescer. Entretanto, ele observa quando e uma vez que a pessoa saiba em que nível isso ocorre, poderá evitar a diarreia refreando o consumo do leite e derivados.

Sobre os medicamentos. Nossos consultores dizem que há uma boa possibilidade de sua diarreia ter sido causada pela azia, que você teve de manhã. Não em virtude de uma conexão direta entre o estômago e o intestino, mas por causa do antiácido, tomado para aliviar a queimação gástrica. Os antiácidos são a causa comum de diarreia medicamentosa.

Milanta plus contém hidróxido de magnésio, que age exatamente como o leite de magnésia, tornando esses antiácidos causa comum de diarreia. Para evitar futuros casos semelhantes, é recomendado empregar antiácidos á base de hidróxido de alumínio, que não contenha magnésio. Embora menos eficazes, causam menos diarreia. Além dos antiácidos, os antibióticos, a quinidina, a lactose e a colchicina podem também causar diarreia.

Dieta branda. Para quem esta com diarreia, convém cuidar da alimentação. Alimentar-se, mas com alguma cautela. Comece com uma dieta branda. Por brando quero me referir a canja e a outros alimentos ou líquidos suaves. O intestino precisa de repouso durante a diarreia. Por isso, devemos manter uma dieta semelhante, até o problema ceder. Não se pode forçar o organismo com coisas além do que já está. Depois de ver como ficam as coisas com o caldo e a canja, poderão ser gradualmente introduzidos o arroz, a banana, o molho de maçã ou o iogurte, á medida em que melhorarem os sintomas.

Líquidos. O tipo de alimento que se ingere não tem muita importância. A coisa mais séria é certificar-se de que a ingestão de líquido seja em abundância. Embora muitas pessoas não se sinta inclinadas a ingerir líquido durante uma crise de diarreia, os especialistas concordam que aumentar a ingestão de líquido é vital para se combater a desidratação. Os líquidos que contiverem sal e pequena quantidade de açúcar são particularmente benéficos, pois ajudam a repor a glicose e os sais minerais, perdidos durante os casos de diarreia. Uma boa solução reidratante pode ser feita em casa: basta adicionar 1 colher de chá de açúcar e uma pitada de sal a 1 litro de água, como já foi dito.

Uma maneira complicada, mas que dá mistura mais saborosa, é adicionar 1 colher de chá de mel ou xarope de milho e uma pitada de sal a 200 ml de suco de fruta. Mexer bem e beber com frequência. Para quem não quer preparar nada, o suco Gatorade é altamente recomendável. Contém glicose e eletrólitos em quantidade suficiente para repor as perdas do organismo.

Alimentos a serem evitados. Embora alimentar-se que não seja tão importante quanto a reposição de líquido, há alimentos que devem ser evitados por sua , digamos, natureza explosiva. Os mais óbvios são o feijão, o repolho e a couve. Outros alimentos que contém grande quantidade de carboidrato pouco absorvíveis, podem agravar a situação. Entre eles o pão, as massas, e produtos do trigo; as maçãs, as peras, os pêssegos, as ameixas; o milho, a aveia, a batata e os farelos processados. Convém também, segundo nossos consultores, evitar todos os laticínios, inclusive o sorvete, é óbvio. Causando ou não problema, podem sempre agrava-lo.

Sair da cozinha. Quem estiver com diarreia não deve preparar alimentos, até melhorar. A lavagem constante das mãos, por partes de todos, evita que o problema se estenda aos demais. (Se o seu trabalho envolver contato com grande número de pessoas ou manipulação de alimentos, todo cuidado possível, ou ausente-se do trabalho).

Uso de medicamentos. Nossos consultores insistem que a melhor maneira é deixar que a diarreia siga o seu curso. Os antiácidos que contém alumínio, ao contrario dos que contém magnésio, possuem propriedades hidrofílicas e podem ser eficazes.diareia-diareia

Outros alimentos. Coisas como pectina, bacilos acidófilos, alfarroba em pó, banana, queijo suíço, toda uma série de alimentos, chás exóticos, e outros remédios populares, tem sido usados por muitas gente. Prendem o intestino e desaceleram a evacuação. Mas não é isso o que se pretende. Apenas se está prolongando o tempo de sua permanência no organismo. E queremos que seja eliminada. O melhor é deixar a natureza seguir o seu curso.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: